RTEXT (Express Tool)

Cria objetos de texto remoto (rtext).

Pesquisa

Você pode utilizar um objeto de texto remoto como uma referência de arquivo para exibir texto, como uma observação na folha ou um aviso de isenção, que são comuns em vários desenhos. Também é possível usá-lo para exibir corpos de texto maiores como especificações ou instruções de montagem.

Também chamado de objetos de texto reativos, os objetos de texto remoto são exibidos da mesma forma que o texto do AutoCAD e os objetos de textom são exibidos, só que a origem do texto é um arquivo de texto externo ou o valor de uma expressão DIESEL. É possível editar um objeto de texto remoto com o comando RTEDIT.

Nota: Se um desenho com um objeto de texto remoto for aberto em um computador que não tem o RTEXT instalado, o objeto de proxy resultante exibe a caixa delimitadora do objeto de texto remoto. Se você planeja compartilhar o desenho com alguém que não tem RTEXT, use o comando EXPLODIR para converter os objetos de texto remoto em objetos de textom.
Comando: RTEXT Estilo de texto atual: PADRÃO Altura de texto: 0.2000 Rotação de texto: 0 Insira uma opção [Estilo/Altura/Rotação/Arquivo/Diesel]<Diesel>: Especifique uma opção

Opções

Estilo Selecione um estilo de texto.
Height Especifique uma altura de texto.
Rotation Especifique um valor de rotação.
File Utilize um arquivo de texto externo.
Diesel Utilize o código DIESEL.
Dica: Depois que você criar um objeto de texto remoto com a opção Arquivo, é possível identificar o arquivo de texto associado ao comando LISTA.

O uso de expressões DIESEL

DIESEL fornece opções anteriormente acessíveis somente com programas personalizados. Veja alguns exemplos de como objetos de texto remoto contendo expressões DIESEL podem ser utilizados em seus desenhos. É possível colar estes exemplos na esta caixa de diálogo Expressão DIESEL.

Usar a função GETVAR

Para exibir o nome do desenho 102-fp12.dwg, utilize a seguinte expressão:

Arquivo de desenho: $(getvar, "dwgname")

O objeto de texto remoto resultante aparece conforme indicado a seguir:

Arquivo de desenho: 102-fp12.dwg

Para incluir o caminho da pasta com o nome de arquivo:

Nome do desenho: $(getvar, "dwgprefix")$(getvar, "dwgname")

O objeto de texto remoto resultante aparece conforme indicado a seguir:

Arquivo de desenho: C:\Projetos\97-102\Arco\102-fp12.dwg
Nota: Se você referenciar o caminho ou o nome do desenho em um bloco da legenda padrão, ele sempre exibirá o nome do arquivo do desenho, mesmo se o bloco da legenda aparecer em um arquivo de refex.

Usar a função EDTIME

Ao plotar um desenho, talvez deseje que ele mostre a data e a hora em que a plotagem foi criada. A seguinte expressão DIESEL exibe estas informações em seu desenho:

$(edtime, 0, MON DD"," YYYY - H:MMam/pm)

O objeto de texto remoto resultante aparece conforme indicado a seguir:

22 de março de 2000 - 23h12

Usar a função GETPROP

O texto remoto suporta propriedades de desenho por meio de uma função DIESEL definida localmente $ (getprop). Com $ (getprop), os valores das guias na caixa de diálogo Propriedades de desenho (comando PROPDES) podem ser extraídos e exibidos em objetos de texto remoto. A sintaxe para a função $(getprop) é:

$(getprop, nome de propriedade)
onde nome de propriedade pode ser qualquer dos seguintes os campos da caixa de diálogo:
Título Assunto Autor Palavras-chave Comentários Salvopelaúltimavezpor Nºrev Propriedade personalizada

Por exemplo, se as propriedades de desenho de um desenho contiverem o texto "Local escavado" no campo Assunto, a expressão DIESEL:

Assunto: $ (getprop, assunto)

em um objeto de texto remoto, será exibido como:

Assunto: Local escavado
Nota: A função $(getprop) é suportada somente em objetos de texto remoto. Ao contrário de argumentos fornecidos para outras funções DIESEL, argumentos para $(getprop) não podem estar entre aspas. Os argumentos não fazem diferença entre maiúsculas e minúsculas.

Se você tiver uma propriedade personalizada denominada Nome do projeto, a seguinte expressão DIESEL exibirá o valor:

Projeto: $(getprop, %NOME DO PROJETO)
Nota: Erros no uso de $(getprop), como sintaxe imprópria ou argumentos incorretos, exibirão (ERRO DE GETPROP). Se um nome de propriedade personalizada não existente for usado, $(getprop) exibirá uma sequência vazia.

Usar a função REFEX

O texto remoto suporta arquivos de refex de listagem anexados a um desenho usando a função $(refex) com a seguinte sintaxe:
$(refex [, sinalizadores [, linha de chamada [, trailer]]])
sinalizadores Uma coleção de bitflags com os seguintes significados: 1 = (padrão), incluir nome de arquivo de Refex (não exclusivo com sinalizador 2), 2 = incluir nome de bloco de Refex (não exclusivo com indicador 1), 4 = não exibir extensão de nome de arquivo, 8 = não exibir caminho, 16 = mostrar aninhamento com espaçamento adicional
linha de chamada Uma sequência de texto inserido antes de cada entrada de Refex.
trailer Uma sequência de texto adicionada a cada entrada de Refex, exceto à última entrada.

Por exemplo, a expressão DIESEL de texto remoto:

$(refex,3)

exibe uma lista de refex no seguinte formato:

B-ELEC [c:\proj-14\b-elec.dwg] M-ELEC [c:\proj-14\m-elec.dwg] R-ELEC [c:\proj-14\r-elec.dwg] F-ELEC [c:\proj-14\f-elec.dwg]

enquanto a expressão:

$(refex,2,Inclui: )

lista as refex como:

Inclui: B-ELEC Inclui: M-ELEC Inclui: R-ELEC Inclui: F-ELEC

Usar a função IMAGENS

O texto remoto suporta as imagens de listagem anexadas ao desenho por meio da função $ (imagens). A sintaxe para a função é:

$(imagens [, sinalizadores [, linha de chamada [, trailer]]])
sinalizadores Uma coleção de bitflags com os seguintes significados: 4 = não exibir a extensão de nome de arquivo, 8 = não exibir o caminho
linha de chamada Uma sequência de texto inserida antes de cada entrada de Imagem.
trailer Uma sequência de texto adicionada a cada entrada de Imagem, exceto à última entrada.

O comportamento da função $(imagens) é semelhante ao da função $(refex).

Usar a função GETREC

O texto remoto suporta a exibição de dados registroX através da função $(getrec). A sintaxe para a função é:

$(getrec, chave, código)
Chave Inserir nome no Dicionário de objetos nomeados.
código Código de grupo a ser extraído.

A função $(getrec) extrai um valor de um registroX ao pesquisar o Dicionário de objetos nomeados em busca da chave e depois em busca de um valor de dados associado ao código. No momento, somente os códigos de grupo em faixas de 1-9 (sequência), 40-59 (real), 60-79 (inteiro) e 300-309 (sequência) são suportados.

Arquivos

rtext.lsp, rtext.arx