Definir valores de MODEMACRO com o AutoLISP.
É possível usar o AutoLISP para atribuir uma sequência de caracteres para a variável de sistema MODEMACRO e exibir os resultados para a barra de status. Use a função strcat do AutoLISP para montar a sequência de caracteres MODEMACRO completa com base na sequências de caracteres de componentes menores.
(defun C:ACADMODE() (setvar "modemacro" (strcat "Layer $(substr,$(getvar,clayer),1,8)" "$(if,$(getvar,orthomode), Ortho)" "$(if,$(getvar,snapmode), Snap)" "$(if,$(=,$(getvar,tilemode),0)," "$(if,$(=,$(getvar,cvport),1), P)" ")" ) ) )
O seguinte exemplo usa a função S::STARTUP para carregar um arquivo AutoLISP nomeado mode1.lsp e define uma sequência de caracteres para a variável de sistema MODEMACRO.
;;; S::STARTUP loads the file MODE1.LSP which defines a MODEMACRO string (defun S::STARTUP ( ) (load "mode1") (princ) ) ;;; Additional AutoLISP files can also be defined or loaded here
Quando o arquivo AutoLISP mode1.lsp é carregado, ele define a variável de sistema MODEMACRO para exibir informações na barra de status. O texto exibido começa com L: seguido pelos primeiros oito caracteres do nome da camada atual, o nome do desenho e uma parte do caminho e a primeira letra de cada nome dos modos atuais ativos. A posição do nome do desenho permanece constante, independentemente do comprimento do nome da camada.
;;; MODE1.LSP (setvar "modemacro" (strcat "L:$(substr,$(getvar,clayer),1,30)" "$(substr, ,1,$(-,30,$(strlen,$(getvar,clayer)))) " ;; ^^^^^^^^ Note the 8 spaces here "<.." "$(if,$(eq,$(getvar,dwgname),UNNAMED),UNNAMED," "$(substr,$(getvar,dwgname)," "$(if,$(>,$(strlen,$(getvar,dwgprefix)),29)," "$(-,$(strlen,$(getvar,dwgprefix)),29),1" ")," "$(strlen,$(getvar,dwgname))" ")" ")" ">" "$(if,$(getvar,orthomode), O, )" "$(if,$(getvar,snapmode), S, )" "$(if,$(and," "$(=,$(getvar,tilemode),0),$(=,$(getvar,cvport),1)),P)" ) )
Também é possível avaliar as expressões DIESEL pelas rotinas AutoLISP com o uso da função menucmd do AutoLISP.