As fontes de texto são arquivos de definições de forma com números de forma correspondentes a um código ASCII para cada caractere.
As fontes de texto devem incluir um número de forma especial 0 que transmite informações sobre a própria fonte. Os códigos de 1 a 31 são caracteres de controle e somente um deles é utilizado nas fontes de texto:
A alimentação de linha (LF) deve suspender uma linha sem desenho. Utiliza-se para comandos TEXTO repetidos, para posicionar linhas sucessivas abaixo da primeira linha.
*10,5,lf
2,8,(0,-10),0
Você pode modificar o espaçamento de linhas ajustando o movimento para baixo especificado pela definição de forma LF.
As fontes de texto devem incluir um número de forma especial 0 que transmite informações sobre a própria fonte. O formato tem a seguinte sintaxe:
*0,4,font-nameabove,below,modes,0
O valor above especifica o número de comprimentos vetoriais acima da linha de base que as letras maiúsculas estendem e below indica a distância das letras minúsculas para baixo da linha de base. A linha de base é semelhante, em conceito, às linhas em papel comum. Esses valores definem o tamanho de caractere de base e são usados como fatores de escala para a altura especificada para o objeto de texto.
O byte modes deve ser 0 para uma fonte orientada horizontalmente e 2 para uma fonte com dupla orientação (horizontal ou vertical). O código especial de comando 00E (14) é seguido só quando modes é definido para 2.
As fontes padrão fornecidas com o programa incluem alguns caracteres adicionais exigidos para cotagem.
%%d Símbolo de grau (°)
%%p Símbolo de tolerância mais/menos (±)
%%c Símbolo de cotagem de diâmetro de círculo
Você pode usar essas e outras sequências de controle %%nnn para especificar um caractere.
*65,11,uca 024,043,04d,02c,2,047,1,040,2,02e,0
Como o nome da forma uca contém letras minúsculas, o programa não salva o nome na memória. Entretanto, você pode utilizar o nome para referência quando editar o arquivo de definição de fonte. Nesse exemplo, uca representa a letra maiúscula A.