Um componente de referência é uma instância de um componente de estrutura mecânica inserido em um desenho para adicionar contexto a um projeto ou para melhora visual.
Os componentes de referência não aparecem na lista de materiais.
Por exemplo, considere um desenho de um dado, que também exibe a peça que produz o dado. Se criar uma lista de materiais para o dado, a peça não deve ser listada nela, já que a peça é exibida apenas para adicionar contexto ao projeto. A configuração da peça como componente de referência a removerá da lista de materiais.
Ao configurar um componente como um componente de referência, o navegador do Mechanical adiciona uma marca de referência (um ícone de um livro) ao ícone de componente ().
No conjunto de ferramentas do AutoCAD Mechanical, é possível excluir um componente da lista de peças utilizando a caixa de diálogo Propriedades. Os componentes excluídos das listas de peças desta maneira são excluídos apenas da lista de peças e continuam existindo na lista de materiais. Os componentes de referência, por outro lado, são excluídos também da lista de materiais. Não há nenhuma pista visual (no navegador do Mechanical) para diferenciar um componente excluído da lista de peças de qualquer outro componente.
A configuração do componente de referência tem base em instâncias. Apenas essa instância é considerada um componente de referência e todas as demais instâncias continuam sendo componentes normais. No entanto, se a instância ocorre em outra montagem do mesmo desenho, essa instância é marcada como componente de referência.
O exemplo a seguir exibe um desenho que contém duas instâncias da montagem ASSY1: "ASSY1:1" e "ASSY1:2". COMP1 ocorre dentro de ASSY1 (COMP1:2) e fora também (COMP1:1). Ao selecionar a peça COMP1:2 em ASSY1:1 e convertê-la em componente de referência, COMP1:2 também será convertida em componente de referência em ASSY1:2. Isto porque a instância COMP1:2 ocorre duas vezes, uma em ASSY1:1 e outra em ASSY1:2. No entanto, a instância COMP1:1 não é convertida em componente de referência.