Linhas de recurso no mesmo terreno só pode ter uma elevação em um ponto de intersecção. Se duas linhas de recurso de abordagem dentro de uma tolerância de distância de 0,0001, os pontos retraem para um ponto único. Se as linhas do recurso estiverem muito próximas ao ponto de quase se substituírem, embora não retraídas, o modelo de topologia se torna muito mais difícil de ser representado. Nesses casos, o modelo cria áreas muito pequenas delimitadas e “estreitas”, semelhantes a triângulos estreitos em um modelo de superfície TIN.
Na maioria dos casos, as áreas estreitas não são um problema, mas o excesso de sobreposição pode dificultar a modelação na topologia e pode estender o tempo de processamento da superfície. Em especial, isso pode ocorrer quando você tem múltiplas linhas de recurso sobrepostas com geometria ligeiramente diferentes. Além disso, os arcos costumam ter mais problemas do que as linhas ao resolver a sobreposição da geometria.
Lembre-se dessas interações ao criar linhas de recurso para o nivelamento de uma planta. Geralmente, ao tentar representar as linhas de recurso duplicadas, deve-se colocá-las em terrenos diferentes. Caso contrário, inspecione visualmente as linhas de recurso dentro de um terreno e remova qualquer uma que seja quase tangente e não necessária. Lembre-se dessas práticas e use-as também ao criar linhas de lote e alinhamentos.