Você pode saber mais sobre como o Autodesk Civil 3D cria nivelamentos examinando alguns exemplos de intersecção de nivelamento. A Figura 10 mostra a vista superior dos dois nivelamentos sobrepostos. O segmento à esquerda tem um grau de 0%, e o da direita tem um grau íngreme de 100% com uma elevação cruzada de 2:1.

Figura 10: Vista de topo de dois nivelamentos de intersecção
A Figura 11 mostra uma vista lateral dos nivelamentos, que revela que eles têm apenas um único ponto de intersecção. Isto resulta em uma situação de “busca de declividade" entre os dois segmentos, sem uma linha de intersecção matemática entre as duas correções, exceto para a intersecção deformada no ponto de canto.

Figura 11: Vista lateral de dois nivelamentos de intersecção
Este exemplo utiliza inclinações exageradas e declividades para mostrar o problema mais claramente, mas um problema similar pode ocorrer facilmente a qualquer momento que a inclinação ao longo do perímetro exceder a inclinação transversal. Se dois nivelamentos não efetuam a intersecção, o Autodesk Civil 3D lida com o problema estimando as inclinações e elevações na zona de intersecção. Isto transita de forma eficaz a inclinação transversal na maioria dos casos, como mostrado na figura 12.

Figura 12: Transição calculada para dois nivelamentos de intersecção
Esta situação é bastante comum em cenários de nivelamento do mundo real. Em particular, ela ocorre ao nivelar para dentro de um perímetro onde as elevações do perímetro variam. Problemas de intersecção de nivelamento similares podem ocorrer ao executar a transição em torno dos cantos internos.