Sobre a Validação de declive transversal no Subassembly Composer

A opção ApplyAOR do Subassembly Composer tem os seguintes efeitos sobre pontos e vínculos para submontagens de ferrovia conforme elas aparecem no diagrama:

Por causa desses efeitos, é possível alcançar o comportamento esperado do declive transversal especificando a opção ApplyAOR para um ou mais vínculos e tornar dependentes desses vínculos outros pontos e vínculos subsequentes no diagrama.

Ocorre um processo de validação no Subassembly Composer para verificar se a geometria que depende de itens com ApplyAOR especificado será atualizada corretamente.

Quando valores de visualização de declive transversal são definidos na guia Declive transversal e você marca a caixa de seleção ApplyAOR para um vínculo que liga pontos iniciais (SP) e pontos finais (EP) no Subassembly Composer, se algum dos dois pontos (SP ou EP) for referenciado por outros pontos ou vínculos antes da operação do novo vínculo, um marcador vermelho de erro será exibido tanto no diagrama como no vínculo. Uma mensagem de erro detalhada será mostrada quando você posicionar o cursor sobre o marcador de erro no vínculo.

Importante: Todos os valores de visualização de declive transversal precisam estar definidos na guia Declive transversal para que o processo de validação ocorra. Se você definir qualquer valores de visualização de declive transversal anteriormente ausente após marcar a caixa de seleção ApplyAOR, desmarque e marque novamente a caixa de seleção ApplyAOR para ver qualquer erro de validação.

Exemplo de validação de declive transversal

O exemplo a seguir ilustra o processo de validação e como resolver os erros.

Quando a opção ApplyAOR for selecionada para L1, um marcador de erro será exibido no vínculo.

Como P2 é referenciado a partir de P1 e como P2 é executado antes da operação ApplyAOR em L1, a localização de P2 não será ajustada corretamente para o declive transversal, fazendo com que o marcador de erro seja exibido.

Para solucionar isso, mova P2 para que fique posterior a L1, como mostrado na ilustração a seguir.

A ilustração a seguir mostra a inclusão de um novo ponto denominado P4, que é criado a partir de P3. Depois que L1 tiver sido executada, a localização de P4 também será ajustada com P3.

Atualização de arquivos de submontagem PKT existentes que usam declive transversal

Se você abrir um arquivo de submontagem PKT criado anteriormente no Subassembly Composer, no qual a criação de um ponto ou de um vínculo contenha um erro semelhante ao exibido no exemplo acima, os marcadores de erro serão exibidos.

Para solucionar isso, altere a sequência de pontos e vínculos, como mostrado no exemplo acima.

Nota: Não será exibida nenhuma mensagem de erro se um arquivo PKT contendo um erro semelhante ao mostrado no exemplo acima for importado diretamente para o Autodesk Civil 3D.