Crie vistas de desenho sobrepostas usando representações posicionais para mostrar uma montagem em várias posições em uma única vista. Você também pode criar uma sobreposição para enfatizar determinados componentes ou peças mostrando-os como linhas sólidas ou sombreados, enquanto o resto dos componentes aparece tracejado. Esse método não requer uma representação posicional para a criação de uma sobreposição.
As vistas de sobreposição estão disponíveis para vistas base não partidas, vistas projetadas e vistas auxiliares. Cada vista sobreposta pode fazer referência a uma representação de vista independente da vista principal.
No navegador do desenho, as vistas sobrepostas são exibidas como nós secundários da vista principal. Clique com o botão direito do mouse em um nó da vista sobreposta para abrir o arquivo de modelo usando a representação definida pela vista sobreposta.
Adicione cotas entre diferentes sobreposições de representação posicional na vista principal para mostrar a distância que um componente se moveu. As cotas do desenho são atualizadas automaticamente se a posição do modelo for alterada.
Diretrizes para trabalhar com vistas sobrepostas
- Na montagem, crie representações de vistas que mostrem apenas os componentes que interessam. Para vistas sobrepostas organizadas, especifique uma representação de vista ao inserir a vista sobreposta.
- A vista sobreposta pode ser associativa em relação à representação da vista definida.
- Uma representação posicional pode ser utilizada em várias vistas de sobreposição. No arquivo de montagem, crie quantas representações posicionais forem necessárias para mostrar as diferentes posições.
- Para alterar para uma representação posicional diferente de uma vista de sobreposição, exclua a vista de sobreposição e especifique uma nova representação posicional ao inserir uma nova vista de sobreposição.
- Se você excluir uma representação posicional do modelo, a vista do desenho voltará à representação posicional principal.
- As vistas de sobreposição não podem ser movidas nem copiadas das vistas principal. A vista principal pode ser movida ou copiada, mas não são incluídas as vistas de sobreposição.
- A vista pode ser diferente da vista principal, e cada vista sobreposta pode usar uma representação de vista diferente.
Editar vistas sobrepostas
Use a caixa de diálogo Editar vistas sobrepostas para editar as vistas sobrepostas. Se quiser usar uma representação posicional diferente para a vista sobreposta, exclua a vista sobreposta e crie-a novamente especificando a representação posicional na caixa de diálogo Vista do desenho.
- Clique com o botão direito do mouse em uma vista sobreposta no navegador de desenhos e selecione Editar vista.
- Na caixa de diálogo Vista sobreposta:
- Na caixa Representação da vista, clique na seta e especifique uma representação de vista. Se desejar, marque a caixa de seleção Associativo para atualizar a vista quando forem feitas alterações na representação de vista do ambiente de montagem.
- Na caixa Legenda:
- Desmarque a caixa de seleção Usar nome de representante posicional para inserir um novo nome ou aceitar o padrão.
- Se desejar, clique em Ativar/desativar visibilidade da legenda para alterar a visibilidade da legenda da vista.
- Clique em Editar legenda da vista para editar a legenda da vista na caixa de diálogo Formatar texto.
- Na caixa Exibir, selecione:
- Arestas tangentes para mostrar arestas tangentes.
- Reduzido para reduzir o comprimento das arestas tangentes e distingui-las das arestas visíveis.
- Operações de trabalho para exibi-las na vista.
- Na caixa Estilo, selecione:
- O estilo Linhas ocultas, Remover linhas ocultas ou Exibição sombreada.
- Estilo de base para mostrar a vista de sobreposição com o mesmo estilo de linha que a vista principal.
- Para Camada, clique na seta e selecione:
- Como sobreposição para definir os itens da vista com o mesmo estilo de linha especificado pelo estilo Camada.
- Como peça para mostrar os estilos de linha padrão utilizados no modelo da peça. Os componentes marcados como Referência são exibidos no estilo de camada de referência.