É possível que seu projeto exija que a montagem de trechos principais seja adaptada a configurações de montagem diferentes. Em alguns casos, é suficiente manter a montagem de trechos principais como não adaptativa. Para trocar uma determinada montagem de trechos principais, crie um conjunto intercambiável de tubos e tubulações para toda a família iAssembly.
Durante a conversão da família iAssembly, a montagem de trechos principais recém-criada ou existente é incluída automaticamente com status adaptativo como um componente subordinado normal. Quando é adicionada uma nova linha de configuração, é incluída automaticamente uma ocorrência não adaptativa da montagem de trechos principais para a nova configuração. Só é criado um conjunto intercambiável de tubos e tubulações quando o comando Converter em adaptativo é aplicado à montagem de trechos principais não adaptativa.
A configuração ativa é a base da nova configuração. A montagem de trechos principais não adaptativa derivada mantém o mesmo conteúdo de projeto que a configuração base. Execute um dos seguintes procedimentos de acordo com as necessidades do seu projeto:
Cada configuração pode conter um membro do conjunto intercambiável de tubos e tubulações ou uma montagem de trechos principais não adaptativa. Assim como acontece com iComponents normais do Inventor, o membro da montagem de trechos principais pode ser definido como Incluir/Excluir, Fixado/Não fixado e Adaptativo/Não adaptativo em cada configuração.
O Autodesk Inventor fornece a ferramenta de iParts iAssemblies para alterar o âmbito de edição quando trabalha com uma família iAssembly de tubos e tubulações.
Segundo suas necessidades de projeto, execute uma das ações seguintes:
Assim como acontece com famílias iPart, uma iAssembly de tubos e tubulações contém uma tabela de configuração de membros de montagem junto com um conjunto intercambiável de montagens de trechos principais. Um conjunto intercambiável de tubos e tubulações é uma coleção de todas as montagens de trechos principais adaptativas que podem ser trocadas na família iAssembly. A tabela de configurações contém uma coluna que indica o status adaptativo da montagem de trechos principais incluída.
Através do conjunto intercambiável de tubos e tubulações, cada configuração tem um projeto de tubos e tubulações individual. Alguns são mantidos como a montagem de trechos principais não adaptativa, que é criada automaticamente pela configuração.
Os membros da montagem de trechos principais são independentes uns de outros no conjunto intercambiável de tubos e tubulações, portanto você pode fazer o seguinte:
Quando o projeto de tubos e tubulações não é necessário para a configuração de montagem especificada, exclua a montagem de trechos principais para que ela fique invisível e não participe do projeto. Isso não afeta outros membros da configuração.
Se pretende substituir a montagem de trechos principais por outro projeto em toda a família iAssembly, ou se ela não for mais utilizada, exclua-a de forma definitiva independentemente da configuração ativa. Quando é excluído de forma definitiva, o conjunto intercambiável de tubos e tubulações é removido completamente da tabela de configuração.
Para compreender melhor os processos de exclusão da montagem de trechos principais de uma configuração de montagem, compare o conjunto intercambiável de tubos e tubulações com uma área de trabalho que contenha os compartimentos projetados. Cada compartimento tem seus próprios arquivos específicos, o que equivale a um membro da montagem de trechos principais no conjunto intercambiável de tubos e tubulações.
A exclusão da montagem de trechos principais equivale a retirar o compartimento da área de trabalho, mas a área de trabalho em si continua existindo, bem como o resto dos compartimentos. No entanto, a exclusão definitiva da montagem de trechos principais resulta na remoção de toda a área de trabalho. Consequentemente, é possível inserir uma área de trabalho nova.
As montagens do Autodesk Inventor e os membros de iAssembly só podem conter uma montagem de trechos principais adaptativa. Durante a configuração da montagem de tubos e tubulações, a exclusão da montagem de trechos principais de uma configuração ativa impede a inclusão de uma nova montagem de trechos principais. Isso acontece porque o delimitador original da montagem de trechos principais não é realmente removido. Para utilizar uma montagem de trechos principais alternativa, primeiramente é necessário excluir a montagem de trechos principais existente.
Quando a montagem de trechos principais é excluída, os comandos de tubos e tubulações são desativados na configuração da montagem ativa. É possível inserir na montagem uma ocorrência secundária de outra montagem de trechos principais. Quando isso acontece, a montagem é tratada como um componente normal do Autodesk Inventor, e não como um fluxo de trabalho de configuração ou um fluxo de trabalho de reutilização de tubos e tubulações; portanto, o comando Converter em adaptativo não fica disponível.
Quando você altera o ambiente de edição para Editar escopo da família na caixa de ferramentas iParts iAssembly, a exclusão da montagem de trechos principais resulta na remoção de todo o projeto de tubos e tubulações em toda a família iAssembly. Para inserir uma montagem de trechos principais alternativa, execute um dos seguintes procedimentos:
A montagem de trechos principais recém-adicionada só será adaptativa na configuração ativa. Edite o conjunto intercambiável de tubos e tubulações na tabela de configuração quando o precise.
Em uma família iAssembly de tubos e tubulações, o membro da montagem de trechos principais atua como um iComponent secundário em cada configuração. Por exemplo, as vistas de desenho e as listas de peças reconhecem todos os membros de montagem da tabela de configuração para que o membro correspondente da montagem de trechos principais seja representado em documentos de desenho.
Para obter mais informações sobre a correlação entre a configuração de montagem e os desenhos, apresentações e representações, consulte a ajuda do Autodesk Inventor Series.