Os conjuntos de bloqueio garantem o alinhamento preciso entre as duas metades de um molde. A operação Conjunto de bloqueio cria um bloqueio lateral ou um centrador.
O sistema de conjunto de bloqueio consta de peças macho e fêmea, que são alinhadas com um ajuste preciso. Utilize os bloqueios retos quando os bloqueios frágeis projetarem-se de uma metade do molde até a outra. Caso contrário, utilize centradores de inclinação. Os dois tipos de conjuntos de bloqueio são os bloqueios laterais e os centradores.
O sistema de conjunto de bloqueio consta de peças macho e fêmea que são alinhadas com um ajuste preciso. Utilize os bloqueios retos quando os bloqueios frágeis projetarem-se de uma metade do molde até a outra . Se os bloqueios não são um problema, é possível utilizar centradores de inclinação. Os dois tipos de conjuntos de bloqueio são os bloqueios laterais e os centradores.
Os bloqueios laterais são usinados no eixo central, tanto vertical como horizontalmente no exterior do molde. As caixas de bloqueio são usinadas com as duas metades do molde fixadas para garantir uma localização paralela. A seguir, são indicados os tipos de bloqueios laterais habituais:
Além de alinhar as metades do molde, o centrador bloqueia o macho e as cavidades. Os dois tipos de centradores são os blocos de inclinação redondos e as barras de inclinação. Os centradores de inclinação fornecem um registro do molde positivo de metal a metal para alinhar as metades e as placas do molde, os machos ou as cavidades individuais. Eles mantêm um alinhamento adequado e permitem a dilatação térmica entre as metades do molde. Certifique-se de que as caixas de montagem macho e fêmea estejam alinhadas com precisão, e sejam planas e paralelas à linha de partição.
Figura 1. Centrador de barra de conicidade
Figura 2. Centrador de bloco de conicidade redondo