Especifica a classe de tolerância e a classe de ajuste.
Acesso: |
Faixa de opções: guia Projeto painel Transmissão de potência Estriados com curva evolvente. No Gerador de conexões de ranhuras com curva evolvente, clique em ao lado do campo de edição Comprimento. |
Ok |
Confirma a seleção e fecha a caixa de diálogo. |
Cancelar |
Fecha a caixa de diálogo. |
Classe de tolerância
Selecione a classe das tolerâncias.
Esta norma inclui quatro classes de tolerância para a largura dos espaços e a espessura dos dentes com o fim de fornecer uma guia de tolerâncias que atendam a uma necessidade de projeto. As classes são variações da tolerância única antiga, que agora é Classe 5, e são com base nas fórmulas mostradas na nota de rodapé da tabela 4. Todas as classes de tolerância têm os mesmos limites de largura mínima de espaço efetivo e espessura máxima de dente efetivo, de maneira que é possível usar uma mistura de classes entre peças com coincidência.
Para as outras classes de tolerância:
Classe 4 = 0,71 × valor tabulado
Classe 5 = Como indicado na tabela
Classe 6 = 1,40 × valor tabulado
Classe 7 = 2,00 × valor tabulado
Classe de tolerância
Selecione a classe de ajuste.
A norma fornece os mesmos valores de largura mínima de espaço efetivo interna e espessura máxima de dente efetivo externa para todas as classes de tolerância. É possível trocar uma montagem entre splines coincidentes com independência da classe de tolerância dos membros individuais e podem ser "misturadas" as classes de tolerância dos membros coincidentes. Este arranjo costuma oferecer vantagens quando um membro é consideravelmente mais fácil de produzir que o coincidente, e a tolerância média aplicada às duas unidades satisfaz as necessidades do projeto. Por exemplo, se for especificado a tolerância da classe 5 para um membro e classe 7 para o membro coincidente, é fornecida uma tolerância de montagem na guia da classe 6.
Classes de ajuste: São fornecidas quatro classes de splines de ajuste lateral: classe de ajuste de spline H/ h com uma folga mínima efetiva, c v = es = 0; classes H/ f, H/ e, e H/ d com modificações da espessura de dente, es, de f, e e d, respectivamente, para fornecer uma folga efetiva progressivamente maior c v . As modificações da espessura de dente h, f, e e d são desvios fundamentais selecionadas da ISO R286, "Sistema ISO de limites e ajustes". São aplicadas à spline externa usando uma alteração da tolerância total da espessura do dente abaixo da espessura do dente básico e segundo a quantidade da modificação da espessura do dente com o fim de fornecer uma folga efetiva mínima prescrita c v .