Para ativar o ambiente de tubos e tubulações e começar a adicionar tubulações rígidas, tubos curvos e rotas de mangueira flexível a uma montagem, você precisa adicionar um trecho a uma montagem padrão do Autodesk Inventor. Para o primeiro trecho de tubulação adicionado, o sistema cria a montagem de trechos principais junto com um trecho individual.
Quando a montagem de trechos principais é criada, o ambiente do trecho de tubos e tubulações é ativado para que você possa adicionar rotas e trechos. Assim como acontece com montagens de trechos principais, cada trecho, juntamente com as rotas contidas nele, pode ser armazenado por padrão em uma localização específica no espaço de trabalho. Todas os rotas e trechos são organizados na ordem em que foram adicionados à montagem.
Algumas rotas começam e terminam em geometrias do modelo de montagem. Outras rotas se ramificam ou se separam de uma rota principal para criar uma rede interconectada de tubulações rígidas, tubos curvos e mangueiras flexíveis, que normalmente representam um sistema de fluxo único. As rotas podem utilizar o mesmo estilo ou vários estilos únicos. Com estilos exclusivos, é possível criar mangueiras flexíveis, tubulações e tubos com diâmetros diferentes que façam parte do mesmo trecho.
Para reutilizar montagens de trechos principais, trechos, rotas e montagens de mangueira execute o comando Converter em adaptativo. Se desejar reutilizar uma montagem de trechos principais, assegure-se de que a montagem superior não contenha nenhuma outra montagem de trechos principais adaptativa.
A criação de uma montagem de trechos principais disponibiliza as guias especializadas Tubos e tubulações, Trecho de tubulação e Rota, assim como o Navegador do modelo. Use estas ferramentas para determinar se a criação em frente da rota será dinâmica ou manual e, em seguida, inserir acessórios.
É utilizada uma série de comandos de esboço 3D como Vergadura e Incluir geometria para inserir geometria de referência e inserir restrições geométricas e de nota para ajudar na criação e edição de roteamentos. A ferramenta de roteamento ortogonal 3D permite criar pontos de rota intermediários em distâncias e posições angulares específicas e reorientar a direção da rota contra a geometria de referência. Você também pode usar pontos e rotações que sofram snap de outra geometria. É possível adicionar e remover acessórios padrões da indústria a partir do Centro de conteúdo.
Estilos de tubos e tubulações são diferentes dos estilos padrão das montagens normais do Inventor. Eles otimizam o processo de definição de operações de tubos e tubulações. Atributos de estilo contêm critérios para tipo de rota, diâmetro nominal, comprimento de segmento máximo e mínimo, material, raio da dobra e outros detalhes que normalmente são consistentes por toda a rota. O software aplica estes atributos durante o projeto.
Quando uma família iAssembly de tubos e tubulações é criada, a montagem de trechos principais, seja nova ou existente, é incluída automaticamente com status Adaptativo, como componentes secundários normais. Quando uma nova linha de configuração é adicionada, também é adicionada uma montagem de trechos principais não adaptativa para a nova linha de configuração. Use o comanda Converter em adaptativo para fazer a transição para um conjunto intercambiável de tubos e tubulações ou modificar os membros da montagem de trechos principais.
Quando uma nova linha de configuração é adicionada a uma família iAssembly de tubos e tubulações, as montagens de trechos principais não adaptativas criadas automaticamente não são atualizadas quando a configuração é alterada. O conjunto intercambiável de tubos e tubulações é inserido aplicando o comando Converter em adaptativo para que qualquer configuração possa ter roteamentos e trechos exclusivos.