As operações de montagem são idênticas às operações de peça, com a exceção de que podem afetar várias peças, são criadas no ambiente de montagem e são salvas no arquivo de montagem. As definições de operações de montagem não são transferidas ao componente.
O fluxo de trabalho e as caixas de diálogo coincidem com as operações de peça, mas os controles das operações não suportadas são desativados. Em general, as operações de montagem suportam as operações de remoção de material.
As operações de montagem incluem, dentre outros, chanfros, filetes, varreduras, revoluções, extrusões e furos. Elas também incluem as operações de trabalho e os esboços utilizados para as criar. Você pode editar, adicionar, suprimir ou excluir operações de montagem. Também é possível recuperar o estado das operações de montagem, adicionar e remover componentes que fazem parte da operação.
Ao trabalhar com operações de montagem é possível controlar quais peças estas afetarão. As peças afetadas pelas operações de montagem são denominadas participantes. As peças participantes são exibidas abaixo da operação de montagem relacionada no navegador de montagens. Expanda a operação de montagem no navegador para ver os participantes. Utilize os nós de participantes para adicionar e remover os componentes que participam em uma operação de montagem selecionada.
Uma vez criada uma operação, é possível adicionar-lhe facilmente componentes adicionais. Por exemplo, considere um modelo de montagem que tenha duas peças deslocadas entre si. Uma operação de furo de montagem simples atravessa ambas as peças. Caso preencha a folga criada pelo deslocamento com a outra peça, essa peça não será afetada pela operação de furo de montagem. É possível adicionar esta peça como uma participante do furo de maneira que a mesma também possua o furo.
Ao remover um participante, é excluído seu nome do navegador e o componente não é mais afetado pelas modificações executadas nele pela operação de montagem.
As operações definidas em uma montagem são utilizadas para:
Os processos que podem ser descritos pelas operações de montagem são os que devem ser aplicados após a montagem das peças. Isto é especialmente verdadeiro para os componentes que precisam de ajustes após a montagem do modelo. Por exemplo, ao coincidir a perfuração e pinos, os furos só podem ser perfurados uma vez que foram definidos o tamanho e a posição de todos os elementos.
Os componentes podem ser restringidos às operações de montagem. No entanto, não pode ser inserida uma restrição entre uma operação de montagem em uma peça e a mesma operação de montagem em outra peça.
Pode ser retrocedido o estado das operações de montagem para ver o efeito de cada dessas operações no modelo ou para inserir operações de montagem adicionais no contexto desejado.
Uma vez retrocedido o estado, as operações de montagem que tenham sido criadas recentemente serão adicionadas acima do símbolo Fim de operações (FDO).
Já que as operações de montagem residem na montagem, aparecerão detalhadas no desenho da montagem, não no desenho do componente.
As apresentações de montagens podem capturar e manipular os componentes da montagem que participam nas operações de montagem. As apresentações não representarão o processo de aplicar operações de montagem na montagem.