Você pode criar modelos de conjunto soldado usando uma combinação de comandos de montagem e comandos específicos de soldas ou converter modelos de montagem em conjuntos soldados.
Um projeto de montagem de conjuntos soldados é uma extensão do ambiente de modelagem de montagens. Existem dois métodos para a criação de conjuntos soldados. No ambiente de soldagem, utilize uma combinação de comandos de montagem e específicos das soldas. No ambiente de montagem, converta a montagem em um conjunto soldado. Uma vez convertido, é possível adicionar o projeto específico de soldas.
Em conjuntos soldados de montagem, é possível criar montagens, adicionar opcionalmente operações de montagem para preparar modelos para soldas, adicionar as soldas como operação cosmética ou sólida e, a seguir, adicionar mais operações de montagem para operações de usinagem final. Quando o modelo de conjunto soldado estiver completo, todas as peças e operações são salvas em um único arquivo de montagem, que é denominado conjunto soldado.
Toda as informações do conjunto soldado, incluindo os símbolos de solda detalhados e as anotações de cordão de solda em ângulo, podem ser recuperados automaticamente nos desenhos. Dependendo de como for criado o conjunto soldado, também é possível criar desenhos que representem os diferentes estados do conjunto.
É possível criar as montagens de conjuntos soldados de duas formas:
Especificar uma montagem como conjunto soldado torna a guia Solda e o navegador disponíveis e aplica o modelo de solda padrão. Se for convertido a partir de uma montagem, nenhum modelo é aplicado.
Como extensão do ambiente de montagens, o ambiente de soldagem é utilizado para executar todas as tarefas incluídas no ambiente de montagem, além das tarefas específicas dos conjuntos soldados.
Utilize o ambiente de soldagem para:
Ao criar ou abrir um arquivo de conjunto soldado, estará trabalhando no ambiente de soldagem. O ambiente de soldagem contém as mesmas operações e os mesmos comandos do ambiente de montagem. Além disso, existem comandos que são otimizados ao processo de fabricação do conjunto soldado. Utilize estes comandos para classificar e manipular três grupos de operações de montagem. Opcionalmente, é possível criar soldas cosméticas ou soldas em ângulo sólidas e de chanfro e associá-las à geometria do modelo. Os grupos de operação de solda incluem: operações de preparação, operações de cordão de solda e operações de usinagem posteriores à solda.
Ao criar um abrir um arquivo de montagem, estará no ambiente de montagem. No ambiente de montagem, você pode criar operações de montagem. Estas operações de montagem não podem formar grupos de operações de solda, que ajudam a criar desenhos que representam os diferentes estados de um conjunto soldado.
Os conjuntos soldados podem ser inseridos em uma montagem, submontagem ou conjunto soldado de montagem como qualquer outro componente. Utilize o comando Inserir componente para selecionar e abrir o conjunto soldado e, a seguir, inserir na janela de desenho.
Uma vez inserido, é possível editar um grupo de operações de solda, alterar as configurações de visibilidade e suprimir operações individuais ativando o subconjunto soldado.
Os conjuntos soldados podem ser derivados, da mesma forma que uma montagem normal. O cordão de solda também está disponível para derivação, na guia Corpos. Todos os cordões de solda são derivados juntos; não podem ser derivados de forma seletiva.
Crie soldas cosméticas (fios 2D e 3D), selecionando arestas ou contornos no modelo. É uma representação eficiente e ligeira. É possível solicitar as propriedades físicas que incluem ou excluem soldas cosméticas selecionando Arquivo iPropertiesFísicasIncluir soldas cosméticas. É possível especificar as terminações Desde-Até (paralelas) para recortar o cordão de solda cosmético.
As soldas em ângulo (sólidas 3D) são utilizadas habitualmente quando não existe nenhuma folga física entre dois ou mais componentes. As soldas em ângulo também podem criar uma união entre os componentes que não têm contato. Se existe uma folga, a solda em ângulo é estendida sobre esta mas não penetra na abertura. É possível criar soldas em ângulo intermitentes utilizando os parâmetros de passagem, comprimento e número do cordão. É possível selecionar em Contorno as opções Convexo, Côncavo ou Plano para controlar o contorno da solda. Se a solda não começa nem termina em uma aresta, selecione Início-Comprimento para especificar a distância de deslocamento e o valor de comprimento. Também é possível especificar uma extremidade Desde-Até (apenas paralela) utilizando planos de referência de montagem ou geometria plana para determinar a posição inicial e final do cordão de solda em ângulo.
As soldas chanfradas (sólidas 3D) são úteis quando os componentes estão separados por uma distância ou folga. Se a opção Face completa não está ativada em um dos conjuntos de faces ou em ambos, forneça uma direção de preenchimento ou selecione a opção Preenchimento radial. Utilize a seleção de Direção do preenchimento para especificar a direção na qual os conjuntos de faces da solda chanfrada são projetados um sobre o outro para ligar utilizando um cordão de solda chanfrada. Utilize Preenchimento radial se não for necessário selecionar a direção. Utilize a opção Ignorar contornos internos para controlar a presença ou a ausência de soldas dentro dos contornos internos. Utilize a opção Cadeia de faces para simplificar a seleção de faces tangentes.
Frequentemente, para criar uma solda satisfatória, é necessário uma combinação de soldas em ângulo e soldas chanfradas.
Utilize o comando Preenchimento final para especificar explicitamente que faces são consideradas como preenchimentos finais.