A análise de tensão pode ajudar a encontrar as melhoras alternativas de projeto para uma peça ou montagem. No início de desenvolvimento do projeto, é possível certificar-se de que um projeto é executado de forma satisfatória no uso esperado sem quebras ou deformações.
Importante: O ambiente de Análise de tensão foi projetado para ser usado com materiais isotrópicos, como metais, plásticos e vidros.
Na análise de tensão, há dois tipos de simulações:
- A análise estática avalia as condições de carga estrutural.
- A análise modal avalia os modos de frequência naturais, incluindo movimentos de corpo rígido.
Depois de criar uma simulação e definir os parâmetros que deseja avaliar, execute a simulação. Uma simulação:
- Cria os casos.
- Realiza a modelagem geométrica.
- Realiza a detecção automática de contatos.
- Gera malhas.
- Soluciona o modelo para cada ponto de dados.
Depois da simulação, avalie os resultados na região do desenho.
A simulação produz um conjunto de resultados do MEF para todas as combinações de parâmetros que foram definidos.
Operações de montagem e soldagem são suportadas. Quaisquer parâmetros usados para estas operações podem ser incluídas em uma simulação de Cota paramétrica, pontos de solda incluídos.
Corpos de solda contribuem para a lista de corpos, e são avaliados com relação a contato e malha. Para soldas onde os contatos das faces não sejam soldados, recomendamos usar o tipo de contato Separação. Contatos de face não soldados não são idealmente vinculados. Para que isto aconteça, pode ser necessário editar um contato automático ou adicionar um contato manualmente.
Além da caixa de diálogo Configurações da análise de tensão, uma Tabela paramétrica e um Guia de simulação estão disponíveis para ajudar com o processo de simulação.
Processo típico da análise de tensão
-
Definir expectativas Estime o comportamento físico utilizando um modelo conceitual.
-
Pré-processamento Defina material e as condições do limite (cargas e restrições) e especifique as condições do contato e preferências da malha.
-
Solucionando Execute a simulação para resolver sua representação matemática e gere a solução. A peça é dividida em elementos menores para que o resultado seja encontrado. O solucionador combina os comportamentos individuais de cada elemento. Ele prognostica o comportamento de todo o sistema físico ao solucionar um conjunto de equações algébricas simultâneas.
-
Pós-processamento: Exiba e avalie os resultados.
-
Revisão de expectativas O pós-processamento é o estudo dos resultados da solução e a fase de entradas de melhorias do processo.
-
Conclusão (Entradas de melhorias) Os resultados correspondem às expectativas?
Se a resposta é SIM o trabalho de análise está concluído.
Se a resposta é NÃO, modifique as entradas para melhorar os resultados. Para modificar, é possível reduzir a complexidade da geometria, remover geometria questionável, alterar as cargas ou restrições, alterar o tipo de análise e assim por diante. O refinamento é um processo altamente iterativo.