Cada novo desenho é criado a partir de um modelo, o modelo padrão é especificado pela norma de desenho padrão definida em Opções do aplicativo. Um modelo comum remove as tarefas mais repetitivas.
Use modelos para desenhos para padronizar seu processo de projeto e torná-lo mais eficiente. Os modelos de desenho podem conter configurações personalizadas para formatos de folha, bordas, caixas de título, símbolos de esboço e vistas predefinidas. Os modelos controlam os estilos e normas padrão utilizados para a aparência das vistas e as anotações. Quando você inicia um desenho, o bloco de título, a borda, o tamanho da folha, as tabelas de revisão e outros elementos vêm do modelo. Além disso, quando você cria um novo arquivo de desenho baseado em um modelo de desenho que tem folhas com vistas predefinidas, todas as vistas no novo desenho são inseridas de acordo com as configurações personalizadas da vista definidas em cada vista nas folhas do modelo de desenho.
É possível utilizar ou modificar um dos modelos predefinidos. Para aplicar convenções e automatizar tarefas repetitivas, crie seus próprios modelos ou modifique os modelos existentes para aderir às normas da empresa.
Os modelos de desenho são armazenados em uma pasta Templates\%Language% especificada pelo projeto atual. O item Modelos no nó de Opções de pasta na lista Projeto exibe a localização dos arquivos de modelo do Autodesk Inventor. Os arquivos da pasta Templates\%Language% estão disponíveis para seleção na caixa de diálogo Novo desenho.
A pasta Recursos de desenho do navegador de desenhos contém pastas com formatos de folha, blocos da legenda, bordas e símbolos de esboço que você pode utilizar quando adicionar e configurar novas folhas.
É possível adicionar um formato da folha ao modelo para cada definição de folha necessário em um novo desenho. Uma vez adicionado um formato de chapa a um desenho, ele pode ser utilizado para adicionar novas folhas a esse desenho. Um formato de folha especifica uma folha formatada que inclui elementos padrão (como bloco de título e borda) e vistas do desenho. Para poder utilizar os formatos de chapa personalizados nos novos desenhos, crie-os em um arquivo de modelo que você utiliza para criar desenhos. Defina um formato de chapa para a cada tipo de folha que utilize.
Cada uma das chapas de um desenho pode ser criada com um formato da chapa diferente. Para alterar o formato da primeira chapa do desenho, adicione uma folha com o formato adequado e depois remova a primeira folha.
Quando cria um novo arquivo de desenho com base em um modelo de desenho que contém folhas com vistas predefinidas, você precisa selecionar um componente para cada folha. Todas as vistas são inseridas de acordo com as configurações de vista personalizada definidas em cada vista nas folhas do modelo de desenho. Use um arquivo de modelo de desenho para automatizar a tarefa repetitiva de definir as configurações de vista em um novo arquivo de desenho.
A norma de desenho ativa especifica os estilos utilizados para definir o formato de cotas, texto, espessuras de linha, extremidades e outras anotações e propriedades de desenho.
Para garantir a norma de desenho adequada em todos os desenhos, utilize o Editor de Estilos e Normas para especificar a norma de desenho no modelo.
Para criar arquivos DWG totalmente editáveis no AutoCAD, converta desenhos do Inventor para o formato DWG do AutoCAD. A conversão exporta arquivos com mais precisão e é necessária menos limpeza no AutoCAD.
O Inventor precisa de um arquivo de modelo de desenho válido ao abrir os arquivos .dwg do AutoCAD. O arquivo de modelo de desenho padrão (Standard.dwg) está localizado na pasta Templates\%Language%. Se apropriado, é possível substituir o modelo padrão com um arquivo Standard.dwg personalizado.
Quando um modelo é utilizado para abrir um arquivo do AutoCAD, todos os dados do AutoCAD são removidos, com exceção das definições de bloco. Todos os dados do AutoCAD que precisem permanecer em uma folha devem ser inseridos em um bloco.