Muitas das ações de edição começam quando o menu de contexto é selecionado. O menu de contexto varia dependendo do contexto de edição e do elemento selecionado.
Alguns dos comandos básicos de edição são:
Insere de forma interativa pontos de rota nas regiões paramétricas. É possível:
É possível reposicionar pontos de rota com modificações nas cotas de segmento.
Por padrão, os eixos da tríade têm como referência o sistema de coordenadas, mas é possível variar a direção da rota. O alinhamento do eixo com o segmento de rota pode ser redefinido para definir com precisão as distâncias X, Y, Z com relação à direção da rota.
Altera o diâmetro de um ou vários acessórios inseridos e roteados que um estilo utiliza para preencher rotas e trechos. O sistema pesquisa e exibe os diâmetros que são comuns a todos os acessórios selecionados.
Remove a rota, mais os acessórios e segmentos, ou os segmentos somente dentro da rota selecionada.
Remove o trecho de tubulação selecionado do navegador e da janela de desenho. Todas as rotas e componentes do trecho de tubo são excluídas.
Impede ou permite o preenchimento automático dos componentes de tubos e tubulações em rotas individuais, trechos de tubulação e montagens principais de trechos. Selecione a opção Somente objetos de rota ou a opção Todos os objetos de tubos e tubulações.
Exclui ou edita o engate das conexões de acessórios:
Ativa o acessório selecionado e fornece o Roteamento ortogonal 3D para alterações rotacionais. Está disponível somente para os acessórios inseridos.
Ativa o segmento de rota automático selecionado ou então um ponto de rota associado a um acoplamento padrão em uma região automática. Fornece o Roteamento ortogonal 3D para as edições de translação.
Ativa e desativa o aspecto de um acessório (acoplamento) para os pontos de rota associados à geometria. O acessório não é criado quando desativado, a tubulação continua a ser um segmento individual e os pontos de rota continuam associativos à geometria selecionada.
Edita a mangueira e ajusta o seu comprimento alterando o peso da tangência ou a tensão do segmento.
Insere um ponto de rota na rota selecionada. Por padrão, este novo nó adiciona um acoplamento, uma folga soldada ou uma flange no local da rota selecionada. Ele está disponível na guia Rota ou no menu de contexto da janela de desenho quando uma rota é ativada.
Move um ponto de rota que está associado a um acoplamento padrão em uma região automática para uma nova posição. O sistema recalcula a rota automática com base na nova posição do ponto de rota selecionado.
Algumas vezes, a distância linear entre dois pontos é superior ao comprimento do segmento máximo especificado nos estilos de tubulação rígida e tubo curvo. Nesse caso, pontos de rota são gerados.
Para reposicionar pontos de rota em regiões paramétricas, edite as cotas de segmento ou utilize o comando Mover/Girar 3D.
Move um segmento de rota de uma região automática para uma nova posição. O sistema recalcula o roteamento automático com base na nova posição do segmento selecionado.
Substitui um acessório inserido por um acessório padrão (cotovelo ou acoplamento) para o estilo definido. Substitui um acessório inserido por um acoplamento, não importando quantos pontos de conexão o acessório inserido originalmente possui.
Continua adicionando pontos de rota à rota especificada. Ele também está disponível no menu de contexto para pontos terminais livres da rota que não são utilizados em nenhuma outra rota ou acessório.
Para obter mais informações sobre os comandos do menu de contexto, pesquise o nome do comando na Ajuda.