Uma rota derivada é criada tomando como base um esboço 3D na montagem. Pode ser criado um esboço base tomando como base a geometria de qualquer peça que exista em uma montagem regular do Autodesk Inventor ou uma montagem de trechos de tubos e tubulações. Deve estar fora de qualquer rota. Ao utilizar esboços 3D para criar rotas derivadas, as rotas resultantes contêm exatamente a mesma geometria que a selecionada do esboço base.
Os esboços 3D podem estar fora de uma peça, por exemplo, você pode desejar criar linhas de esboço separadas que só sejam paralelas ou perpendiculares à geometria da peça. Para utilizar a geometria de uma peça, aplique restrições a um esboço base entre os elementos de esboço e a geometria da peça. As restrições 3D, como Paralelo e Perpendicular, são significativas para os sistemas de projeto de tubos e tubulações ortogonais. Entre os esboços base válidos estão:
Só é possível selecionar elementos de esboço em um único esboço base. É possível selecionar linhas e arcos de esboço em um esboço base para criar rotas derivadas. As emendas não constituem uma seleção válida.
Utilize o menu de contexto para selecionar entre único, cadeia e esboço completo:
As rotas derivadas estão vinculadas por padrão com os esboços base associados. Inclua uma nova geometria no esboço base e, a seguir, selecione novos elementos de esboço para a rota derivada. A geometria adicionada ao esboço base não é adicionada automaticamente à rota derivada. Para adicioná-la, deve editar a rota derivada e selecionar a geometria.
As seguintes alterações no esboço base atualizam automaticamente a rota derivada:
Para alterar uma rota derivada ou o esboço base de maneira independente, quebre o vínculo entre eles.
Um ícone de rota concreto no navegador de modelo indica uma rota derivada. São diferenciados nos seguintes aspectos:
|
Quando o vínculo entre uma rota derivada e o esboço base é Interrompido, a rota derivada é convertida em uma rota normal e o ícone de rota do navegador de modelo altera.
Ao editar uma rota derivada que está definida para adiar atualizações, só é atualizado automaticamente o esboço de rota derivada. A rota derivada não é preenchida novamente automaticamente quando estão ativadas as atualizações adiadas de tubos e tubulações. Uma rota derivada recém criada e preenchida sempre é aberta por padrão como cheia. É possível adiar as atualizações automáticas para rotas derivadas novas. Ao editar uma rota derivada adiada, só o esboço de rota derivada é atualizado automaticamente. A rota derivada não preenchida novamente até que sejam ativadas as atualizações automáticas.
Quando existem violações do comprimento de segmento máximo ou mínimo, ou do raio da vergadura mínimo do estilo, é possível fazer o seguinte para corrigir a violação:
Quando uma rota derivada está preenchida, só as peças de conduíte , os acoplamentos e os cotovelos são gerados e inseridos automaticamente utilizando peças de biblioteca especificadas do Centro de conteúdo do Autodesk Inventor. Nos pontos de ramificação do esboço, especialmente onde é requerido uma cruz ou um T, ou onde a seleção de geometria não é contínua, os segmentos de tubulação podem ser sobrepostos ou afastar um do outro. Nestes casos deve ser inserido o acessório correto e executado os ajustes necessários ao comprimento do segmento de tubulação para conseguir a inserção correta e finalizar a rota. Para conseguir a inserção correta, você pode:
Por padrão, as rotas derivas estão vinculadas ao esboço base. Uma vez Interrompido o vínculo: