Um extrator é um pino ou uma placa que extrai uma peça de plástico de um molde. A operação Extrator cria um pino ou uma placa de extração.
Um pino de extração é um pino de aço localizado na face posterior do molde. Quando o sistema de extração é ativado, o pino extrai a peça de plástico ou o sistema de canal de alimentação do molde. Uma placa de extração é um cilindro oco, que rodeia um pino central fixo. Quando o sistema de extração é ativado, a placa desliza sobre o pino central. Ela extrai a peça de plástico do pino central e do molde. Uma placa de extração ajuda a extrair elementos da peça como os suportes para ressaltos ocos.
Os pinos de extração nem sempre têm uma seção transversal circular ao longo de todo seu comprimento. Em muitos casos, a ponta do pino tem a forma adequada para ser inserida em uma cavidade perfilada espelhada da peça de plástico (um ressalto oco). Portanto, é essencial que o extrator não gire, pois assim não se ajustaria corretamente na cavidade perfilada da peça. Os sistemas antirrotação impedem que os extratores girem. É possível selecionar entre quatro tipos diferentes de sistemas antirrotação. Dois destes tipos funcionam usando a usinagem do realce do pino de extração para evitar a rotação. Os outros dois funcionam em combinação com um pino antigiro para impedir a rotação do extrator.
Os componentes como, por exemplo, os extratores, são movidos adiante e para atrás na base do molde ou no macho. É permitido um pequeno espaço denominado caixa ou folga para o movimento. A guia Folga é utilizada para definir o tamanho da caixa da base do molde de forma que esta atenta os requisitos dos extratores individuais. Defina a folga para que o extrator não fique preso na base do molde ou no macho.
Os extratores devem ser suficientemente longos para expulsar a peça de plástico ou o canal de alimentação do molde. Se o extrator fornecido apresenta um comprimento superior ao necessária, é possível recortá-lo para ajustá-lo de forma mais precisa à peça de plástico ou ao canal de alimentação.