O Autodesk Inventor pesquisa por arquivos de referência usando as opções e os locais de armazenamento de arquivo definidos pelo projeto ativo.
Um arquivo de referência armazenado em um arquivo do Autodesk Inventor pode ser tanto uma referência de biblioteca ou uma não referência de biblioteca. Uma referência de biblioteca inclui:
- Nome de biblioteca
- Nome de arquivo
- Localização da subpasta (se necessário)
Uma não referência de biblioteca inclui:
- Nome de arquivo
- Localização da subpasta (se necessário)
Ao abrir um arquivo, o Autodesk Inventor procura por componentes na seguinte ordem:
- Caminhos de busca da biblioteca, se a peça de biblioteca estiver carregada. Caso contrário, os caminhos da bibliotecas não serão pesquisados.
- Espaço de trabalho.
- Caminhos de pesquisa de grupo de trabalho.
- A pasta contendo o arquivo de projeto.
Resolução de pesquisa do arquivo
Um processo de resolução automático segue uma sequência de passos:
- Informações de referência detalhadas são fornecidas por meio de eventos de API e qualquer aplicativo de complemento relacionado. Por exemplo, um sistema PDM pode substituir o comportamento normal do Autodesk Inventor.
- Se o nome da biblioteca é armazenado na referência, ou o arquivo de origem tiver sido aberto a partir da localização da biblioteca, então somente a localização do projeto associada a um único nome de biblioteca será pesquisada.
Há três variantes de como o nome da biblioteca usado para procurar as pastas da biblioteca é determinado:
- O arquivo de origem não foi encontrado na biblioteca, mas a referência tem um nome de arquivo. Neste caso, a localização da biblioteca do projeto com o nome coincidindo com o nome da biblioteca de referência é pesquisada.
- A referência não é uma biblioteca de referência e seu nome de biblioteca está em branco, mas o arquivo de origem foi encontrado na localização da biblioteca. Neste caso, a localização da biblioteca contendo o arquivo de origem é pesquisada.
- A referência é para uma biblioteca e o arquivo de origem foi encontrado numa localização de biblioteca. O sistema gera uma lista complexa de exemplos de nomes de bibliotecas e procura através da lista, do mais longo ao mais curto, para um nome de biblioteca que coincida no projeto.
- Não referências de biblioteca são pesquisadas em ordem através do espaço de trabalho em cada pasta do caminho de pesquisa do grupo de trabalho. As pastas do grupo de trabalho são pesquisadas na ordem na qual são listadas no Editor do projeto.
- Para ambas as referências de bibliotecas e não referências de bibliotecas, se não estiverem usando as regras anteriores, a pasta contendo o arquivo de origem será pesquisada.
- Se mesmo assim a referência não for encontrada, serão aplicadas regras de substituição provenientes daquelas previamente definidas na caixa de diálogo Resolver vínculo (na mesma sessão do Autodesk Inventor), e o processo de pesquisa será repetido. É possível pesquisar por uma ou várias referências não definidas usando a mesma regra de substituição.
Aplique uma regra de substituição se tiver:
- Movido um conjunto de arquivos ou toda uma pasta de uma biblioteca para outra ou entre um grupo de trabalho, outra pasta de edição e uma pasta de biblioteca.
- Adicionado ou removido um nível de subpasta dentro de uma pasta do projeto, ou do contrário tenha alterado o caminho da subpasta da pasta mais importante do projeto para o arquivo.
- Movido um conjunto de arquivos entre uma pasta de projeto e algumas pastas fora do projeto.
- Se o arquivo ainda não tiver sido encontrado, o sistema verifica o caminho completo absoluto onde o arquivo referenciado foi encontrado na última vez que o arquivo de referência foi salvo. Se o arquivo foi encontrado na localização, e esta localização estiver contida em uma das localizações dos projetos, a informação de referência será automaticamente recalculada, ou definida de volta à origem, para uso futuro, o arquivo de origem será marcado como necessário ser salvo e a referência será definida.
- É dada uma outra chance aos fornecedores de PDM para resolver o arquivo, caso queiram assumir o processo ou adicionar ao que o Autodesk Inventor já faz.
- Se a referência é idêntica à outra que foi definida manualmente anteriormente pelo usuário, com a escolha de um arquivo com um nome diferente, a mesma substituição será aplicada.
Se o arquivo ainda não tiver sido encontrado, a caixa de diálogo Resolver vínculo abrirá onde possa especificar a localização do arquivo referenciado. Depois de encontrar um arquivo usando a caixa de diálogo e abri-lo, você poderá gravar a localização para uso futuro na forma de um nome de biblioteca e uma regra de substituição de caminho.
Dependendo das razões pelas quais o arquivo não foi encontrado, é possível tomar providências corretivas:
- Cancelar a abertura e mover o arquivo para uma localização definida no projeto ativo. Se mover a pasta para uma subpasta de uma localização de armazenamento, use a caixa de diálogo Resolver vínculo uma vez, para estabelecer o caminho relativo correto.
- Se o arquivo existir dentro da localização definida pelo projeto ativo, use a caixa de diálogo Resolver vínculo para inserir a localização.
- Se o arquivo estiver temporariamente indisponível, tal como quando uma rede de trabalho não está disponível, ignore a referência e trabalhe sem o arquivo referenciado.
- Se o arquivo referenciado tiver sido permanentemente excluído, ignore a referência e a seguir, a exclua ou a substitua. Em alguns aplicativos do Autodesk Inventor, é possível especificar o componente de substituição diretamente na caixa de diálogo Resolver vínculo. Outros exigem que defina a referência no contexto do primeiro componente do nível superior.