O UCS (sistema de coordenadas do usuário) é um conjunto de operações de trabalho (três planos de trabalho, três eixos e um ponto central).
Diferente da Origem, é possível haver vários UCS em um documento e você pode inserir e orientá-los de maneiras diferentes.
Quando você cria ou altera objetos em um ambiente 3D, é possível mover e reorientar o UCS no modelo do espaço 3D para simplificar o trabalho.
As operações de trabalho do UCS podem ser utilizadas para inserir esboços e operações que serão atualizadas quando o UCS for redefinido.
Neste arquivo, você pode posicionar o USC relativamente a uma geometria existente selecionando três pontos, ou relativamente à Origem.
Nos arquivos de peça, o posicionamento do UCS sustenta a entrada dos seguintes como pontos:
Em um arquivo de montagem, o UCS pode ser posicionado em relação à Origem, mas não à geometria existente. Quando um UCS é inserido em uma montagem, você pode selecionar um ponto, mas a posição do UCS segue definida em coordenadas absolutas e não relativas ao ponto.
O UCS pode ser utilizado para medidas e a geometria de trabalho pode ser incluída em um desenho.
A tríade UCS pode ser selecionada para o comando Visualizar Face.
Você pode definir a localização do UCS das seguintes formas:
A tríade do UCS é representada por um ícone, no navegador. Similar à Origem, o nó de UCS contém seus próprios nós de geometria de trabalho.
Se você insere múltiplas ocorrências de um UCS, elas serão numeradas consecutivamente e serão exibidas na ordem em que forem inseridas. Em um arquivo de peça, arraste para reordená-los no navegador.
Defina o padrão do UCS assinalado na caixa de diálogo Configuração do UCS. Os nomes das operações de trabalho do UCS (ponto central, planos e eixos) não podem ser alterados, já que seus nomes dependem do nome do UCS.
Se a posição do UCS foi definida em relação à geometria de uma peça existente, a opção Exibir entradas estará disponível no menu de contexto. Selecione-a para destacar a geometria a partir da qual o UCS foi criado.
Durante a edição de um UCS, clique na janela de desenho com o botão direito para visualizar o menu de contexto do UCS.
Insere o UCS em uma localização específica. Quando estiver selecionando a posição de inserção da geometria, selecione a origem, o eixo X e o eixo Y para inserir o UCS.
Reinicia o comando UCS.
Cancela o comando UCS, nenhum UCS é inserido.
Refaz a última seleção.
Uma vez que a tríade pode ser girada, as cores ajudam a identificar os eixos. As cores são correspondem às cores padrão dos eixos principais da peça:
Se você personalizar o sistema de cores ou as cores da tríade do UCS, as cores podem não coincidir com os eixos da peça.
Quando é inserido o UCS, o cursor do mouse altera em função do que você seleciona na tríade. Clique um segmento da tríade ou arraste-o para indicar o tipo de transformação desejado. É possível arrastar ou inserir coordenadas precisas ou ângulos correspondentes à sua seleção.
Selecione um segmento da tríade para definir o tipo de transformação.
Clique na origem do UCS para alterar sua posição. Arraste a origem para a localização desejada para alterar sua posição.
Clique na ponta de seta para mover a tríade do UCS ao longo do eixo.
Clique no eixo para girar a tríade ao redor do eixo selecionado. Ou, especifique um ponto para o plano XY ao selecionar a geometria da peça.
Selecione um ponto para especificar a direção do eixo X.
Ao mover o cursor sobre a localização de seleção do UCS, o HUD proporciona informação e indicações sobre cada possível seleção. Exibe uma caixa onde é possível inserir valores precisos.
Utilize a tecla Tab para se mover pelas caixas onde você define os valores das coordenadas do UCS ou o ângulo de rotação.
Quando você define a posição absoluta do UCS e este está orientado na mesma direção que o eixo global, o HUD coordena valores para a origem do UCS absolutos. Os valores de rotação do HUD são relativos à orientação atual do UCS e começam no valor zero.
Quando você redefine um UCS cuja posição se estabeleceu relativo à geometria existente, o HUD coordena valores absolutos.
O HUD pode conter:
A cada UCS define seis parâmetros: três coordenadas de posição e três coordenadas guiar os ângulos de rotação.
Se você posiciona o UCS de forma absoluta, os valores dos parâmetros são absolutos.
Se você posiciona o UCS sobre a geometria existente, as coordenadas e as rotações serão relativas à geometria de destino, assim, após a inserção inicial, os valores dos parâmetros são estabelecidos em 0. Se você redefine o UCS para deslocar sua posição, os parâmetros refletem a transformação relativa.
Cada uma das operações de trabalho do UCS exibem seu estado de visibilidade, no navegador.
Defina a visibilidade padrão da tríade do UCS e de suas operações de trabalho na caixa de diálogo Configuração do UCS. É possível alterar a visibilidade das operações de trabalho do UCS de forma individual.
Também é possível definir a visibilidade das operações de trabalho no arquivo de peça ou montagem ativos. Selecione a guia Vista painel Visibilidade Visibilidade do objeto. Para o UCS, você pode definir a visibilidade da tríade do UCS, os planos do UCS, os eixos do UCS e os pontos do UCS.