O software Autodesk Inventor fornece a funcionalidade que simplifica a criação, a edição e a documentação dos protótipos digitais dos componentes de chapa (de metal)
Normalmente, considera-se que uma peça de chapa de metal é uma peça fabricada a partir de uma folha de um material de espessura uniforme. Quando se projetam objetos pequenos, este material costuma ser fino. No entanto, no Autodesk Inventor é possível utilizar os comandos da chapa (de metal) em qualquer projeto em que o material tenha uma espessura uniforme.
No ambiente de projeto do Autodesk Inventor, uma peça da chapa (de metal) pode ser exibida como um modelo dobrado ou como uma planificação. Com os comandos de chapa de metal, você pode planificar as operações, trabalhar com o modelo em um estado plano, e a seguir, replanificar as operações.
As peças de chapa de metal são criadas a partir de arquivos de modelo. O arquivo de modelo de chapa de metal incorpora um conjunto de regras. As regras determinam alguns atributos comuns como o tipo e a espessura do material, as regras para desdobrar, os tamanhos das folgas, e assim por diante. Ao alterar uma regra única, você pode alterar o material de uma peça de chapa de metal de alumínio para aço inoxidável. Uma alteração de material costuma requerer alterações nos atributos que definem as dobras e os cantos. Com frequência, estas alterações requerem modificações no maquinário no chão de fábrica e nas configurações utilizadas para fabricar as peças.
Com outras peças criadas no Autodesk Inventor, as peças da chapa (de metal) começam com uma operação base. Normalmente, a operação base de uma peça de chapa de metal é uma face única na qual outras operações (com frequência flanges) são adicionadas. Um projeto complexo pode usar uma flange de contorno ou uma curva de contorno como operação base inicial. Algumas peças podem utilizar uma flange transitada como a operação inicial.
Diferente das peças normais, as peças de chapa de metal são sempre criadas a partir de uma folha plana de espessura uniforme. Esta folha é moldada para criar a peça final utilizando diversas técnicas de fabricação. No ambiente da chapa de metal, você pode criar um modelo planificado e replanificá-lo para gerar um padrão plano. O padrão plano é normalmente utilizado para detalhar a fabricação. Os comandos de chapa de metal utilizados para trabalhar com padrões planos podem fornecer informações fundamentais para a fabricação.
Se uma peça normal criada no Autodesk Inventor tiver uma espessura consistente, você pode convertê-la em uma peça da chapa (de metal). Isto também pode ser aplicado às peças importadas de outros sistemas.