Para criar um alinhamento definido pelo usuário

Utilize um alinhamento Definido pelo Usuário para alinhar uma peça especificando a relação entre os sistemas de referência de Máquina e SCP (Referência CAD). É semelhante ao alinhamento inicial, exceto que você pode criar vários alinhamentos do tipo Definido pelo Usuário e pode escolher onde posicioná-los na sequência de inspeção.

Alinhamentos definidos pelo usuário se aplicam a todas as Medições num documento e podem carregar transformações calculadas por outros alinhamentos na sequência de inspeção. Quando você utiliza a mesma sequência para medir várias peças, e fixa cada peça na mesma posição e orientação no dispositivo de medição, isso permite medir um alinhamento uma vez e então reutilizar esse alinhamento para todas as outras peças.

Para criar um alinhamento Definido pelo Usuário:

  1. Selecione o nível de Definição da sequência de inspeção.
  2. Clique na guia Início > painel Criar > seta Alinhamento > Alinhamento Definido pelo Usuário.
  3. Insira um Nome para o alinhamento.
  4. Caso a sequência de inspeção contenha figuras construídas que utilizam medições tomadas por diferentes dispositivos de medição ou a partir de diferente posições de dispositivo, selecione a caixa de verificação Dados transformados. Isso converte as coordenadas do dispositivo para coordenadas CAD de forma que todos os cálculos utilizem um sistema de referência.

    A caixa de seleção não tem efeito quando todas as coordenadas na inspeção são adquiridas com um dispositivo de medição em uma posição ou quando a sequência de inspeção não contém figuras construídas.

  5. Para incluir os detalhes desse item no relatório, selecione a caixa de verificação Saída no relatório.
  6. Para utilizar um alinhamento anteriormente salvo, clique em Carregar. O diálogo Abrir é exibido.

    Selecione o arquivo .mat ou arquivo de modelo que contém as transformações que você deseja utilizar, então clique em Abrir. As transformações são exibidas no diálogo, e qualquer transformação existente é apagada.

    Caso o arquivo de modelo contenha planos de trabalho, o diálogo Selecionar Plano de Trabalho é exibido. Selecione o plano de trabalho com o qual você deseja trabalhar e clique em OK.

  7. Caso deseje utilizar a matriz de transformação criada por outro alinhamento na sequência de inspeção, clique em De alinhamento. No diálogo Alinhamentos, selecione o alinhamento que deseja utilizar e clique em OK. Qualquer transformação é apagada, e a matriz derivada das medições do alinhamento é exibida.

    A matriz de transformação é calculada a partir das medições atuais na Medição ativa. Se você medir novamente o alinhamento ou se desejar utilizar medições de outra Medição, precisa carregar a matriz novamente.

  8. Especifique as translações e rotações que deseja utilizar para o alinhamento. Clique em:
    • Rotação para rotacionar a referência em torno de um eixo especificado.
    • Translação para mover a referência no eixo especificado.
    • Apagar para apagar a transformação ou rotação selecionada.
    • Editar para modificar os detalhes da rotação ou transformação selecionada.
  9. Clique em:
    • Testar para comparar as coordenadas de uma posição especificada antes e depois da transformação ser aplicada.
    • Salvar para salvar a transformação como um arquivo .mat.
  10. Para inverter os valores da transformação, selecione a caixa de verificação Inverter Matriz. Por exemplo, inverter uma matriz que apresenta uma escala de 2 e uma rotação de 30 graus em X produz uma escala de 0.5 e uma rotação de -30 graus em torno de X.
  11. Clique OK para salvar o alinhamento e fechar o diálogo.

Quando você cria um alinhamento Definido pelo Usuário a partir de um alinhamento com itens de referência não medidos ou sem especificar uma transformação, é aplicada uma translação de 0, 0, 0 e nenhuma rotação. Nenhum ícone de status é exibido na sequência de inspeção para alinhamentos do tipo Definido pelo Usuário que apresentam uma transformação nula.