Sistemas MEP - Habilidade essencial

Aprenda a criar os sistemas MEP para definir as relações lógicas entre os elementos relacionados em um modelo.

Quando você atribui elementos MEP a um sistema, é possível fazer o seguinte:

Termos e conceitos

Termo/Conceito Definição
Sistema Um conjunto de elementos logicamente conectados. Por exemplo, um sistema de suprimento de ar, pode incluir dutos, conexões, difusores e equipamento mecânico.
Classificação do sistema Um parâmetro que define o sistema para os conectores que estão localizados em terminais de ar, equipamento e conexões. Por exemplo, um terminal de ar pode ter um sistema de classificação de Suprimento de ar, Retorno de ar ou Ar de exaustão. Esses valores são as classificações predefinidas no Revit.
Tipo de sistema Um parâmetro que define os sistemas para um sistema MEP. Por exemplo, um sistema de dutos pode ter um tipo de sistema Suprimento de ar Retorno de ar ou Ar de exaustão. Você pode duplicar um tipo de sistema existente para criar outros tipos de sistema necessários para o modelo. Por exemplo, se você precisar de um sistema de suprimento de ar de alta pressão, duplique o tipo de sistema de suprimento de ar, o renomeie e altere as propriedades como necessário.
Nome do sistema Uma sequência de caracteres que identifica de forma única um sistema. Pode ser definida pelo usuário ou gerada automaticamente.
Navegador do sistema Uma ferramenta para exibir uma lista hierárquica de todos os componentes do sistema em cada disciplina em um modelo.
Inspetor do sistema Uma ferramenta para modificar, inspecionar e visualizar as propriedades de instância para um sistema de dutos ou tubulações selecionado.
Gerar layout Uma ferramenta para especificar os parâmetros de inclinação e de roteamento para sistemas de dutos e tubulações, para visualizar diferentes soluções de layout e para modificar manualmente as soluções de layout para um sistema de dutos ou tubulações.

Vídeo

Este vídeo demonstra como:
  • Localize os parâmetros para um sistema na paleta Propriedades.
  • Atribuir elementos MEP para um sistema.
  • Gerar um layout para um sistema.
  • Localize as ferramentas necessárias para executar os cálculos e análise nos sistemas em um modelo.

Transcrição

Este vídeo demonstra como criar sistemas no Revit é uma etapa fundamental na geração de layouts automáticos, no dimensionamento de dutos e tubulações e na realização de cálculos e análises no projeto.

Quando você cria um sistema, é possível criar uma relação lógica entre os elementos relacionados em um projeto. Por exemplo, um sistema de suprimento de ar, pode incluir dutos, conexões, difusores e equipamento mecânico.

Elementos com conectores, como os terminais de ar e equipamentos, são atribuídos à um sistema de classificação. Por exemplo, um difusor de suprimento tem um sistema de classificação de suprimento de ar.

É possível selecionar um grupo de difusores e atribuí-los ao tipo de sistema de suprimento de ar. O Revit atribui um nome do sistema ou você pode inserir um novo nome.

Se os tipos padrão de sistema não atenderem às suas necessidades, também será possível criar tipos personalizados de sistema. A partir do Navegador do sistema, selecione um tipo de sistema e, a seguir, duplique e edite o mesmo.

A seguir, selecione o equipamento para o sistema. O equipamento fornece o fluido do sistema, que é necessário para calcular a queda de pressão do sistema e para usar o Inspetor do sistema.

Neste exemplo, uma bomba de calor é adicionada ao sistema. Observe que a bomba de calor tem mais de um sistema de classificação. Ele é atribuído ao mesmo sistema como difusores: Suprimento de ar mecânico 36.

É possível conectar equipamento e difusores ao colocar o duto você mesmo, ou é possível usar a ferramenta Gerar layout para adicionar o duto.

A atribuição de elementos aos sistemas também permite que você dimensione dutos, realize cálculos, gere relatórios de perda de pressão e use ferramentas analíticas no projeto.