A modelagem paramétrica refere-se à relação entre todos os elementos em um projeto que permite a coordenação e o gerenciamento de alterações que o Revit oferece. Estas relações são criadas tanto automaticamente pelo software quanto por você enquanto trabalha.
Em CAD matemáticos e mecânicos, os números ou características que definem estes tipos de relações são denominados parâmetros. Portanto, a operação do software é paramétrica. Esta capacidade oferece a coordenação fundamental e os benefícios de produtividade do Revit: altere qualquer coisa a qualquer momento e em qualquer lugar no projeto, e o Revit coordena aquela alteração através de todo o projeto.
Os seguintes exemplos são demonstrações destas relações entre elementos:
Revit determina imediatamente o que foi afetado pelas alterações e reflete estas alterações em todos os elementos afetados. Uma das características fundamentais do Revit é a capacidade de coordenar alterações e manter a consistência em todos os momentos. Você não terá que interferir para atualizar os desenhos ou outro conteúdo. Quando você altera algo, o Revit usa dois conceitos principais que o tornam especialmente poderoso e fácil de usar. O primeiro consiste na captura de relações enquanto o projetista trabalha. O segundo consiste na propagação das alterações na construção. O resultado destes conceitos é um software que trabalha como você, sem exigir registros de dados sem importância para o seu projeto.