Saiba mais sobre as ferramentas de análise de rota no Revit e no complemento People Flow Toolkit. Essas ferramentas ajudam você a compreender os caminhos de deslocamento em uma construção para a análise de saída e requisitos de distanciamento físico.
As ferramentas de análise de rota foram introduzidas pela primeira vez no Revit 2020. As ferramentas permitem selecionar dois pontos em uma planta de piso e calcular a rota mais curta entre os dois pontos. As configurações da análise de rota controlam quais categorias no modelo são consideradas obstáculos durante a análise. O caminho de deslocamento calculado usa uma folga de 300 mm, evitando os obstáculos ao longo do caminho. O caminho não é calculado ao longo de distâncias verticais. O caminho de deslocamento deve estar todo em um nível.
Para obter informações adicionais sobre como um caminho de deslocamento é calculado durante a análise da rota, consulte: Cálculos do caminho de deslocamento
Os exemplos mostrados nos vídeos se referem aos termos no Código de segurança de vida NFPA 101, mas os mesmos princípios se aplicam a outros códigos de incêndio.
Na maioria dos projetos, você será capaz de identificar quais espaços precisarão ser avaliados para distâncias de deslocamento máximas. Utilize as ferramentas de análise de rota para encontrar a distância de deslocamento real. No exemplo de vídeo, duas linhas do caminho de deslocamento são adicionadas aos cantos mais distantes do ambiente mais longe das saídas. Uma tabela é utilizada para listar os comprimentos das linhas de deslocamento. A tabela identifica o caminho "A" como a distância máxima para a saída mais próxima.
O caminho "A" criado pelas ferramentas de análise de rota passa na diagonal através do ambiente. Em muitos casos, isso pode não ser um caminho de deslocamento realista com base no uso do ambiente. Nesse caso, é possível adicionar coordenadas a uma linha do caminho de deslocamento, tornando o caminho calculado mais realista para o uso do espaço. O vídeo demonstra a adição de coordenadas ao caminho "A". Isso representa com mais precisão o caminho de saída do ambiente quando o layout da sala de aula for considerado.
Examine plantas para obter condições de corredor sem saída que possam exceder o comprimento permitido pelo código de incêndio. Usando a mesma planta dos vídeos anteriores, uma alteração de projeto criou uma condição de corredor sem saída. O vídeo demonstra o uso de um caminho de deslocamento para verificar o comprimento da condição de corredor sem saída. Um filtro de vista é adicionado à vista para colorir a linha do caminho de deslocamento a vermelho quando seu comprimento excede o valor permitido.
Múltiplos ambientes ou espaços podem compartilhar uma parte de um caminho de saída, isto é conhecido como "caminho comum". Segundo os códigos de incêndio, os caminhos comuns, como parte da distância geral de saída, têm limites para seu comprimento. Use as ferramentas de análise de rota para revelar caminhos comuns em seu projeto e revelar se eles estão dentro da faixa aceitável para um caminho comum.
O estudo das saídas é o uso mais óbvio das ferramentas de análise de rota, mas é claro que há outros usos. Os padrões de tráfego, os usos de espaço e as rotas ideais entre os usos da construção são outros locais em que você pode aplicar as ferramentas de análise de rota. Por exemplo, como parte de um redesenho de distanciamento físico de um restaurante, você pode analisar rotas através da sala de jantar para entender a frequência com que uma mesa será passada quando outros clientes estiverem sentados.
Para ajudá-lo a usar a análise da rota para fins além daqueles relacionados às saídas, instale e use o People Flow Toolkit. O complemento adiciona quatro ferramentas que são utilizadas com a análise da rota para ajudar a analisar como as pessoas se movem através de espaços de construção. Para obter informações adicionais, consulte: People Flow Toolkit
As ferramentas de análise de rota foram introduzidas pela primeira vez no Revit2020. A capacidade de adicionar e remover coordenadas foi adicionada na versão 2020.2. As ferramentas de análise de rota estão localizadas na guia Analisar da faixa de opções. As coordenadas são adicionadas às linhas do caminho de deslocamento individuais. Selecione uma linha do caminho de deslocamento existente e adicione/remova coordenadas na guia contextual da faixa de opções. Para obter conteúdo mais detalhado de aprendizagem sobre as ferramentas de análise de rota, consulte: Análise da rota.
O People Flow Toolkit é um complemento do Revit e deve ser instalado separadamente. O complemento pode ser instalado no Revit2020.2 e em versões posteriores. Uma vez instalado o complemento, as ferramentas adicionais aparecem na guia Analisar ao lado do painel Análise da rota.Faça download do People Flow Toolkit da sua conta da Autodesk Account.