Saiba como editar uma parede cortina para criar padrões personalizados de montantes e painéis.
Anatomia de uma parede cortina
Para entender a edição de paredes cortina no Revit, primeiro vamos examinar as partes que compõem o elemento de parede cortina. Compreender essas partes ajudará a entender melhor o que pode ser editado e de onde pode editá-lo. Há quatro subsistemas que se unem para criar uma parede cortina:
Bordas da parede – A borda é constituída pelos contornos externos de uma parede cortina. A borda é estabelecida pela altura da parede (definida pelos parâmetros de instância das restrições base e superior) e os pontos inicial e final da parede. Normalmente, uma parede cortina é uma forma retilínea, mas é possível editar o perfil da parede para criar diferentes formas de borda. As bordas das paredes horizontal e vertical têm famílias de montantes atribuídas a elas nas propriedades de tipo de parede.
Eixos – Os eixos quebram a superfície geral da parede cortina em partes menores. Os eixos regularmente espaçados podem ser definidos nas propriedades de tipo da parede cortina e são automaticamente colocados quando a parede cortina é criada. Os eixos também podem ser inseridos manualmente na parede cortina. As propriedades de instância controlam o ângulo dos eixos vertical e horizontal.
Montantes – As famílias de montantes são colocadas nas linhas de eixo e nas bordas da parede cortina. A família de perfis usada pela família de montantes estabelece a forma e o tamanho dos montantes.
Painéis cortina – Um painel cortina preenche a área de uma parede cortina estabelecida pelos eixos. Normalmente, os painéis são painéis de vidro ou sólidos, mas um painel pode ser composto de outro tipo de parede ou pode ser um tipo de família especial que age como um painel de parede cortina e uma porta. Os painéis usados em uma parede cortina podem ser definidos pelo tipo de parede cortina ou podem ser trocados individualmente para diferentes painéis.
Controlar o tipo de parede cortina e os parâmetros de instância
As propriedades de tipo de uma parede cortina são o primeiro lugar que você deseja olhar ao editar paredes cortina. É uma função muito importante, pois pode afetar muitas paredes cortina no modelo, todas em um único lugar. A configuração das propriedades de tipo define os padrões usados ao colocar uma parede cortina. Os parâmetros que você pode definir nas propriedades de tipo de uma parede cortina são:
Painel cortina – Define a família de painéis padrão que é usada para a parede cortina.
Condição de união – Use esse parâmetro para controlar se os montantes verticais são modelados como contínuos ou se os montantes horizontais são modelados como contínuos .
Eixo vertical e eixo horizontal – Define o espaçamento das linhas de eixo na parede cortina. Uma linha de eixo é inserida automaticamente quando as cotas da parede cortina são aumentadas. Se um eixo for definido como Número fixo, o número de eixos cortina colocados na parede cortina será controlado nas propriedades de instância.
Montantes verticais e horizontais – Defina a família de montantes padrão usada para os montantes de borda e internos. Os montantes são colocados em cada eixo da parede cortina. As bordas são listadas como Borda 1 e Borda 2 porque, dependendo da direção da vista, a esquerda e a direita podem ser invertidas. Como melhor prática, faça uma alteração em um dos parâmetros de borda e clique em Aplicar na caixa de diálogo para entender qual borda é afetada pela alteração.
Quando um eixo de parede cortina, montante ou painel é definido pelas propriedades de tipo da parede cortina quando selecionada, é exibido com um ícone de pino . Para fazer uma alteração em um elemento fixado, primeiro é preciso desafixar o elemento clicando no ícone de pino.
Os parâmetros de instância de uma parede cortina são onde você controla o posicionamento do eixo específico e o ângulo dos eixos cortina definidos pelos parâmetros de tipo. Os eixos vertical e horizontal são justificados ao início, ao fim ou ao centro de uma parede cortina. O valor de deslocamento fornece controle fino adicional sobre as configurações de justificação do eixo. É possível definir os parâmetros de ângulo dos eixos de -89 a 89 para rotacionar os eixos da parede cortina à medida que eles se relacionam com as bordas da parede cortina.
Eixos horizontais e verticais a 15 graus
Personalizar eixos e montantes
As propriedades de tipo fornecem o controle sobre os eixos e montantes, mas elas somente fornecem uma forma para criar um eixo regular que sempre usa o mesmo espaçamento. Para padrões mais complexos, é necessário inserir manualmente eixos cortina. Para colocar um montante, um eixo cortina deve ser colocado primeiro.
Abra uma vista 3D ou de elevação.
Clique na guia Arquiteturapainel Construção (Eixo cortina).
Clique em Modificar | guia Inserir grelha de parede cortinapainel Colocação e selecione um tipo de colocação.
Todos os segmentos – Coloca um eixo cortina de uma borda na borda oposta da parede cortina.
Um segmento – Coloca um eixo cortina de uma aresta do painel na outra aresta do painel no painel selecionado.
Todos exceto o selecionado – Coloca um eixo cortina de uma borda na borda oposta da parede cortina. Como uma segunda etapa, clique nos segmentos de eixo cortina onde um eixo cortina não é necessário.
Coloque o cursor ao longo das arestas da parede e uma linha de eixo temporária é exibida.
Clique para colocar as linhas de eixo.
Cada seção do eixo (unidade de desenho) é preenchida com um painel de parede cortina separado do tipo selecionado.
Clique em Esc quando terminar.
Adicione linhas de eixo adicionais, se necessário, ou clique em Modificar para sair da ferramenta.
Para linhas de eixo existentes, use a ferramenta Adicionar/Remover segmentos.
Selecione um eixo cortina.
Clique em Modificar | guia Grelhas de parede cortinapainel Grelha de parede cortinaAdicionar/Remover segmentos.
Clique no segmento de eixo cortina para removê-lo.
Quando você remove segmentos, os painéis adjacentes se unem.
Clique em um espaço em branco na área de desenho.
Após criar os eixos cortina no padrão necessário, adicione montantes às linhas de eixo cortina.
Clique na guia Arquiteturapainel Construção (Montante secundário).
Clique no tipo de montante secundário desejado no Seletor de tipo.
Em Modificar | guia Inserir montanteguia Colocação, selecione uma das seguintes ferramentas:
Linha de eixo: quando você clica em uma linha de eixo na área de desenho, esta ferramenta coloca um montante através de toda a linha de eixo.
Segmento de linha de eixo: quando você clica em uma linha de eixo na área de desenho, esta ferramenta coloca um montante no segmento individual da linha de eixo clicada.
Todas as linhas de eixo: quando você clica em qualquer linha de eixo na área de desenho, essa ferramenta coloca montantes em todas as linhas de eixo.
Clique na área de desenho para colocar montantes secundários nas linhas de eixo, como desejado.
Clique em Modificar.
O vídeo a seguir demonstra como modificar uma parede cortina para usar um padrão de eixo personalizado.
Trocar painéis
Os painéis cortina são a parte final da parede cortina que pode ser personalizada. Os painéis cortina são famílias, portanto, são trocados como outras famílias. Selecione um painel cortina, você pode precisar usar a tecla tab para deslocar a seleção para selecionar o painel. Com o painel selecionado, use o Seletor de tipo para alterar o painel para outra família. Na maioria dos modelos, um painel envidraçado padrão e um painel sólido padrão são incluídos, mas outras famílias de painéis podem ser incluídas no modelo que você usa.
As portas em paredes cortina são famílias especiais que são consideradas pelo Revit para pertencerem à categoria de porta e à categoria de painel cortina. Para adicionar uma porta a uma parede cortina, o processo é o mesmo que trocar um painel cortina com o seletor de tipo. A porta, nesse caso, preencherá todo o painel da aresta do eixo para a aresta do eixo. Considere a possibilidade de adicionar eixos cortina manualmente para dimensionar o painel para o tamanho correto da porta que você está inserindo.
Um painel em uma parede cortina pode ser trocado para uma parede padrão ou outras paredes cortina. As famílias especiais podem ser criadas como painéis para criar condições como grades de ventilação ou para simular montantes para criar um padrão muito complexo. A imagem abaixo mostra uma parede cortina com painéis trocados para torná-la personalizada. O painel na parte superior foi substituído para usar uma parede padrão , um painel de porta , um painel personalizado com chanfros e um painel personalizado com diferentes tipos usados para representar um padrão de montante complexo.