Criação de notas-chave

Saiba como usar as ferramentas de criação de notas-chave para ajudar a acelerar a anotação dos modelos.

O que são notas-chave?

A nota-chave é um método de anotação de desenhos que remonta aos tempos do desenho manual. A técnica envolve o uso de um número com uma chamada de detalhe , usado para anotar um elemento e, em seguida, uma legenda na folha ou ao lado do desenho indicando a que cada número se refere. Isso faz com que a maior parte das anotações necessárias possam ser feitas todas em um único lugar. Portanto, era mais fácil escrever à mão e/ou fazer alterações quando necessário.

Quando o CAD apareceu, havia menos necessidade de criação de notas-chave porque era mais fácil inserir e editar textos. As notas-chave não eram muito usadas porque podem ser consideradas confusas ao ler um desenho. Ao colocar a nota de texto diretamente ao lado de elementos em um desenho, a pessoa que lê o desenho não precisa olhar para a legenda para localizar o valor. Agora que os dados e os fluxos de trabalho BIM fazem parte de cada família do Revit, talvez você queira examinar novamente a criação de notas-chave.

Por que você deveria usá-lo?

Todo mundo quer aumentar sua produtividade. Fazer anotações em desenhos é algo que pode levar muito tempo. Usando as ferramentas de criação de notas-chave no Revit, é possível tornar esse processo muito mais eficiente. Como parte dos Dados de identidade em Parâmetros de tipo, cada família contém um parâmetro para uma “Nota-chave”. Quando você atribui um valor ao parâmetro, é possível identificar o elemento e ler esse valor no identificador automaticamente. A ferramenta de criação de notas-chave precisa ser configurada com antecedência para maximizar a eficiência; isso faz com que as pessoas não usem muito esse recurso. Se o valor da nota-chave estiver em branco (como é o caso para as famílias padrão), você terá que atribuir o valor para cada elemento no modelo. O tempo gasto com a configuração de valores de notas-chave para os elementos usados com mais frequência pode compensar, fazendo com que a criação de notas-chave seja uma ferramenta valiosa para anotar os projetos.

Outro motivo para considerar a criação de notas-chave é a capacidade de padronizar as anotações e lidar com mais facilidade com alterações de especificações e anotações. Os valores de notas-chave atribuídos às famílias são provenientes de um arquivo de texto de notas-chave. Esse arquivo externo é gerenciado e padronizado com mais facilidade. Se todos os projetos usarem o mesmo arquivo de notas-chave, você poderá ter certeza de que todas as notas serão consistentes onde aparecerem. Se for necessário fazer uma alteração na forma como uma nota é lida, altere o arquivo de notas-chave e recarregue. Em todos os lugares do modelo onde esse valor de nota-chave for usado, será atualizado com o novo valor do arquivo de notas-chave.

É importante compreender que o sistema de notas-chave fornece um número e um valor de texto para qualquer nota-chave atribuída. Tradicionalmente, na época do desenho manual, a nota-chave usada no identificador era um número e, em seguida, uma legenda era usada para vincular o número do identificador à descrição. No Revit, o identificador de nota-chave pode exibir o número, o texto associado ao número ou o texto e o número. Se você escolher exibir o texto no identificador, poderá considerar a criação de notas-chave como uma forma mais rápida e consistente de anotar as vistas do modelo. As duas imagens abaixo ilustram o mesmo detalhe anotado usando notas-chave. A imagem à esquerda exibe o número da nota-chave no identificador, enquanto o detalhe à esquerda usa as mesmas informações de nota-chave, mas somente exibe o valor do texto da nota-chave. Se você usar apenas um número, ainda precisará de uma legenda de nota-chave para descrever os números atribuídos. Consulte Sobre as legendas de notas-chave.

Adicionar notas-chave a uma vista

  1. Clique na guia Anotaçãopainel Identificadormenu suspenso Nota-chave, e selecione um tipo de nota-chave (Elemento, Material, ou Usuário).
  2. Na paleta Propriedades:
    • No Seletor de tipo, selecione um estilo de nota-chave (Número, Número - Caixa [Grande ou Pequena] ou Texto).
    • Selecione a caixa de seleção Chamada de detalhe para mostrar ou ocultar a chamada de detalhe do identificador da nota-chave.
    • Especifique a orientação do identificador da nota-chave (horizontal ou vertical).
  3. Na área de desenho, clique no elemento ou material relevante para identificar qual elemento deve ser identificado. Uma ponta de seta aparece nesta localização.
  4. Clique no segundo ponto do primeiro segmento para uma chamada de detalhe.
  5. Clique no ponto final para a extremidade do segundo segmento da chamada de detalhe e a localização do identificador da nota-chave.

    Se o elemento ou material já possui um valor inserido para o parâmetro de nota-chave, ele aparecerá automaticamente no identificador. Caso não apareça, a caixa de diálogo Notas-chave será aberta, onde será possível selecionar o valor da nota-chave.

Vídeo: Colocar e editar notas-chave de elementos

Arquivo de texto de notas-chave

As notas-chave são definidas em um arquivo de texto delimitado por espaço. É possível usar o Microsoft® Excel ou um aplicativo similar de planilha para gerenciar os dados e, em seguida, exportá-los para um formato de arquivo delimitado por espaço.

A primeira parte do arquivo de texto será reservado para os cabeçalhos/categorias principais (os valores principais). O restante do arquivo é para subcabeçalhos/categorias (os valores secundários). Um arquivo delimitado por espaço requer o uso da tecla Tab para criar espaços entre as entradas de dados.

Alterações feitas na tabela de notas-chave não estarão disponíveis na sessão do projeto atual do Revit. As alterações estarão disponíveis quando o projeto for fechado e reaberto, ou o arquivo for recarregado a partir da caixa de diálogo de configurações de nota-chave.

Confira abaixo uma amostra de uma parte de um arquivo de notas-chave mostrando a formatação. Isso ilustra uma entrada para a Divisão 11 com duas categorias e uma subcategoria. Quando você cria seu próprio arquivo personalizado de criação de notas-chave, é possível criar quantas categorias e subcategorias forem necessárias para atribuir.

Arquivo texto de amostra de notas-chave

Categoria principal CSI (valor principal)

11000 [guia] Divisão 11 - Equipamento

CSI Master formato Subcategoria/Cabeçalho [guia] Subcategoria/Descrição do cabeçalho [guia] CSI Masterformato Categoria principal/Valor do cabeçalho(valor principal)

11060 [guia] Equipamento de teatro e palco [guia] 11000

11061 [guia] Conchas acústicas [guia] 11000

Para subcategorias de subcategorias

11060.A1 [guia] Aparelhador de contrapeso [guia] 11060

Vídeo: Editar um arquivo de texto de notas-chave

Considerações adicionais

Para ser mais eficaz, o fluxo de trabalho de criação de notas-chave assume que as famílias do modelo têm valores de notas-chave atribuídos a elas. Se tiverem valores atribuídos, usar a nota-chave poderá ser uma forma muito rápida de anotar as vistas do modelo. Se as famílias não tiverem valores de notas-chave, será necessário escolher o valor da nota-chave ao colocar o identificador, o que pode tornar o processo consideravelmente mais lento.

Quando avaliar se a criação de notas-chave é um recurso útil, você deve levar em conta que é necessário se esforçar para atribuir valores de notas-chave e fazer ajustes no arquivo de notas-chave personalizado para suas necessidades. Considere a possibilidade de manter uma biblioteca e modelos com valores de notas-chave consistentes atribuídos como parte do fluxo de trabalho geral. Alguns processos de gerenciamento fora do trabalho do projeto deverão ser mais eficazes ao usar notas-chave nos projetos.

O fluxo de trabalho descrito neste tópico assume que você está usando notas-chave de elementos. Também é possível usar notas-chave em materiais ou criar notas-chave com base no usuário. O fluxo de trabalho é semelhante, mas ligeiramente diferente na forma como as notas-chave são aplicadas aos elementos do modelo.