Ferramentas de edição de forma

Use as ferramentas de edição da forma para manipular a superfície de um piso, telhado ou sólido topográfico plano (não inclinado) definindo os pontos altos e baixos para a drenagem.

O que é a edição de forma?

As ferramentas de edição da forma são usadas para manipular a superfície de um piso ou telhado plano (não inclinado) definindo os pontos altos e baixos para a drenagem. As ferramentas de edição de forma também são usadas para criar elementos de sólidos topográficos representando recursos do terreno em modelos. É possível definir como as elevações são medidas durante a edição de forma na faixa de opções contextual. As elevações são exibidas próximas ao cursor durante a edição , facilitando a edição com precisão.

Especificando a elevação desses pontos, será possível dividir a superfície em sub-regiões que podem se inclinar independentemente.

Por que você deveria usá-la?

Use as ferramentas de edição de forma para inclinar elementos com espessura constante ou a superfície superior de um elemento com uma camada de espessura variável, para modelar o seguinte:

  • Um piso ou um telhado de espessura constante suportados por estrutura inclinada não plana.
  • Um material de espessura variável usado para inclinar a superfície de um plano horizontal (por exemplo, isolamento cônico).
  • Um material de espessura variável abaixo da superfície (todos os materiais acima seguirão a forma do material variável), como ilustrado neste sólido topográfico.
Os elementos editados pela forma não reportarão uma espessura verdadeira. As ferramentas de edição da forma foram projetadas para permitir inclinações moderadas e, nestes casos, as variações na espessura verdadeira são triviais. No entanto, inclinações mais significativas aumentarão essa variação. O Revit emitirá um aviso quando a inclinação desvia significativamente da espessura esperada.

Para poder ativar as ferramentas de edição de forma, as seguintes condições precisam ser atendidas:

  • Os elementos precisam ser planos e estarem em um plano horizontal.
  • Um telhado não pode ser anexado a outro telhado e o telhado não pode ser um telhado cortina. Se uma destas condições não é atendida, não será possível usar os botões de edição da forma da laje. Se essas condições forem violadas posteriormente por alguma edição de elemento, a edição da forma da laje causará um erro com um retorno de chamada que permitirá que o usuário redefina a edição da forma da laje.

Como você usa as ferramentas de edição de forma?

As ferramentas de edição de forma permitem transformar um elemento de laje plana, um telhado, um piso ou um sólido topográfico em um elemento com uma superfície de inclinação complexa. A superfície pode ter inclinação em várias direções com ângulos diferentes.

Uma aplicação para uma laje com forma editada pode ser um telhado em um edifício grande. Use a edição de forma para adicionar drenos internos ao telhado, construído usando isolamento inclinado. As ferramentas de edição de forma são exibidas na guia contextual. Use Selecionar suportes para dividir os elementos do telhado nas vigas de suporte. Elas também ajustarão a posição do telhado se o suporte e o telhado não estiverem alinhados. É possível clicar para adicionar uma linha de divisão para dividir mais o telhado.

Se a ideia do projeto é ter uma parte plana da laje enquanto outras são variáveis, ajuste a estrutura do tipo de telhado. Neste exemplo, a camada de isolamento é definida para ser variável. Agora, a parte inferior da laje permanece plana, e a camada de isolamento e todas as camadas acima dela são inclinadas.

Quando forem adicionados pontos durante a edição da forma, use a configuração Base da elevação para definir a elevação relativa do ponto. É possível escolher medir elevações do nível atual, do ponto base do projeto, do ponto de levantamento topográfico e da origem interna. Também será possível decidir se os pontos são adicionados em uma elevação absoluta dos dados selecionados ou deslocar uma distância especificada da superfície existente.