Adicione, edite ou remova combinações de carga usando a caixa de diálogo Casos e combinações de carga.
- Clique em Analisar
Modelo analítico
(Casos e combinações de carga).
- Expanda a guia Combinações de carga.
- Clique em Adicionar.
- Clique no campo Nome e ajuste o nome da combinação de carga.
- Clique no campo de fórmula para editar a fórmula de combinação de carga e/ou adicionar os fatores para cada caso de carga na coluna correspondente.
- Clique na coluna Estado limite e escolha um estado limite na lista.
- Opcionalmente, clique na coluna Usos de carga e escolha um ou mais usos para a combinação de carga.
Nota: É possível editar fórmulas de combinação de carga na coluna Fórmula ou editando o fator para cada caso de carga correspondente na coluna associada. Na coluna Fórmula, a sintaxe é obrigatória: o nome do caso de carga seguido pelo sinal de multiplicação seguido pelo fator. A ordem de cada grupo de fatores de caso de carga não é obrigatória.
Nota: É possível copiar o conteúdo da tabela Combinações de carga (ou qualquer outra tabela nessa caixa de diálogo) para uma planilha externa:
- Selecione as linhas e copie a seleção (CTRL+C).
- Abra a planilha e cole a seleção copiada (CTRL+V).
Estado limite
Na coluna Estado limite da tabela Combinação de carga, selecione Grau de serviço ou Ultimate. A definição do estado de combinação de carga como Grau de serviço reflete como uma estrutura se comporta (deflexão, vibração etc.) sob carga normal ou esperada, enquanto os estados Ultimate são baseados na capacidade total de uma estrutura para resistir com segurança a cargas extremas ou “fatoradas” sem que ocorra falha (deformação, fraturas etc.).
Usos de carga
O parâmetro do uso da combinação de carga é definido pelo usuário (gravidade, lateral ou combinado).
- As combinações de carga por gravidade incluem as cargas verticais, permanentes ou fixas (peso próprio da estrutura – piso, vigas, colunas etc.) e cargas varáveis com base na ocupação (pessoas em um andar de escritório, caixas em um depósito, neve em um telhado etc.).
- As combinações de carga lateral incluem as cargas horizontais, permanentes ou fixas (solo apoiado em uma parede de fundação) e cargas variáveis (vento contra a face de uma estrutura ou a vibração de uma estrutura em um terremoto).
- As combinações de carga combinadas incluem graus de variação de gravidade e cargas laterais com o objetivo de contar para os casos nos quais as estruturas estão ocupadas e sofrem cargas de vento ou terremoto.