Vídeo: Criar um projeto e adicionar níveis

Na parte 1 do tutorial, você vai iniciar um projeto e criar níveis para a fundação, o piso da loja e os parapeitos superior e inferior do modelo de construção.

Este vídeo demonstra como:

  1. Crie um projeto a partir de um modelo.
  2. Renomeie os níveis de padrão e modifique as elevações do nível.
  3. Adicione um nível ao especificar o ponto inicial e final do nível.
  4. Adicionar um nível deslocando a elevação de um nível existente.
Nota: Este vídeo foi gravado usando o Revit LT 2020. Quando executar os procedimentos, você poderá notar pequenas diferenças na funcionalidade e na interface do usuário.

Siga as etapas

Transcrição

Para criar um novo projeto, use um modelo de projeto. Clique no link Novo na página Início. É possível alterar os modelos padrão na caixa de diálogo Opções, que é acessada no menu do aplicativo. Aqui, vamos navegar para um modelo específico usado para este tutorial.

Ao iniciar um projeto, é aconselhável estabelecer referências de nível que forneçam uma estrutura para iniciar a construção do modelo. Para visualizar os níveis no projeto e inserir novos níveis, primeiro é preciso estar em uma vista de elevação ou de corte. Neste caso, abra a Elevação sul clicando duas vezes no Navegador de projeto.

Observe que foram definidos dois níveis para este projeto. É conveniente renomear esses níveis existentes para refletir o esquema de nomenclatura do seu próprio projeto.

Para renomear um nível na vista, selecione o nível, clique em seu nome e insira um novo nome. Quando você renomear os níveis, será perguntado se você também deseja renomear as vistas correspondentes; isto é, a vista de planta e as vistas de forro refletido associadas a esse nível. Clique em Sim para alterar automaticamente os nomes dessas vistas no Navegador de projeto.

Como alternativa à renomeação do nível na área de desenho, é possível clicar com o botão direito do mouse no nome do nível no Navegador de projeto e selecionar a opção Renomear. Novamente, será perguntado a você sobre as vistas correspondentes, e você deverá clicar em Sim. Para alterar a altura ou a posição de um nível, é possível selecionar a cota associada na área de desenho e inserir um novo valor. O marcador de nível será movido para a nova posição.

Para adicionar um novo nível, selecione a ferramenta Nível na guia Arquitetura da faixa de opções. Quando você usa a ferramenta de Desenho de linha, o nível efetuará o snap para alinhamento com os níveis existentes no projeto. Também é possível usar as cotas temporárias para ajudá-lo a posicionar o nível. E se o nível for inserido na posição errada, sempre será possível reposicioná-lo por meio da edição da cota ou arrastando o marcador de elevação.

Para inserir o próximo nível, selecione a ferramenta Selecionar linhas no painel Desenhar. Ao usar essa ferramenta, é possível selecionar um valor de deslocamento, para inserir o nível à distância especificada da linha selecionada. Nesse caso, você desloca o nível da linha de seleção por 500 milímetros. Esse nível somente representa uma referência para o projeto, e não um andar de construção. Portanto, uma vista de planta não é necessária, e a opção está desmarcada na barra de Opções. Como esses dois níveis são muito próximos entre si, clique no controle Adicionar cotovelo na linha de nível e ajuste a posição da extremidade inicial do nível.

Os dois novos níveis agora estão listados no Navegador de projeto, onde é possível renomeá-los usando o método do clique com o botão direito. O Navegador de projeto classifica os níveis em ordem numérica ou alfabética por padrão. Neste exemplo, o esquema de nomenclatura começa com um zero e o número para manter os níveis organizados no Navegador de projeto.