Desenhe o arco e especifique o número de elementos para exibir na matriz.
- Siga uma destas etapas:
- Selecione os elementos a serem copiados na matriz e, em seguida, clique em Modificar | guia <Elemento>
painel Modificar
menu suspenso Copiar
(Matriz).
- Clique na guia Modificar
painel Modificar
menu suspenso Copiar
(Matriz), selecione os elementos a serem copiados na matriz e, em seguida, pressione Enter.
- Na barra de opções, clique em
(Radial).
- Selecione as opções desejadas, como descrito para a criação de uma matriz linear.
Dica: Ao criar uma matriz radial, o procedimento é similar a rotacionar e copiar um elemento. Consulte
Rotacionar elementos.
- Reposicione o centro do controle de rotação (
) para a localização desejada arrastando ou clicando em Centro de rotação: Colocar na barra de opções e clicando para selecionar uma localização. Os membros da matriz serão colocados em torno de um arco medido deste ponto. Na maioria das instâncias, é desejado arrastar o centro do símbolo de rotação para fora do centro dos elementos selecionados. O controle efetua o snap nos pontos e linhas de interesse, como paredes e as interseções de paredes e linhas. Também é possível arrastá-lo para um espaço aberto.
- Mova o cursor para uma posição onde o arco da matriz radial irá começar. (A linha irradia do centro do símbolo de rotação para a posição do cursor).
Nota: Se você desejar especificar o ângulo de rotação (ao invés de desenhá-lo), especifique um valor de ângulo na barra de opções e pressione Enter. Pule as etapas remanescentes.
- Clique para posicionar o primeiro raio da rotação. Se o cursor efetua o snap ao especificar o primeiro raio, a linha de snap irá rotacionar junto com a caixa de visualização e efetua o snap nos ângulos na tela ao colocar o segundo raio.
- Mova o cursor para colocar o segundo raio de rotação.
Outra linha é exibida para indicar o raio. Uma cota angular temporária aparece quando você rotaciona, e uma imagem de visualização mostra a seleção rotacionando.
- Clique para colocar o segundo raio e finalizar a matriz.
Se tiver selecionado Mover para o segundo na Barra de opções, o segundo raio de rotação define a localização do segundo membro da matriz. Membros adicionais da matriz são colocados usando o mesmo espaçamento.
Se tiver selecionado Mover para o último, o segundo raio de rotação define a localização do último membro da matriz. Membros adicionais da matriz são espaçados por igual entre o primeiro e o último membro.
Se tiver selecionado Agrupar e associar na Barra de opções, aparecem controles na matriz radial. Use os dois controles nas extremidades para alterar o ângulo do arco. Use o controle do meio para arrastar a matriz para uma nova localização. Use o controle superior para alterar a escala do raio da matriz.
Nota: A opção Agrupar e associar somente é exibida quando você está trabalhando no Editor de famílias. Ela não está disponível ao trabalhar no ambiente do projeto.
Exemplo

Desenhar o arco para a matriz radial

Especificar o número dos elementos na matriz

A matriz radial concluída