Criando ajudas de multidão

O sistema de multidão no Character Studio utiliza dois objetos auxiliares diferentes: Multidão e Delegado. A primeira etapa na criação de uma simulação de multidão é a criação dessas ajudas. A ajuda de Multidão serve como o centro de comando para configuração e resolução de simulações de multidão, enquanto o Delegado fornece um dublê para cada objeto animado na multidão. Utilize os controles auxiliares Multidão para animar os delegados e, posteriormente, vincular objetos a delegados para criar a animação finalizada.

Ajuda de multidão

Um objeto auxiliar Multidão aparece nas viewports como tetraedro azul. A localização e o tamanho da ajuda de Multidão não afeta a simulação. Para o fluxo de trabalho mais fácil, crie a ajuda com um tamanho relativamente grande e coloque-a onde você possa selecionar com facilidade. Você raramente precisa de mais de um objeto auxiliar de Multidão por cena.

Depois de criar delegados, utilize a ajuda de Multidão para clonar delegados e distribuir os clones, adicionar comportamentos, aplicar comportamentos aos delegados, vincular delegados aos objetos animados, e muito mais.

Delegar ajudas

O sistema de Multidão no Character Studio utiliza objetos auxiliares de Delegado como intermediários entre a simulação de multidão e os objetos influenciados. Um delegado é um objeto em formato de pirâmide não de renderização. Seu vértice aponta na direção que o sistema de Multidão usa como “avanço” ao mover o delegado.

Utilize um delegado por objeto a ser animado pelo sistema de Multidão. É possível adicionar delegados um a um ou utilizar qualquer método padrão do 3ds Max para clonar objetos, incluindo Shift+clone e a função de matriz. No entanto, o objeto de Multidão oferece uma função conveniente de Dispersar objetos que permite clonar delegados e distribuir os clones sobre uma superfície ou dentro de um volume, com opções para orientação e escala.

Procedimentos

Para criar um objeto auxiliar de Multidão:

  1. No painel Criar, clique em (Ajudas).
  2. Clique em Multidão e arraste o objeto auxiliar para um tamanho adequado.
    Dica: Deixe o objeto auxiliar de multidão grande o bastante para que você possa selecioná-lo facilmente em duas ou mais viewports. O tamanho da ajuda não afeta a simulação de multidão de nenhuma forma.

Para criar um objeto auxiliar de Delegado:

  1. No painel Criar, clique em (Ajudas).
  2. Clique em Delegar. Arraste para uma viewport para definir a posição do delegado e seu tamanho.
    Dica: O delegado sempre aponta "para cima" na viewport em que foi criado. Portanto, se quiser que ele aponte "para frente", ou seja, na direção Y positiva no Sistema de coordenadas universal, você deve criá-lo na viewport superior.

Para clonar e dispersar delegados:

  1. Crie uma ajuda de Multidão e uma ajuda de Delegado.
  2. Decida como distribuir os clones de delegado e crie um objeto para definir como os clones devem ser posicionados: um objeto de grade, uma caixa ou esfera primitiva, uma forma ou qualquer objeto para servir como uma superfície. Como alternativa, é possível distribuir clones em uma área circular sem a utilização de um objeto de distribuição.
  3. Selecione o objeto Multidão e ir vá para o painel Modificar.
  4. Clique em (Dispersar objetos) para abrir a caixa de diálogo Dispersar objetos.
  5. Na guia Clonar, defina o número de clones para criar e selecione o objeto a clonar.
  6. Clique em Gerar clones.

    Isso produz o número especificado de clones na mesma localização. Para variar as posições, orientações e/ou tamanhos, prossiga com as seguintes etapas.

  7. Na guia Posição grupo de Posiciçãorelativa ao objeto, selecione uma opção de distribuição. Clique no botão Nenhum e, em seguida, selecione o objeto de distribuição que você criou anteriormente.

    Como alternativa, para distribuir delegados em uma área circular, selecione o grupo Posicição na área Na área radial e defina um centro e um raio.

  8. Clique em Gerar localizações.

    Isso distribui os clones.

  9. Na guia Rotação, escolha quais dos eixos locais do objeto clonado devem olhar adiante e para cima. Se desejar, especifique os objetos de origem e de destino para as orientações dos clones, bem como limites para desvios aleatórios da orientação calculada.
  10. Clique em Gerar orientações.
  11. Na guia Escala de cada eixo, especifique as configurações de Média, Desvio e, opcionalmente, Igual a e uma semente aleatória.
  12. Clique em Gerar escalas.

    Neste ponto, basicamente você terminou. No entanto, para criar uma série de posições, orientações e/ou tamanhos de clones aleatórios, siga as próximas duas etapas e repita conforme necessário.

  13. Em Todas as operações, ative Posições, Rotações e/ou Escalas. Para variar as posições, rotações e/ou escalas aleatórias, ative as caixas de seleção Semente inc correspondentes.
  14. Clique no botão Dispersão.

    Você pode combinar as funções de clonagem, posição, rotação e escala em uma operação definindo as opções em suas respectivas guias, sem clicar nos botões Gerar e, em seguida, utilizando a guia Todas as operações para aplicar qualquer ou todas as operações de dispersão simultaneamente. Também é possível utilizar a guia Todas as operações Selecionar objetos para transformar para especificar os objetos para dispersão; não apenas clones.