Primitivos Padrão

Primitivos Geométricos são objetos do mundo real, tais como bolas de praia, tubulações, caixas, rosquinhas e cones de sorvete. No 3ds Max, você pode modelar muitos objetos usando um único primitivo. Você também pode combinar primitivos em objetos mais complexos, além de refinar ainda mais com modificadores posteriormente.

Um conjunto de objetos primitivos.

O 3ds Max inclui um conjunto de 11 primitivos básicos (consulte também Primitivos estendidos). Você pode criar primitivos facilmente com o mouse na viewport (consulte Criação de um objeto), e a maioria também pode ser gerada com o uso do teclado. Esses primitivos são listados na implementação Tipo de objeto e no menu Criar.

Dica: Ao criar um primitivo que requer duas ou mais etapas, como um cilindro ou Toro, é possível usar o mouse para mover e girar a viewport entre os passos. Para deslocar o viewport, arraste com o botão do meio do mouse ou gire a roda do mouse. Para girar a viewport, mantenha pressionada a tecla Alt e arraste com o botão do meio do mouse ou gire a roda do mouse.

Também está disponível na implementação Tipo de objeto a opção Grade automática, que permite criar um objeto na superfície de outro.

Você pode converter objetos primitivos padrão em objetos de malha editáveis, objetos poligonais editáveis e superfícies NURBS. Também é possível converter primitivos para remendar objetos; consulte a anotação em Patch editável (as informações no início do tópico explicam como criar esse tipo de objeto).

Todos os primitivos têm nomes e controles de cores e permitem que você insira valores iniciais utilizando o teclado. Veja os tópicos:

Nome de objeto e cor de estrutura de fiação

Criação de primitivos de teclado

As apresentações restantes estão abordadas no tópico específico de cada primitivo.