Polígono editável (Borda)

Uma borda é uma seção linear de uma malha que, em geral, pode ser descrita como a borda de um furo. Normalmente, é uma sequência de bordas com polígonos em um lado apenas. Por exemplo, uma primitiva de caixa não tem borda, mas o objeto bule tem diversas: na tampa, no corpo, no bico e na alça. Se você criar um cilindro e excluir um polígono de extremidade, a linha de arestas adjacente formará uma borda.

Na Borda de polígono editável de subobjetos de nível, é possível selecionar uma ou várias bordas e transformá-las utilizando os métodos padrão. Este tópico aborda as implementações Editar geometria e Editar bordas. Para outros controles, consulte Polígono editável.

Procedimentos

Para criar um polígono que fecha a superfície na borda selecionada:

  1. No nível do subobjeto de Borda, selecione qualquer aresta aberta.

    Isso seleciona todo o ciclo fechado de bordas abertas contínuas que compõem a seleção da borda.

  2. Clique em Extremidade.

Interface

Implementação Seleção

Consulte Polígono editável para obter informações sobre as configurações da implementação Seleção.

Implementação Editar bordas

Essa implementação inclui comandos específicos de edição de bordas.

Nota: Para excluir uma borda, selecione-a e pressione a tecla Delete. Isso exclui a borda e todos os polígonos associados.
Extrusão
Permite efetuar a extrusão de uma borda manualmente usando manipulação direta na viewport. Clique neste botão, e a seguir arraste-o verticalmente em qualquer borda para extrusão.

A extrusão de uma borda a move ao longo de um valor normal e cria novos polígonos que formam os lados da extrusão, conectando a borda ao objeto. A extrusão pode formar um número variável de lados adicionais, dependendo da geometria perto da borda. À medida que você aumenta o comprimento da extrusão, a base aumenta de tamanho, até o ponto em que os vértices ficam adjacentes às extremidades da borda de extrusão.

A seguir, estão importantes aspectos da extrusão de borda:

  • Quando o cursor do mouse está sobre uma borda selecionada, ele é alterado para um cursor de extrusão.
  • Para especificar a extensão da extrusão, arraste verticalmente, e, para definir o tamanho da base, arraste horizontalmente.
  • Com várias bordas selecionadas, arrastar em qualquer efetua a extrusão de todas as bordas selecionadas por igual.
  • Enquanto o botão Extrusão está ativo, é possível efetuar a extrusão de outras bordas ao redor, arrastando-as. Clique novamente em Extrusão ou clique com o botão direito do mouse na viewport ativa para finalizar a operação.
  • Configurações de extrusão Abre o caddy de Arestas de extrusãoque permite executar a extrusão por meio de manipulação interativa.

    Se você clicar no botão após executar uma extrusão manual, a mesma extrusão será feita na seleção atual como visualização e o caddy será aberto com a Altura de extrusão definida como a quantidade da última extrusão manual.

Inserir vértice
Permite subdividir arestas da borda manualmente.

Depois de ativar a opção Inserir vértice, clique no canto de uma borda para adicionar um vértice a esse local. Você pode continuar a subdivisão das bordas, desde que o comando esteja ativo.

Para parar de inserir vértices, clique com o botão direito do mouse na viewport ou clique novamente em Inserir vértice para desativar a opção.

Chanfro
Clique neste botão e, em seguida, arraste uma borda no objeto ativo. A borda não precisa ser selecionada em primeiro lugar.

Se você efetuar o chanfro de várias bordas selecionadas, todas elas serão chanfradas de forma idêntica. Se você arrastar uma borda não selecionada, a seleção das beiras escolhidas será desfeita primeiro.

Um chanfro de borda essencialmente “enquadra” as bordas, criando um novo conjunto de bordas paralelo às bordas, além de novas bordas em todos os cantos. Estas novas arestas são exatamente<valor > distância do chanfro de arestas originais. Novas faces de chanfro são criadas com o ID de material de uma das faces vizinhas (selecionadas aleatoriamente) e um grupo de suavização que é uma interseção de todos os grupos de suavização vizinhos.

Como alternativa, é possível criar um espaço aberto ao redor das bordas chanfradas, basicamente cortando-se nas bordas abertas; para obter detalhes, consulte Chanfro.

  • Configurações de chanfro Abre o caddy de Arestas de chanfro, que permite chanfrar bordas por meio de manipulação interativa e alternar a opção Abrir.

    Se você clicar no botão após uma execução manual de chanfro, o mesmo chanfro será executado na seleção atual como visualização e a caixa de diálogo será aberta com a opção Valor de chanfro definida com a quantidade doa último chanfro manual.

Cobertura
Cobre todo um contorno de borda com um único polígono.

Selecione a borda e clique em Limite.

Nota: As novas faces geradas são atribuídas a um novo grupo de suavização, criando um resultado visualmente atraente.
Ponte
Conecta pares de bordas em um objeto com as “pontes” do polígono. Há duas formas de utilizar ponte no modo de manipulação direta (isto é, sem abrir a caixa de diálogo Configurações de ponte):
  • Selecione um número par de bordas no objeto e, a seguir, clique em Aplicar a ponte. Isso cria imediatamente a ponte entre cada par de bordas selecionadas usando as configurações atuais de Ponte, e depois desativa o botão Ponte.
  • Se não houver seleção de qualificação (ou seja, duas ou mais bordas selecionadas), clicar em Ponte ativará o botão e colocará você no modo Ponte. Primeiro, clique em uma aresta de borda e mova o mouse; uma banda elástica conecta o cursor do mouse à aresta clicada. Clique em uma segunda aresta em uma borda diferente para criar uma ponte entre elas. Isso cria a ponte imediatamente usando as configurações atuais de Ponte; o botão Ponte permanece ativo para conexão de mais pares de bordas. Para sair do modo Ponte, clique com o botão direito do mouse na viewport ativa ou clique no botão Ponte.

Os novos polígonos resultantes de uma operação Ponte são selecionados automaticamente; é possível ver isso acessando o nível de subobjeto Polígono.

Uso da opção Ponte no nível de Borda.

Nota: A opção Ponte sempre cria uma conexão em linha reta entre pares de bordas. Para fazer a conexão em ponte seguir um contorno, aplique ferramentas de modelagem conforme apropriado após criar a ponte. Por exemplo, una duas bordas e utilize a opção Curvatura.
  • Configurações de ponte Abre o caddy Ponte, que permite conectar os pares de bordas por meio de manipulação interativa.
Conectar
Cria novas bordas entre os pares das bordas selecionadas. As bordas são conectadas por seus pontos intermediários.

É possível conectar somente as bordas no mesmo polígono.

A conexão não permitirá que as novas bordas se cruzem. Portanto, por exemplo, se você selecionar todas as arestas de um polígono de quatro lados e clicar em Conectar, somente as arestas adjacentes serão conectadas, resultando em um padrão de diamante.

  • Configurações de Conexão permite visualizar a opção Conectar e especificar o número de segmentos de aresta criados pela operação. Para aumentar a resolução de malha em torno da nova aresta, aumente a configuração de Conectar segmentos de aresta.
Criar forma da seleção
Depois de selecionar uma ou mais arestas, clique nesse botão para criar uma forma de spline a partir das arestas selecionadas. Criar uma forma de caixa de diálogo é exibida, permitindo que você nomeia a forma e o defina como suave ou linear. O giro da nova forma é colocado no centro do objeto polígono.
[peso Group]
Peso
Define a espessura das bordas selecionadas. Usado pela opção de subdivisão NURMS.

Aumentar a espessura de uma aresta tende a empurrar o resultado suavizado.

Dobra
Especifica quanto de dobra é executado na borda ou bordas selecionadas. Usado pela opção de subdivisão NURMS.

Em configurações baixas, a borda é relativamente suave. Em Configurações maiores, a dobra se torna mais visíveis. Em 1,0, a configuração mais alta, a borda não é suavizada.

Editar Tri[angulação]
Permite modificar a forma como os polígonos são subdivididos em triângulos, desenhando arestas internas ou diagonais.

Para editar a triangulação manualmente, ative esse botão. As bordas ocultas aparecem. Clique em um vértice de polígono. Uma linha de faixa elástica é exibida anexada ao cursor. Clique em um vértice não adjacente para criar uma nova triangulação para o polígono.

Dica: Para facilitar a edição da triangulação, ao invés, use o comando Virar (consulte a seguir).
Ativar
Permite modificar a forma como os polígonos são subdivididos em triângulos clicando-se em diagonais. Quando você ativa Girar, as diagonais ficam visíveis como linhas tracejadas em vistas de estrutura de arame e de faces com arestas. No modo Girar, clique em uma diagonal para alterar sua posição. Para sair do modo Girar, clique com o botão direito do mouse no viewport ou clique no botão Girar novamente.

Cada diagonal somente tem duas posições disponíveis em um determinado momento, por isso, clicar duas vezes seguidas em uma diagonal simplesmente retorna-a à sua posição original. Mas alterar a posição de uma diagonal próxima pode tornar uma posição alternativa diferente disponível para uma diagonal.

Para obter mais informações sobre como usar a opção Girar com a ferramenta Cortar avançada, consulte este procedimento.

Editar geometria suspensa

Para obter descrições detalhadas desses controles, consulte Implementação Editar geometria (polimalha e Editar polígono).

Implementação Superfícies de subdivisão

Consulte Implementação Superfícies de subdivisão (polimalha). Não está disponível com o modificador Editar polígono.

Implementação Deslocamento de subdivisão

Consulte Implementação Deslocamento de subdivisão (polimalha). Não está disponível com o modificador Editar polígono.

Implementação de deformação de pintura

A deformação de pintura permite que você trace áreas elevadas e recuadas diretamente em superfícies de objetos. Para obter mais informações, consulte Implementação de deformação de pintura (polimalha).