Saiba mais sobre a suíte de ferramentas de análise de drenagem do Civil 3D.
As ferramentas de drenagem da Autodesk para Civil 3D agora estão incluídas e são instaladas com o Civil 3D 2026.2. Trata-se de um conjunto de ferramentas pronto para produção, projetado para integrar o ambiente de projeto de drenagem do Civil 3D aos recursos de análise que usam a tecnologia dos serviços de nuvem de análise InfoDrainage, tudo sem sair do Civil 3D. Ele melhora os recursos de projeto de drenagem, fornecendo novos fluxos de trabalho para o projeto de tanques, dispositivos de armazenamento subterrâneo e canais abertos, além de áreas de contribuição aprimoradas com suporte expandido ao método de escoamento.

Quando um engenheiro de drenagem se prepara para analisar um sistema, a análise pode ser iniciada diretamente no Civil 3D. Isso permite a utilização de diversos métodos de precipitação e escoamento e facilita a execução de várias simulações de eventos de tempestade. Uma vez concluída a análise, os engenheiros podem validar os resultados, incluindo avisos ou erros, antes de aplicá-los aos componentes de drenagem dentro do desenho e exportar um relatório de análise abrangente.
Para oferecer suporte aos fluxos de trabalho analíticos, é incluído um gerenciador de águas pluviais para a criação e o gerenciamento de eventos de precipitação. Saiba mais.
Novidades da versão 2026.2
Como já foi mencionado, as ferramentas de drenagem para Civil 3D agora são instaladas com o Civil 3D 2026.2. Os aprimoramentos feitos nesta atualização incluem suporte para conjuntos de precipitação de Intensidade-Duração-Frequência (IDF) e compatibilidade de versões de objetos de águas pluviais entre diferentes edições do software.
Aprimoramentos gerais da ferramenta de drenagem
- Todos os objetos de drenagem em um lançamento (incluindo tanques, armazenamento subterrâneo e canais) agora usam uma versão unificada para facilitar o gerenciamento. Essa implementação de versão de objeto permite usar métodos para projetar um sistema de drenagem entre as equipes sem atualizar um desenho para uma determinada versão de software. Os recursos de um objeto dependem da versão na qual ele foi criado e na qual ele está aberto. É possível atualizar os objetos mediante comando para aproveitar os recursos das versões mais recentes do Civil 3D. Saiba mais.
- O Civil 3D agora exibe mensagens de erro claras ao tentar criar referências de dados para objetos de tanque de desenhos hospedeiros criados em versões anteriores. Isso evita problemas de compatibilidade e garante a integridade dos dados ao trabalhar em diferentes versões do projeto.
- Foi adicionado um aviso em caso de métodos de escoamento incompatíveis ao iniciar o recurso Analisar sistema de drenagem. Os métodos Racional e Racional modificado usam os dados de precipitação de chuva IDF em vez de hietógrafos, e esses tipos diferentes de dados de precipitação de chuva não podem ser utilizados juntos. Os métodos de escoamento com base racional não podem ser usados com outros métodos de escoamento na mesma análise.
- Foi aprimorado o comportamento da análise quando as tubulações não têm um coeficiente de rugosidade de Manning atribuído. Um valor padrão de 0,012 é atribuído, e uma mensagem de aviso é exibida informando que esse valor foi usado. Esse aprimoramento resulta em uma notificação de validação não intrusiva, destacando a omissão e dando acesso direto para definir o valor corretamente.
- Agora é possível conectar uma tubulação a um tanque ou objeto de armazenamento subterrâneo durante o layout/criação da rede de tubulação.
- Foi melhorado o comportamento de conexão da tubulação a um controle de águas pluviais. As tubulações agora se conectarão sempre que o ponto final estiver dentro do limite do objeto.
Atualizações da área de contribuição
- Foi adicionado um botão Propriedades da área de contribuição à faixa de opções contextual da área de contribuição para acesso rápido às propriedades de objeto ou de estilo.
- Atualizações foram feitas na guia Propriedades da caixa de diálogo Propriedades da área de contribuição. Saiba mais
- Agora é possível editar dados de segmentos de fluxo e adicionar segmentos de fluxo do tipo necessário para a área de contribuição na guia Propriedades da caixa de diálogo Propriedades da área de contribuição. A vista de segmentos de fluxo antiga foi removida do Civil 3D. Os fluxos de trabalho no produto, como menus de contexto, foram ajustados de maneira adequada.
- Foram adicionados os métodos Racional e Racional modificado à guia Escoamento da caixa de diálogo Propriedades da área de contribuição. Esse tipo de método de escoamento calcula os picos de escoamento de acordo com o tamanho da área de contribuição, o coeficiente de escoamento e a intensidade das águas pluviais derivados dos dados de precipitação de chuva Intensity-Duration-Frequency (IDF).
- Foi ativada a seleção de uma superfície de referência na guia Propriedades da caixa de diálogo Propriedades da área de contribuição, adicionando uma lista suspensa e um botão para seleção no desenho. A funcionalidade foi adicionada aqui para manter a capacidade de escolher uma superfície a ser usada para inclinações do segmento de fluxo.
- Foi reativada a opção para inserir tempo em diferentes unidades para converter o valor de tempo de concentração definido pelo usuário nas unidades de exibição atuais.
- Agora é possível que uma descarga de área de contribuição faça referência a um tanque ou objeto de armazenamento subterrâneo em vez de apenas a uma estrutura de rede de tubulação.
Atualizações do canal
- Foi adicionado suporte para canais no Visualizador de modelos.
- Foi adicionada a opção para extrair linhas de recurso estáticas ou dinâmicas dos canais. Saiba mais.
- Configurações de comando adicionadas. Saiba mais.
- Configurações de linha base do canal adicionadas para tangente de alinhamento, curva de alinhamento e de linha do recurso e espiral de alinhamento. As configurações padrão são 5.0.
- Foram adicionadas configurações de corte transversal do canal para definir o padrão de tipo de corte transversal do canal. A configuração padrão é Trapezoidal.
- Configurações de linhas de recurso do canal adicionadas para template de nome e estilo de linha para as linhas de recurso extraídas.
Atualizações de tanque
- Atualizações na guia Armazenamento da caixa de diálogo Propriedades do tanque. Saiba mais.
- Foi adicionada a opção para exportar dados de curva de armazenamento para um arquivo *.csv.
- Os incrementos de profundidade agora estão disponíveis para definir a curva de armazenamento para um tanque conceitual.
- Foram aprimoradas as tabelas de armazenamento de tanques gerados pela superfície, permitindo a exclusão de linhas definidas pelo usuário que contêm dados inválidos.
- Foram adicionadas opções de cálculo de armazenamento para Volume da superfície, Aproximação cônica ou Área final média. Os tanques gerados pela superfície sempre usarão o volume da superfície.
- Foi adicionado um gráfico de curva de armazenamento dinâmico em fases exibindo a área, a profundidade e o volume de armazenamento. Posicionar o cursor do mouse sobre uma profundidade no gráfico exibirá os dados apropriados para essa fase.
- Atualizações nas configurações de comando e recurso.
- Configurações de comando e recurso adicionadas
- Foi adicionada uma configuração para controlar o estilo padrão das linhas de recurso associadas a um tanque.
- Foram adicionadas configurações de armazenamento para borda livre, incremento de profundidade e método de cálculo de armazenamento.
- Foram adicionadas configurações de infiltração para tipo de infiltração, taxa de infiltração inferior, taxa de infiltração lateral e fator de segurança.
- Foi adicionada uma configuração para controlar o raio da curva padrão para contornos do tanque.
- Foram adicionadas configurações de linhas de recurso do tanque para template de nome, vinculação dinâmica e uma lista das linhas de recurso que serão criadas.
- Foram adicionadas configurações de criação de tanque para profundidade, elevação, referência de elevação e inclinação interna do tanque.
- Foram adicionadas configurações de criação de tanque do objeto para profundidade, referência de elevação, inclinação interna do tanque e uma opção para remover a entidade existente.
- A guia Fluxos de entrada da caixa de diálogo Propriedades do tanque agora contém informações específicas para conexões com tubulações, canais e áreas de contribuição. Saiba mais.
- Atualizações na guia Fluxos de saída da caixa de diálogo Propriedades do tanque. Saiba mais.
- Informações específicas organizadas para conexões com tubulações e canais.
- "Infiltração de base" foi renomeada para "Infiltração de fundo".
Atualizações do armazenamento subterrâneo
- Atualizações na guia Armazenamento da caixa de diálogo Propriedades de armazenamento subterrâneo. Saiba mais.
- O algoritmo para calcular a área de armazenamento e o armazenamento incremental foi revisado. A alteração de qualquer valor em uma fase do armazenamento não afeta a fase anterior. Ao modificar a coluna da área de armazenamento, os valores em outras células dentro dessa coluna permanecem inalterados.
- Foi adicionada a opção para exportar o armazenamento subterrâneo em fases para um arquivo *.csv. Os dados incluem profundidade, área de armazenamento, volume de armazenamento incremental e volume.
- Foi adicionado um gráfico de curva de armazenamento dinâmico em fases exibindo a área, a profundidade e o volume de armazenamento. Posicionar o cursor do mouse sobre uma profundidade no gráfico exibirá os dados apropriados para essa fase.
Aprimoramentos do Gerenciador de águas pluviais
- Conjuntos de precipitação de chuva Intensity-Data-Frequency (IDF) adicionados para gerenciamento de dados de águas pluviais.
- Importe dados de precipitação de chuva IDF de arquivos *.csv personalizados, NOAA, SSA e Hydraflow.
Saiba mais.
- Foi adicionada a opção para exibir, ocultar, ampliar e expandir gráficos de visualização de eventos de águas pluviais e dados de precipitação de chuva IDF conhecidos.
Aprimoramentos da análise do sistema de drenagem
- Os critérios de análise agora são salvos enquanto você trabalha. Os prompts para salvar as alterações foram removidos para agilizar os fluxos de trabalho.
- A análise de drenagem agora solicitará um conjunto de dados de águas pluviais válido antes de entrar no fluxo de trabalho da análise.
- Foram adicionadas entradas e resultados relacionados aos métodos racionais e à precipitação de chuva IDF aos relatórios de análise.
- Foi alterado o método de seleção de águas pluviais de uma análise para usar caixas de seleção na página Critérios de análise.
- Foi adicionado um aviso quando não há fluxos de entrada da área de contribuição ao iniciar a análise do sistema de drenagem.
- Foram feitos aprimoramentos na exportação dos resultados da análise, permitindo a exportação quando parte do sistema de drenagem analisado é alterada. Essa solução permite exportar os resultados e os critérios de análise, mas os dados de entrada permanecerão desativados para evitar a combinação de valores de entrada alterados com os resultados já retornados. A prática recomendada ainda é executar novamente a análise para assegurar que os resultados correspondam ao estado atual do sistema de drenagem.
Novidades da versão 2026.1
Nesta atualização, foram implementadas melhorias para controles de águas pluviais, o Gerenciador de águas pluviais e vários aprimoramentos na interface do usuário.
Aprimoramentos gerais no controle de águas pluviais
Atualizações de tanque
- Agora, os tanques podem ser compartilhados entre desenhos usando atalhos de dados e referências de dados.
- A guia Armazenamento na caixa de diálogo Propriedades do reservatório foi reprojetada para oferecer maior clareza.
- Agora, os reservatórios podem ser criados a partir de superfícies. Eles também podem ser atualizados usando o comando Redefinir a partir da superfície.
- Os reservatórios agora têm classificações de tipo. Os reservatórios conceituais são esboçados no desenho. Os reservatórios com base na superfície são criados a partir de superfícies.
- Quatro novos comandos estão disponíveis para editar o nivelamento de reservatórios: Reservatório de edição rápida, Adicionar inclinação lateral, Adicionar curva de nível e Excluir curva de nível.
- Agora é possível ajustar a inclinação e o volume de um reservatório ao modificar o objeto na tela. Isso inclui ações como adicionar inclinações, editar inclinações, excluir curvas de nível da inclinação, adicionar curvas de nível e editar elevações de curva de nível.
- O comando Adicionar curvas foi renomeado para Tanque de arredondamento.
- A curva de armazenamento de fases para reservatórios com base na superfície pode ser configurada usando os modos "Incremento de profundidade" ou "Definido pelo usuário".
- O cálculo do volume do reservatório foi aprimorado.
- Agora, os menus suspensos de seleção de estilo estão disponíveis em todas as caixas de diálogo de tanques.
Atualizações do canal
- Foi adicionado o comando CreateChannel.
- Formas adicionais de seção transversal estão disponíveis para seções de canal Triangular, Retangular e Personalizado.
- Uma seção de canal personalizado pode ser definida manualmente importando pontos de um arquivo CSV ou selecionando uma submontagem no desenho.
- Uma seção de canal personalizado pode ser definida por meio da importação de uma submontagem existente no desenho.
- A faixa de estacas para uma linha base de canal pode ser personalizada (Estaca original).
- Foi implementado o suporte a Alinhamento e perfil como linha base do canal para a criação de canais.
- As configurações de recurso e comando de canal agora estão disponíveis.
Atualizações do armazenamento subterrâneo
- Agora é possível selecionar um armazenamento subterrâneo e criar, copiar e editar seu estilo de vista de planta no menu de contexto.
- Foi adicionada a capacidade de exibir a proporção de espaço vazio (vazios) em uma profundidade de fases para armazenamento de água.
Aprimoramentos do Gerenciador de águas pluviais
Aprimoramentos da análise do sistema de drenagem