Inserir restrições de montagem pressionando a tecla ALT enquanto arrasta

As restrições de montagem mantêm as posições dos componentes relativos entre si em uma montagem. Também é possível usar o atalho ALT+arrastar em vez da caixa de diálogo Inserir restrição ou do comando Montagem.

  1. A geometria selecionada determina o tipo de restrição a ser aplicada:

    • Para inserir uma restrição de coincidência ou de alinhamento, clique numa face plana, numa aresta linear ou num eixo.
    • Para inserir uma restrição de tangência, clique numa face cilíndrica.
    • Para adicionar uma restrição de inserção, clique numa aresta circular.
  2. Mantenha a tecla ALT pressionada, selecione e arraste o componente até a posição. À medida que arrastar sobre as operações em outras peças, a visualização exibe o tipo de restrição.

  3. Opcionalmente, pressione a barra de espaço para circular pelas opções do tipo de restrição:

    • Selecione uma restrição de coincidência ou de alinhamento.
    • Selecione uma restrição de tangência dentro ou fora da face cilíndrica selecionada.
    • Selecione a direção de uma restrição de inserção.
  4. Opcionalmente, arraste o componente a uma nova posição e circule pelas opções de restrição.

  5. Uma vez colocadas as peças na posição desejada, solte o botão do mouse para criar a restrição. Um som de snap indicará que os componentes estão em uma posição restringida.

    Se a face a ser restringida estiver oculta, pause o cursor por um tempo suficiente até aparecer o comando Selecionar outro. Circule por todas as opções selecionáveis disponíveis e a seguir, clique no ponto central para confirmar a seleção e inserir a restrição.

Aparecerá um símbolo de restrição em ambos os componentes no navegador.

Dicas, teclas de atalho

Use o atalho ALT+arrastar para inferir restrições. Pressione ALT e arraste um componente até a posição adequada. As restrições deduzidas podem ser vistas na janela de desenho ao arrastar o cursor sobre os componentes afetados.

Ao restringir componentes usando o atalho ALT+arrastar, você pode alterar o tipo de restrição depois que começa a arrastar a primeira peça.

Solte a tecla Alt e clique em uma tecla de atalho:

M ou 1

Muda para uma restrição de coincidência. Pressione a barra de espaço para alterar para uma restrição de alinhamento.

A ou 2

Altera para uma restrição de ângulo. Pressione a barra de espaço para alterar a direção do ângulo do componente selecionado.

T ou 3

Altera para uma restrição de tangência. Pressione a barra de espaço para alterar entre uma restrição de tangência interior e exterior.

I ou 4

Altera para uma restrição de inserção. Pressione a barra de espaço para alterar a direção da inserção.

R ou 5

Altera para uma restrição de movimento de rotação. Pressione a barra de espaço para alterar a direção da rotação.

S ou 6

Altera para uma restrição de translação. Pressione a barra de espaço para alterar a direção do deslizamento.

X ou 8

Altera para uma restrição de transição.

Observação: Se você criar uma restrição e esquecer os componentes que estão restringidos um no outro, clique na restrição para realçar os componentes restringidos.