Os pinos são pontos que são adicionados às peças elétricas para indicar onde são associados os condutores.
Utilize o comando Pino para estabelecer a localização e os nomes dos pinos individuais nas peças do Autodesk Inventor. Para definir os pinos, selecione Pino, selecione um ponto na janela de desenho e, a seguir, adicione um nome de pino e propriedades opcionais.
O ponto que for selecionado para cada pino determina se o pino é associativo para a geometria selecionada. Um ponto arbitrário selecionado em uma superfície é a única seleção de ponto que não é associativa. Os pinos não são adaptativos.
Com uma peça aberta ou ativada no local, clique na guia Modelo 3D e selecione o ícone Mostrar painel . Selecione Fiação para exibir o painel Fiação. No
painel Fiação
Pino
.
Na janela de desenho, selecione um ponto para o pino.
Quando um ponto válido é selecionado, o ponto é destacado e é exibida a caixa de diálogo Nome do Pino.
Se necessário, modifique o nome do pino.
Para adicionar propriedades opcionais, clique na guia Personalizado e, a seguir, insira um nome, um tipo e um valor.
Clique em Aplicar.
Será verificado se o nome do pino é único dentro da peça. Se não for único, será pedido que você o renomeie.
Repita os passos 1 a 5 para definir os pinos adicionais.
Clique em Ok para terminar de inserir os pinos.
Se você criar vários pinos, como os dos conectores de cabos planos, os pinos podem ser definidos como grupo em lugar de individualmente.
Utilize o comando Grupo de pinos para definir a localização, a orientação e os nomes de um grupo de pinos em peças do Autodesk Inventor.
Com uma peça aberta ou ativada no local, clique na guia Modelo 3D e selecione o ícone Mostrar painel . Selecione o painel Fiação.
Painel Fiação
Grupo de pinos
.
Na janela de desenho, selecione um ponto de início para o grupo de pinos.
Quando o ponto é válido, ele é ressaltado.
Insira o número de pinos para cada linha.
Insira o valor do espaço que deve ser mantido entre os pinos.
Clique na opção Selecionar se ela ainda não estiver ativada e então clique em uma aresta linear para indicar a direção de orientação dos pinos. A aresta deve ser paralela à direção da linha.
Utilize a seta exibida como guia para verificar a direção. Se necessário, clique em Inverter para inverter a direção.
Insira o número de linhas e o espaço que deve ser mantido entre elas.
Clique na opção Selecionar se ela ainda não estiver ativada e então clique em uma aresta linear para indicar a direção de orientação da linha. A aresta deve ser paralela à direção dos pinos.
Utilize a seta exibida como guia para verificar a direção. Se necessário, clique em Inverter para inverter a direção.
Nome:
Insira um único caractere de letra como prefixo e um número de até três dígitos para o grupo de pinos: por exemplo, A1. Através da visualização, consulte um exemplo da opção de numeração selecionada.
Selecione uma opção de configuração de pino e, a seguir, através da visualização, veja o resultado da opção selecionada. Por exemplo, se você selecionar Linha sequencial, é incrementado sequencialmente o número dos pinos da esquerda para a direita. Uma linha segunda começaria com o número seguinte.
Clique em Aplicar.
Será verificado se o nome do grupo de pinos é único na peça. Se não for, o sistema lhe pedirá que o renomeie.
Clique em Ok para terminar de inserir o grupo de pinos.
Da mesma forma que os pinos são adicionados a um conector como grupo, também são editados como grupo. Quando é editado um grupo de pinos, podem ser alterados sua localização, orientação e espaçamento.
Quando é excluído um pino, os fios associados a ele ficam soltos. É possível reassociá-los usando a opção Editar condutor do menu de contexto. Se o pino faz parte de um grupo de pinos, pode ser excluído o grupo inteiro ou um pino individual.