Os estilos são utilizados para formatar objetos nos documentos do Inventor. No Inventor 8 e em versões anteriores, os estilos residiam em um modelo ou documento. Os estilos podem agora residir em uma biblioteca de estilo que contém todas as definições de estilo.
Utilizando bibliotecas de estilos, vários programadores acessam os mesmos estilos, então, a formatação é mais uniforme ao longo de um projeto e os estilos são mais fáceis de atualizar.
Utilizar uma biblioteca de estilos oferece as seguintes vantagens:
Simplificar o gerenciamento de dados de estilo com outros usuários. As bibliotecas de estilos são o modo mais fácil de administrar estilos entre usuários que estão trabalhando no mesmo projeto. Além disso, as bibliotecas podem ser compartilhadas com os contratantes e com os clientes que utilizam o Inventor, o que permite formatar normas e bibliotecas de materiais a serem compartilhadas.
Racionalizar a administração de estilo em grupos de trabalho ou empresas. Uma biblioteca de estilo único para um projeto, permite que todos os usuários consumam as alterações de formatação de um administrador CAD. Manter a formatação de documentos sincronizada torna uma tarefa mais fácil já que todo mundo pode atualizar usando a definição comum encontrada no projeto Biblioteca de estilo.
Esta é a melhor opção a ser utilizada quando se trabalha pela primeira vez com as bibliotecas de estilos.
Se trabalhar com montagens grandes, manter as definições de estilos em bibliotecas de estilos externas pode resultar em benefícios de capacidades.
Se está começando um novo projeto, e é um novo usuário, um usuário existente ou um grupo de trabalho pequeno, utilizar uma biblioteca de estilos desde o princípio do projeto é uma boa opção. Experimente começar com a Biblioteca de Estilos padrão, que é incluída no Inventor, e adaptar a biblioteca e os modelos associados às suas necessidades.
Se for um usuário existente ou um grupo de usuários trabalhando em projetos ativos, ou se estiver implantando o Inventor em uma grande empresa, considere aguardar para implantar as bibliotecas de estilos. Isto é especialmente importante no caso de projetos grandes com vários usuários e se for necessário um controle DPM explícito dos dados. Dedique um tempo para desenvolver um conjunto de modelos e um esquema de biblioteca de estilos que melhor se adapte aos seus processos.
No caso de um usuário com um projeto perto de ser finalizado, considere adiar a implantação da biblioteca de estilos até o término do projeto. Se é um projeto que exige constante manutenção / revisão, considere mudar para usar uma biblioteca de estilo após a conclusão do projeto, mas antes da primeira série de tarefas de manutenção começar.
Inventor: Em um arquivo de projeto (.ipj), é definida a opção Usar biblioteca de estilos para indicar como é utilizada uma biblioteca de estilos no projeto.
Defina Ler Gravar para utilizar a biblioteca de estilo. Esta opção significa que a biblioteca de estilos é gravável. Os projetistas podem criar e alterar estilos e, a seguir, salvá-los na biblioteca de estilos.
Defina para Somente leitura para tornar os estilos disponíveis para os projetistas, mas proíba-os de substituir as definições de estilo na biblioteca. Os projetistas podem criar estilos e salvá-los em documentos individuais, mas a biblioteca é bloqueada.
Esta é a melhor opção a ser utilizada quando se trabalha pela primeira vez com as bibliotecas de estilos.
Se estiver incerto sobre a perda de estilos que já tenha criado em documentos existentes, escolha a opção Somente leitura. Terá acesso aos estilos da biblioteca e poderá analisar qual dos estilos criados anteriormente deseja adicionar à biblioteca. O usuário ou o administrador do CAD podem, em seguida, redefinir a opção do projeto para Ler Gravar (para que a biblioteca de estilos seja gravável) e utilizar uma das ferramentas de gerenciamento para copiar estilos para a biblioteca.
Os arquivos devem migrar de uma versão anterior do Inventor para que seus estilos possam ser adicionados a uma biblioteca de estilos.
Um modelo é um documento normal que contém estilos e outras configurações que podem ser utilizados como padrão.
Quando você define a opção do projeto Usar Biblioteca de estilos como Sim ou Somente leitura e depois cria um documento com base em um modelo, o Inventor compara os nomes de estilo com os estilos no modelo. Os estilos com o mesmo nome são recuperados da biblioteca de estilos. Um estilo no modelo é atualizado para coincidir com a versão da biblioteca de estilos.
Se um modelo contém um estilo que não está na biblioteca, o estilo é adicionado ao novo documento, mas não à biblioteca. Pode ser útil se tiver um conjunto de estilos personalizados que não são para uso geral por outros utilizando a biblioteca de estilo.
Remova os estilos dos modelos que não pretende usar.
Observação (modelos entregues com o Inventor):
Os modelos padrão têm todos os estilos armazenados localmente em memória cache para dar suporte aos projetos que não estão definidos para usar bibliotecas de estilos. Os estilos também são salvos na biblioteca de estilos padrão. Os estilos salvos em memória cache localmente não interferem na utilização da biblioteca de estilos padrão.
Quando um novo documento é criado, todos os estilos de um modelo que não estão sendo utilizados ativamente são removidos do documento recém-criado, desde que o Inventor localize uma coincidência Nome/Valor na biblioteca de estilos do projeto. Se estes modelos são removidos de seus estilos e isso afeta os projetos existentes que não utilizam bibliotecas de estilo, utilize o Editor de estilo e norma para manualmente cache de todos os estilos desejados de volta para os modelos.
Use esta técnica para implementar um conjunto de modelos que podem ser compartilhados entre os dois projetos que utilizam ou não bibliotecas de estilo.
Os projetos de projetos legados geralmente têm documentos que cada um tem um conjunto de estilos.
Consequentemente, muitos documentos em um projeto contém estilos personalizados que não são compartilhados entre todos os outros documentos.
Todos os documentos criados a partir de um modelo contêm um conjunto completo de estilos de modelo, mesmo que o documento não precise de todos eles. Ao utilizar estilos, limpe os estilos que não foram usados em um documento para reduzir o tamanho do arquivo. Com montagens muito grandes, a redução cumulativa do tamanho do arquivo pode resultar em benefícios de capacidade.
Utilize a guia Gerenciar painel Estilos e Normas
Limpar para remover os estilos não utilizados dos documentos individuais para não sobrecarregar os arquivos com estilos duplicados.
Contanto que o estilo limpo esteja salvo em uma biblioteca de estilos, poderá ser recuperado se necessário. Os estilos que residiam somente em um documento e que não migraram para uma biblioteca de estilos são perdidos definitivamente.
Utilize as ferramentas do Inventor para executar a transição de estilos:
Utilizando Criar nova Biblioteca de estilos, copie uma biblioteca existente para personalizá-la ou crie uma biblioteca de estilos vazia e copie estilos para ela.
Utilize o Administrador de Biblioteca de estilos para:
Utilize o Editor de estilos e normas para criar e editar estilos. O Editor de estilos e normas tem base em um documento; isto é, a criação e edição de estilos são executados no contexto do documento aonde o editor de estilos é aberto.
Para executar tarefas gerais de gerenciamento de estilos, utilize os comandos em lotes com base em documentos: