Novidades: 2023
Define os pares de restrições chamados iMates para especificar como as peças se conectam ao serem inseridas num montagem.
Os símbolos identificam iMates. Os símbolos exibem o tipo e o estado da iMate. É possível alterar o nome de um símbolo para que corresponda a uma restrição de coincidência em outras peças.
Várias iMates podem ser definidas como uma peça única.
Faixa de opções: guia Gerenciar painel Autor
iMate
Especifica um ou vários tipos de restrições, geometria e nomes de restrições para definir iMates. A primeira restrição especificada é a iMate principal.
Especifica o tipo de restrição para coincidir quando a peça é inserida e restringida em uma montagem.
especifica que a face selecionada está posicionada face a face ou adjacente e alinhada à outra face em um componente com uma iMate correspondente.
Especifica o ângulo permitido da aresta ou face plana selecionada, quando posicionado em relação a outro componente com uma iMate correspondente.
Exige contato da face, plano, cilindro, esfera ou cone em ponto de tangência em um componente com uma iMate correspondente.
Exige uma restrição de coincidência face a face entre faces planas e uma restrição de coincidência entre eixos ou um componente com uma iMate correspondente.
Seleciona a geometria na peça a ser restringida a uma iMate em outra peça.
Especifica a distância ou ângulo pelos quais as metades da iMate são deslocadas entre si.
Mostra a relação definida quando uma peça é restringida a uma iMate correspondente numa montagem.
Especifica a rotação de um componente em relação a outro usando uma relação especificada. Faces cilíndricas têm como padrão a relação geométrica entre os cilindros selecionados.
Especifica como dois componentes realizam a translação entre si usando uma relação definida.
Seleciona a geometria em dois componentes para restringi-los entre si. Pode ser especificada uma ou várias curvas, planos ou pontos para definir como são ajustadas entre si as peças.
Para as restrições de tipo Rotação, a relação especifica o quanto gira a segunda seleção quando a primeira gira. Por exemplo, um valor de 4,0 (4:1) gira a segunda seleção quatro unidades para cada unidade que a primeira seleção girar. Um valor de 0,25 (1:4) gira a segunda seleção uma unidade para cada quatro unidades que a primeira seleção girar. O valor padrão é 1,0 (1:1). Se duas superfícies cilíndricas estiverem selecionadas, uma razão padrão é calculada e exibida relativa aos raios das duas seleções.
Para restrições de rotação-translação, a distância especifica o quanto a segunda seleção se move em relação a uma rotação da primeira seleção. Por exemplo, um valor de 4,0 mm move a segunda seleção 4,0 mm para cada rotação completa da primeira seleção. Se a primeira seleção for uma superfície cilíndrica, uma distância padrão será calculada e exibirá a circunferência da primeira seleção.
Especifica se o movimento é para frente ou inverso. Clique no botão adequado.
É possível selecionar um componente utilizando a caixa de diálogo Inserir componente e selecionar as opções Inserir interativamente com iMates ou *Gerar iMates automaticamente no local. Se pelo menos um dos componentes já está inserido na montagem, * é feita a correspondência das iMates. É possível aumentar a precisão dos resultados criando uma lista de correspondências.
Cria um nome de iMate. É possível inserir um nome ou deixar em branco e um nome padrão será automaticamente criado.
Cria uma lista de nomes de iMates. Quando um componente é inserido, a correspondência primeiro tenta encontrar um nome na lista, e então coincide as propriedades iMate.
Adiciona um nome. Clique na opção e insira um nome.
Neste exemplo, várias ocorrências de um componente são montadas em um formato de graduação. Para isso, é criada uma lista de correspondências de iMate, de maneira que Posto 1 seja sempre posicionado no Furo 2.