Para criar uma família iAssembly de tubos e tubulações

Se for necessário configurar a montagem de trechos principais em uma família iAssembly, você poderá criar um conjunto intercambiável de tubos e tubulações na tabela de configuração usando o comando Converter em adaptativo. Se você não aplicar o comando Converter em adaptativo, a montagem de trechos principais se comportará como um componente normal do Inventor, não poderá ser configurada e será compartilhada por toda a família iAssembly. Nesse caso, a montagem de trechos principais só poderá ser adaptativa em um membro da iAssembly e continuará sendo não adaptativa em toda a família iAssembly de tubos e tubulações.

Em cada configuração, defina a montagem de trechos principais adaptativa apropriada para que ela possa ser alterada na configuração a fim de atender à necessidades do projeto.

O exemplo a seguir mostra como criar uma família iAssembly de tubos e tubulações com base em um arquivo de montagem de tubos e tubulações. Durante a prática, convém copiar uma montagem de tubos e tubulações e nomeá-la para que você saiba que está trabalhando em um arquivo de prática.

  1. Abra a montagem de prática. Neste exemplo, usaremos uma montagem chamada AirSystemAssy.iam.

  2. Crie uma montagem de trechos principais que contenha rotas e trechos apropriados. Por exemplo, utilize o estilo predefinido ASTM A53/A53M-ASME B16.11 - Tubulação de aço soldado para criar duas regiões de roteamento automático.

  3. Ative a montagem de nível superior.

  4. Criar iPart cmd Na faixa de opções, clique na guia Tubos e tubulações painel iPart/iAssembly Criar iPart/iAssembly.

    O nome de arquivo da montagem de trechos principais é exibido na lista de objetos candidatos, por padrão, Trechos de tubos e tubulações. Na tabela de configuração é selecionada automaticamente o status adaptativo.

    Criar iAssembly

    Observação: A linha de configuração em verde indica a configuração ativa.
  5. Opcionalmente, clique em Nome para personalizar o número de peça e o nome do membro para a configuração da montagem. Neste exercício, utilize a nomenclatura padrão.

  6. Na tabela de configuração, clique com o botão direito do mouse em um número de linha e selecione Inserir linha.

    Será criada uma nova configuração: AirSystemAssy-02. Por padrão, a montagem de trechos principais é não adaptativa, conforme indicado na coluna Trechos de tubos e tubulações: Status adaptativo.

    Configuração de tubulação para criação de Iassembly

  7. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Criar iAssembly e salvar a montagem superior.

  8. No navegador de modelo, expanda Tabela e clique duas vezes em AirSystemAssy-02 para ativar a nova configuração.

  9. Com a montagem superior ativa, clique com o botão direito do mouse na montagem de trechos principais e selecione Converter em adaptativo.

  10. Na caixa de diálogo Converter em adaptativo, ative ou desative a marca de seleção Converter todos os trechos em adaptativos e clique em OK.

  11. Edite as rotas e trechos na configuração ativa quando necessário.

  12. No Navegador do modelo, clique duas vezes em Tabela e verifique o seguinte em relação à montagem de trechos principais:

    • A coluna de status adaptativo tem o valor Adaptativas na nova configuração.

    • Foi adicionada à tabela de configuração a coluna Substituição de tabela.

    • O conjunto intercambiável de tubos e tubulações é iniciado com dois membros da montagem de trechos principais para que possa ser trocado pela linha de configuração desejada por meio da lista suspensa Substituição de tabela.

      Configuração 3 da tubulação para criação do iAssembly

  13. Repita as etapas de 6 a 12 para adicionar mais linhas de configuração e incluir mais membros da montagem de trechos principais adaptativa ao conjunto intercambiável de tubos e tubulações.

  14. Opcionalmente, para trocar outro membro do conjunto intercambiável de tubos e tubulações por uma configuração, clique na célula apropriada de Substituição de tabela e selecione uma determinada montagem de trechos principais.

    Observação: Os membros de uma montagem de trechos principais só poderão ser adaptativos quando estiverem na família iAssembly.
  15. Opcionalmente, se desejar obter um maior controle sobre o status da montagem de trechos principais, como incluir ou excluir a montagem de trechos principais em ou de uma configuração, siga um destes procedimentos:

    • Selecione a montagem de trechos principais na lista de objetos candidatos e clique em para adicionar todos os status à lista de objetos configurados.
    • Expanda a montagem de trechos principais na lista de objetos candidatos, selecione Incluir/Excluir [Incluir] ou Status de fixação [Não fixado] e clique em para adicioná-lo à lista de objetos configurados.
  16. Opcionalmente, na tabela da lista de materiais, adicione à tabela de configuração as propriedades de quantidade e de estrutura da lista de materiais da montagem de trechos principais e defina o valor apropriado.

  17. Uma vez que tenha completado o resto das propriedades iAssembly do Inventor, clique em Verificar para validar a configuração da montagem. Por exemplo, os membros de uma montagem de trechos principais só poderão ser adaptativos quando estiverem na família iAssembly, e a coluna QTD de lista de materiais só pode conter um número ou uma sequência de caracteres de Padrão.

    Se forem produzido erros, a tabela de configuração é marcada em amarelo.

  18. Clique em OK para finalizar a configuração de montagem de tubos e tubulações.

    Em cada configuração, é possível executar modificações de tubos e tubulações independentemente, como executar ajustes de rotas, desenhos e representações.

Dica: