Insira dados detalhados para controlar o processo de cálculo.
Acesse: | Faixa de opções: guia Projeto ![]() ![]() ![]() |
A folga diametral é o parâmetro de projeto mais importante para rolamentos radiais normais. O tamanho da folga diametral afeta consideravelmente o cálculo completo para montagens deslizantes. É necessário incluir todos os fatores que possam causar até mesmo as menores alterações na folga diametral, para que este cálculo seja preciso na medida do possível.
Estes fatores podem ser a pressão da bucha sobre o alojamento do rolamento ou a dilatação das peças do rolamento devido ao acúmulo de calor durante o funcionamento. Utilize esta seção para inserir os dados necessários para calcular a alteração de folga diametral causada por um dos efeitos mencionados anteriormente ou por ambos. Para executar este cálculo é necessário conhecer as propriedades dos materiais que serão utilizados no rolamento projetado. Na tabela seguinte são apresentadas as propriedades necessárias (por exemplo, o módulo de elasticidade em tensão, o coeficiente de Poisson e o coeficiente de dilatação térmica).
Dica: Todas as relações calculadas para o cálculo da alteração da folga diametral são incluídas no Manual do Engenheiro.
Especifique se deseja que a verificação do cálculo seja executada para um valor máximo e mínimo da folga diametral. O cálculo do valor médio da folga diametral é suficiente para os rolamentos que suportem uma carga mais leve. É necessário calcular ambos os valores limite da folga diametral para rolamentos com cargas mais pesadas ou rolamentos com velocidades de deslizamento mais rápidas. Tanto o valor médio como o valor máximo da folga diametral são determinados pelo pino de articulação montado na bucha do rolamento. Os ajustes mais utilizados são H8/f8, H7/f7, H6/d6, H6/e6, H6/f6, etc.
A verificação do cálculo é executada para ambos os valores limites da folga diametral seguindo o mesmo procedimento e as mesmas relações de cálculo usados para o valor médio da folga diametral.
Esta seção da caixa de diálogo pode afetar o cálculo do equilíbrio térmico do rolamento. Durante o funcionamento, origina-se energia térmica no rolamento devido a perdas por atrito. Esta energia está em equilíbrio com o calor conduzido do rolamento. A maior parte do calor originado é removido do rolamento pelo lubrificante. A refrigeração dos rolamentos com ar ambiente costuma ser importante quando estes estão localizado no exterior da máquina. Por este motivo, é preferível incluir uma parte de potência de atrito transferida na área circundante no equilíbrio térmico do rolamento.