É possível organizar manualmente fios individuais, cabos planos e segmentos arrastando-os. Também é possível organizar automaticamente vários segmentos de fio utilizando os comandos Convergência e Convergência de saída.
Utilize o comando Giro para fixar pontos de segmento e, a seguir, arraste os segmentos selecionados com relação a esse ponto fixo. Os pontos de trabalho nos extremos do segmento são exibidos como símbolos de centro de furo.
Com um desenho do diagrama unifilar aberto, edite o esboço que contém o arnés.
Na faixa de opções, clique na guia Diagrama unifilar painel Editar
Giro e, em seguida, clique na extremidade do segmento a ser fixado na janela de desenho
.
Na janela de desenho, clique e arraste uma extremidade não fixada de segmento para mover a outra posição.
Libere o botão do mouse para concluir o deslocamento.
Siga movendo os segmentos ao redor do mesmo ponto de fixação para conseguir a forma desejada.
Para selecionar outro ponto de giro, clique com o botão direito do mouse, selecione Continuar no menu de contexto e, a seguir, selecione um novo ponto de giro.
Se desejar, continue definindo pontos de giro e movendo segmentos.
Clique com o botão direito do mouse e, a seguir, selecione Concluir para completar a operação e remover o ponto de giro.
Um segmento de fio gira ao redor do extremo do segmento do qual emerge. Um fio sem roteamento gira ao redor de seu extremo não selecionado.
Os cabos planos giram sobre o ponto de início ou final selecionado do cabo plano.
Por padrão, os fios têm convergência de saída nos novos desenhos de diagrama unifilar. Quando são localizados em estado de convergência de saída, os fios são distribuídos uniformemente na extremidade de segmento em sentido horário ou em sentido anti-horário e em um ângulo de 90 graus.
Quando os segmentos de fio apresentam convergência, é possível utilizar Convergência de saída para alterar o estado de convergência, o ângulo e a direção nos segmentos de fio que emergem de um ou vários dos segmentos selecionados.
Com um desenho do diagrama unifilar aberto, edite o esboço que contém o arnés.
A partir do navegador ou da janela de desenho, selecione um ou vários pontos finais de fio ou segmento.
Na faixa de opções, clique na guia Diagrama unifilar painel Editar
Convergência de saída
.
Na caixa de diálogo Fios de convergência de saída, clique no botão que representa a direção na qual são ordenados os fios em função da propriedade de nome de pino.
Especifique o ângulo total no qual serão distribuídos todos os fios. O ângulo entre os segmentos de fio é calculado em função do número de segmentos de fio e o ângulo inserido.
Clique em OK.
Por padrão, os fios com convergência utilizam a cor e o diâmetro do segmento do qual procedem e o comprimento do fio mais longo. Só são visualizados a extremidade ou os pontos de trabalho do fio mais longo. As propriedades de arnés associadas aos fios são ocultas. As propriedades são visualizadas de novo quando é selecionado Convergência de saída.
Com um desenho do diagrama unifilar aberto, edite o esboço que contém o arnés.
A partir do navegador ou da janela de desenho, selecione um ou vários pontos finais de fio ou segmento.
Na faixa de opções, clique na guia Diagrama unifilar painel Editar
Convergência
.
Para alterar a convergência que está sendo visualizada, utilize a guia Diagrama unifilar na caixa de diálogo Configuração de arnés.
Se os identificadores estão atribuídos a pinos de condutor ou de condutor de cabo ou os pontos de trabalho de segmento estão definidos para que sejam exibidos em um diagrama unifilar, serão exibidos como caixas de texto centralizados no pino ou ponto associado. Quando um identificador é movido, ele é exibido com uma linha reta até o ponto de trabalho.
Em um desenho de diagrama unifilar, é possível mover todo o arnés para inseri-lo e facilitar sua anotação e visualização no desenho. Quando é movido o arnés, também são movidas as propriedades associadas ao arnés, mantendo seu deslocamento e posição relativa originais.
É possível mover o arnés na vista de desenho e em esboço do desenho. Se o desenho contiver vários objetos de arnés, podem ser movidos independentemente enquanto é editado o esboço de diagrama unifilar.