Inserção de componentes que tenham iMates correspondentes

Novidades: 2023

Use Inserir componente para inserir componentes com iMates correspondentes na montagem. É possível inserir vários exemplares do componente.

Ao inserir membros de uma família iPart ou iAssembly, as iMates são coincididas baseadas em como são especificadas na família. Um membro pode incluir iMates sem nenhum valor de deslocamento, enquanto outro pode ser deslocado a uma quantidade determinada.

Dica: A qualquer hora, é possível clicar com o botão direito do mouse e selecionar Usar iMates para ativar e desativar a opção.

Iguale iMates automaticamente com as opções Inserir interativamente com iMates ou Gerar automaticamente iMates no local.

Durante a inserção de componentes, é possível aplicar iMates de forma automática. Na caixa de diálogo Abrir, selecione a opção Inserir interativamente com iMates ou Gerar automaticamente iMates no local. Também é possível utilizar a seleção Usar iMates no menu de contexto. A primeira correspondência é o primeiro nome da lista de correspondências do componente de destino.

Observação: As propriedades de definição de iMate sempre devem coincidir para que as definições de iMate sejam correspondidas. As definições de iMate com nomes e listas correspondentes, mas sem propriedades correspondentes, não são correspondências.
Observação: As listas correspondentes não impedem a correspondência de outras iMates depois que todas as iMates da lista são consumidas. As listas de correspondências determinam a ordem na qual as iMates serão consumidas.

O sistema tenta fazer todas as correspondências possíveis de nomes antes que o Autodesk Inventor tente fazer a correspondência de propriedades da iMate sem levar em consideração nomes e listas correspondentes.

Abra um arquivo de montagem que contenha um ou mais componentes com iMates.

Na faixa de opções, clique na guia Montagem painel Componente Inserir. Navegue para um componente com uma ou mais restrições iMate definidas e, em seguida, selecione-o.

Na caixa de diálogo, há duas opções para inserir componentes com iMates. Um método a ser utilizado é selecionar Inserir interativamente com iMates e então clicar em Abrir. O componente é inserido e coincidido com uma iMate correspondente. O comando não pára e é possível continuar inserindo vários exemplares usando as várias opções do menu de contexto. Um símbolo iMate para cada correspondência de sucesso é mostrado no navegador.

Um outro método é selecionar Gerar automaticamente iMates no local e a seguir, clicar em Abrir. O componente é inserido, todas as soluções de iMate possíveis são aplicadas e o comando é finalizado. Um símbolo iMate para cada correspondência de sucesso é mostrado no navegador.

Observação: Se o componente que está sendo inserido não for resolvido automaticamente, o componente selecionado será inserido na janela de desenho anexado ao cursor. Clique para inserir, clique no botão direito e então, selecione Concluído.

Repita para selecionar e inserir componentes adicionais com iMates definidas. Na caixa de diálogo Abrir, assegure-se que todas as vezes as opções Inserir interativamente com iMates ou Gerar iMates no local automaticamente sejam selecionadas.

Dica: Ao inserir componentes com iMates automaticamente, é possível inserir as peças fora da área de visualização atual. Para definir o comportamento da janela padrão como aproximado na peça inserida automaticamente, use as opções do aplicativo da montagem.

Visualização de soluções de iMate durante a inserção

Quando inserir um componente com iMates, utilize o modo de visualização para percorrer ciclicamente as diferentes iMates do componente, bem como as do componente de destino. É possível acatar ou descartar soluções conforme necessário.

Quando o componente é visualizado pela primeira vez, este é transparente, para indicar que ainda não foi inserido na montagem. Aceite o resultado iMate para inserir o componente. Se o componente possuir várias definições de iMates, este perderá sua transparência após o primeiro resultado de iMate for aceito. Isto não significa que todas as definições de iMate no componente coincidam.

  1. Abra um arquivo de montagem que contenha um ou mais componentes com iMates.
  2. Na faixa de opções, clique na guia Montagem painel Componente Inserir. Navegue para um componente com uma ou mais restrições iMate definidas e, em seguida, selecione-o. Na caixa de diálogo Abrir, selecione a opção Inserir interativamente com iMates ou Gerar automaticamente iMates no local e então, clique em Abrir.
  3. Ao inserir um componente com iMates, clique no mouse para aceitar o par de iMate visualizado na janela de desenho.
    • Se não for possível encontrar nenhuma correspondência adicional, o componente é inserido e o próximo exemplar do componente é visualizado.
    • Se coincidências adicionais forem encontradas, o componente é restringido com a correspondência aceita e visualizar a próxima correspondência.
  4. Pressione Enter ou clique no botão direito do mouse e selecione Concluído para inserir o componente com a iMate selecionada.

Estão disponíveis opções adicionais para resolver iMates durante o posicionamento. Use a tecla de atalho ou clique no botão direito para selecionar no menu de contexto:

Teclas de atalho e Opções do menu de contexto

Ctrl+I

A opção Usar iMates é ativada e desativada. Se as iMates forem correspondentes, descarte todas as iMates coincidentes e retorne ao comando normal Inserir componente.

Inserir todas as iMates correspondentes aceita qualquer correspondência já aceita e gera correspondências para as definições de iMates de componentes restantes e insere o componente. O próximo exemplar de componente é então visualizado.

Barra de espaço

Ignorar resultados de iMates restantes usa qualquer correspondência aceita e insere o componente sem avaliar outras soluções. O próximo componente é então visualizado.

CTRL + Enter

Gerar resultados de iMates restantes usa qualquer correspondência aceita e gera outras soluções. O próximo componente é então visualizado.

Reiniciar descarta qualquer correspondência de iMate aceita e reinicia o processo de correspondência de iMates.

teclas seta Direita/Esquerda

iMate de montagem próxima ou anterior circula para frente e para trás através das iMates nas montagens. Os componentes inseridos são visualizados na nova localização cada vez que um dos elementos é selecionado.

teclas seta Acima/Abaixo

iMate do componente seguinte ou anterior circula para frente e para trás através das iMates no componente inserido. O componente é visualizado na sua nova orientação sempre que um dos itens é selecionado.

CTRL + teclas de seta para direita/esquerda

iMate da montagem da instância seguinte ou anterior salta para a instância seguinte ou anterior, no caso de montagem com várias instâncias.

Inserção de vários componentes com iMates

É possível inserir vários exemplares de um componente ao selecionar a opção Inserir interativamente com iMates na caixa de diálogo Abrir. É possível inserir um exemplar de cada vez ou continuar inserindo iMates enquanto houver iMates coincidentes na montagem.

  1. Abra um arquivo de montagem que contenha um ou mais componentes com iMates.

  2. Na faixa de opções, clique na guia Montagem painel Componente Inserir. Navegue para um componente com uma ou mais restrições iMate definidas e, em seguida, selecione-o.

  3. Na caixa de diálogo Abrir, selecione Inserir interativamente com iMates e então clique em Abrir.

  4. Na janela de desenho, clique para inserir o componente.

  5. Para inserir exemplares adicionais, faça o seguinte:

    • Continue a clicar para inserir exemplares adicionais. Cada exemplar é igualado a uma iMate correspondente até que clique no botão direito e selecione Concluído.

    • Clique no botão direito e selecione Inserir em todas as iMates coincidentes. Exemplares são adicionados e coincididos até que todas as iMates sejam satisfeitas.

      Para melhores resultados, planeje e crie antes todas as correspondências possíveis de iMate. A correspondência dos nomes da lista de correspondências é realizada antes da correspondência das propriedades da iMate. Para cada componente a ser coincidido, inclua os nomes correspondentes de cada metade do par correspondente. Por exemplo, o Componente A deve ser nomeado na lista de correspondências do Componente B; e o Componente B deve ser nomeado na lista de correspondências do Componente A.

Observação: Se você configurou os componentes para restringir completamente ao serem inseridos, pode resolver todas as iMates de uma só vez.
  1. Ao selecionar o componente, certifique-se de selecionar Gerar automaticamente iMates no local.
  2. Quando o componente é inserido, todas as soluções de iMate possíveis são aplicadas e o comando é finalizado.
  3. Se desativar a opção Inserir interativamente com iMates, ainda é possível resolver várias iMates. Quando o componente é inserido e a primeira iMate é visualizada, não clique para aceitar. Se não, clique na seta direita para visualizar a próxima iMate de montagem.
  4. Clique para aceitar a coincidência.
  5. Quando o próximo par de iMates é visualizado, clique no botão direito e selecione Gerar resultados de iMate remanescentes.

Coincida iMates utilizando o atalho Alt+arrastar

Ao selecionar um componente para coincidir iMates, todas as iMates não utilizadas nesse componente se tornarão visíveis. Uma vez que comece a arrastar uma iMate selecionada, os glifos de iMate para todas as iMates correspondentes se tornarão visíveis.

  1. Abra um arquivo de montagem.
  2. Na faixa de opções, clique na guia Montagem painel Componente Inserir para inserir um ou mais componentes com iMates definidas. Certifique-se que a opção Inserir interativamente com iMate ou Gerar automaticamente iMates no local não esteja selecionada.
  3. Selecione um componente contendo iMates a serem coincididas.
  4. Mantenha a tecla ALT pressionada, clique em um glifo de iMate e arraste-o sobre um glifo de iMate correspondente em outro componente. Quando começar a arrastar, será possível soltar a tecla Alt se desejado. Quando o segundo glifo de iMate for ressaltado e um som de snap indicar que os componentes estejam restringidos, clique para inserir.

Continue a selecionar e coincidir iMates conforme seja necessário.

Observação: Também é possível corresponder uma iMate à geometria usando o mesmo método.

Coincidir iMates com o comando Restringir

  1. Abra uma montagem que contenha peças a serem restringidas.
  2. Mantenha pressionada a tecla CTRL, clique nos componentes que contêm as definições de iMate que deseja corresponder, clique com o botão direito do mouse e selecione Visibilidade de glifo de iMate. São exibidos os glifos de iMate nos componentes selecionados.
  3. Na faixa de opções, clique na guia Montagem painel Posição Restringir .
  4. Clique num glifo de iMate num componente.
  5. Clique num glifo de iMate coincidente em outro componente e a seguir, clique em Aplicar.

Continue aplicando iMates conforme seja necessário, e a seguir, clique em Ok para fechar a caixa de diálogo.