As restrições de montagem excluem os graus de liberdade entre os componentes selecionados. Os componentes adaptativos podem ser alterados de tamanho e forma quando restrições são aplicadas.
Faixa de opções: guia Montagem painel Relações
Restringir
e clique na guia Montagem.
Especifica o tipo de restrição e exibe a solução utilizada para posicionar os componentes antes de aplicar a restrição. Altere o tipo de restrição e insira restrições quando a caixa de diálogo estiver aberta. Ao selecionar uma face, uma curva ou um ponto (incluindo o ponto central), aparecerá uma seta para exibir a direção padrão da solução. Clique nos ícones da caixa de diálogo para alterar a solução. Use os limites de restrição para definir as variações dos movimentos ou rotações permissíveis. É possível especificar valores máximos, mínimos e de posição de repouso para restrições na guia Montagem.
Uma restrição de Coincidência posiciona os componentes frente a frente ou lado a lado com as faces alinhadas. Exclui um grau de translação linear e dois graus de rotação angular entre as superfícies planas.
Posiciona as faces selecionadas perpendiculares em relação umas às outras, com faces coincidentes. Apoia os limites especificados pelo usuário e a posição de repouso.
Alinha os componentes um ao lado do outro com as faces niveladas. Posiciona as faces selecionadas, as curvas ou os pontos selecionados, de maneira que estejam alinhados com as superfícies padrões que apontam para a mesma direção. Apoia os limites especificados pelo usuário e a posição de repouso.
Reverte a direção de coincidência do primeiro componente selecionado para que as direções dos eixos sejam opostas.
Alinha os eixos dos componentes com a direção de coincidência do primeiro componente selecionado.
Cria uma restrição de eixo sem orientação usando o eixo mais próximo.
Posiciona as arestas ou as faces planas de dois componentes a um ângulo especificado para definir um ponto de giro. Exclui um grau de liberdade na rotação ou dois graus de rotação angular entre as superfícies planas.
A solução sempre aplica a regra da mão direita. Não apoia limites especificados pelo usuário e posição de repouso.
Permite qualquer orientação, resolvendo assim situações nas quais a orientação do componente é invertida durante uma simulação de restrição ou um arraste. Apoia os limites especificados pelo usuário e a posição de repouso.
Define explicitamente a direção do vetor do eixo Z (produto transversal), adicionando uma terceira opção ao processo de seleção. Reduz a tendência da restrição angular de ser alternada para uma solução alternativa durante uma simulação de restrição ou um arraste. Essa solução é a padrão. Apoia os limites especificados pelo usuário e a posição de repouso.
Provoca que as faces, os planos, os cilindros, as esferas e os cones entrem em contato no ponto de tangência. É possível que a tangência esteja no interior ou no exterior de uma curva, segundo a direção da normal de superfície selecionada. Uma restrição de tangência remove um grau de translação linear. Entre um cilindro e um plano, um grau de liberdade linear e um grau de liberdade de rotação são removidos.
Posiciona a primeira peça selecionada dentro da segunda peça selecionada no ponto de tangência. Apoia os limites especificados pelo usuário e a posição de repouso.
Posiciona a primeira peça selecionada fora da segunda peça selecionada no ponto de tangência. A tangência exterior é a solução padrão. Apoia os limites especificados pelo usuário e a posição de repouso.
Uma combinação de uma restrição de coincidência face a face entre faces planas e uma restrição de coincidência entre os eixos dos dois componentes. A restrição de Inserção coloca uma haste de parafuso em um furo. A haste é alinhada com o furo e a parte inferior da cabeça de parafuso coincide com a face plana. Continua aberto um grau de liberdade de rotação.
Reverte a direção de coincidência do primeiro componente selecionado. Apoia os limites especificados pelo usuário e a posição de repouso.
Reverte a direção de coincidência do segundo componente selecionado. Apoia os limites especificados pelo usuário e a posição de repouso.
Seleciona a geometria em dois componentes para restringi-los entre si. Podem ser especificadas uma ou várias curvas, planos ou pontos para definir como são ajustadas entre si as operações.
É possível ver a geometria à qual a restrição é aplicada. A barra de cor de cada botão de seleção é correspondente à cor da geometria selecionada.
Se cometer um erro e desejar selecionar uma geometria diferente, clique no comando de seleção adequado e volte a executar a seleção.
Seleciona curvas, planos ou pontos no primeiro componente. Para finalizar a primeira seleção, clique na Segunda seleção ou selecione a segunda face na janela de desenho. A visualização da primeira seleção tem a mesma cor que a barra de cor do botão de seleção na janela de desenho.
Seleciona curvas, planos ou pontos no segundo componente. A segunda seleção é visualizada na mesma cor da barra de cores do botão de seleção na janela de desenho.
Seleção única Seleção múltipla Disponível somente para restrições de coincidência.
Disponível para a restrição angular de vetor de referência explícito. Seleciona uma face, uma aresta linear, um plano de trabalho ou um eixo de trabalho. A visualização da terceira seleção tem a mesma cor que a barra de cor do botão de seleção na janela de desenho.
Limita a geometria que pode ser selecionada a um único componente. Utilize esta opção quando os componentes estiverem muito próximos ou quando um deles ocultar parcialmente a outro. Desative a caixa de seleção para restaurar o modo de seleção.
Especifica a distância de deslocamento entre os componentes restringidos.
Utilize esta opção para inserir um valor igual à distância ou ao ângulo existente na montagem, mas quando desconhece o deslocamento ou ângulo. Clique na seta abaixo para medir o ângulo ou a distância entre os componentes, exibir as cotas do componente selecionado ou inserir um valor usado recentemente.
Especifique valores positivos ou negativos. O valor padrão é zero. O primeiro componente selecionado determina a direção positiva. Insira um número negativo para reverter o deslocamento ou a direção do ângulo.
Marque esta caixa se desejar suprimir restrições. Quando você seleciona essa opção, a visualização é desativada.
Exibe o efeito que tem a restrição sobre a geometria selecionada. Após as duas seleções, os objetos sub-restritos serão movidos automaticamente para as posições restringidas. A configuração padrão é de ativado. Desative a caixa de seleção para desativar a visualização.
Se algum dos componentes for adaptativo, as restrições não poderão ser visualizadas.
Se a caixa Deslocamento está vazia, são inseridos o deslocamento e a orientação de restrições de coincidência, alinhamento e ângulo. A configuração padrão está ativada. Desative a caixa de seleção para definir a orientação e o deslocamento manualmente.
Para uma restrição angular, com a caixa de seleção Deslocamento vazia, é medido o ângulo e aplicado automaticamente.
Define o nome da restrição e as opções para os limites de restrição de montagem.
Cria um nome único para a restrição no navegador. É possível inserir um nome ou deixar em branco e um nome padrão será automaticamente criado.
Define o valor de deslocamento como a posição padrão de uma restrição com limites. Por exemplo, uma restrição com um valor máximo de 50-mm, um mínimo de 0-mm e um deslocamento de 25-mm assume a posição de 25-mm após um arraste. Marque a caixa de seleção para ativar. Desative a caixa de seleção para desativar.
Define a extensão máxima do movimento de restrição. Marque a caixa de seleção para ativar. Desative a caixa de seleção para desativar. O valor designado é retido quando a marca de seleção da caixa de seleção é apagada.
Define a extensão mínima do movimento de restrição. Marque a caixa de seleção para ativar. Desative a caixa de seleção para desativar. O valor designado é retido quando a marca de seleção da caixa de seleção é apagada.