Para o gerenciamento de arquivos em um ambiente compartilhado, recomendamos projetos do tipo Autodesk Vault, em vez dos projetos herdados Novo projeto principal semi-isolado, Espaço de trabalho semi-isolado ou Compartilhado.
Projetistas individuais que não compartilham arquivos devem criar projetos de usuário único.
O projeto de usuário único é o tipo de projetos padrão. Para esse tipo de projeto, recomendamos que você crie o local do espaço de trabalho em seu computador. O arquivo de projeto (.ipj) é armazenado no espaço de trabalho.
Todos os arquivos de projeto e suas subpastas estão localizados em uma pasta do espaço de trabalho, exceto para os arquivos de referência de qualquer número de bibliotecas. É possível criar e editar arquivos no espaço de trabalho. Não é necessário fazer o check-in ou check-out dos arquivos para os editar.
O navegador de status do arquivo não está disponível, já que você á única pessoa com acesso aos arquivos.
Nos projetos do Vault, os arquivos são salvos em um Vault e nunca são acessados diretamente. O Vault mantém o histórico de versões e outros atributos de arquivos.
O software Autodesk Vault é necessário para poder utilizar o projeto do Vault. Primeiro instale o Autodesk Vault e, a seguir, crie um projeto do Vault antes de começar a trabalhar em quaisquer arquivos de modelo.
Os projetos do Vault apresentam as seguintes características:
Um projeto de Vault tem um espaço de trabalho e uma ou mais bibliotecas.
Não é possível visualizar ou trabalhar diretamente na versão armazenada de um arquivo.
Cada projetista faz o check-out de arquivos para visualizar e editar. Depois de efetuado o check-out, os arquivos são copiados para um espaço de trabalho definido pelo projeto pessoal. Ao fazer o check-in de arquivos editados, eles ficam disponíveis para outros membros da equipe.
É possível atualizar os arquivos em seu espaço de trabalho para obter as versões mais recentes dos arquivos que outros projetistas alteram e fazem check-in.
O Autodesk Vault mantém cópias de todas as versões de arquivos de dados cujo check-in foi feito anteriormente. Mantém um banco de dados para armazenar as adições sobre o histórico de edição e as propriedades e dependências dos arquivos.
Para evitar que ocorram problemas de resolução de arquivos, os projetos usam caminhos relativos à localização do arquivo de projeto (como .\ ou .\workspace), em vez de caminhos absolutos.
Você pode configurar consultas sobre propriedades de arquivos, fazer o rastreamento de referências de arquivos e recuperar configurações anteriores.
Caminhos de pesquisa de grupo de trabalho não estão disponíveis. Consolide todas as pastas do projeto em um único caminho de pesquisa do espaço de trabalho. O espaço de trabalho é a pasta local atribuída à pasta correspondente no vault. O espaço de trabalho pode ser uma única pasta, ou pode incluir uma hierarquia de subpastas para ajudar a organizar o projeto.
Os projetos do Vault não permitem o uso de um Caminho incluído. Se possível, não utilize um caminho incluído. Utilize o Vault para gerenciar arquivos.
Os projetos do Vault oferecem consultas de bancos de dados, acesso a configurações anteriores e outros utilitários.
Principal semi-isolado, Espaço de trabalho semi-isolado e Compartilhado são projetos herdados Por padrão, esses tipos de projeto não estão disponíveis no Assistente de projetos. Para o gerenciamento de projetos de vários usuários, recomendamos que você utilize os projetos Autodesk Vault Basic, em vez de projetos herdados. Se precisar de tipos de projeto herdado, você deverá ativá-los primeiro. Para isso, clique na guia Ferramentas painel Opções
Opções do aplicativo
guia Geral e selecione Ativar a criação de tipos de projeto herdado.
Para evitar problemas de resolução de arquivos, os projetos utilizam caminhos relativos em vez de caminhos absolutos. Dessa forma, os caminhos ficam relativos à localização do arquivo de projeto (o grupo de trabalho para o projeto principal; o espaço de trabalho para projetos pessoais).
Depois de abrir um arquivo, no navegador, você poderá ver o status de todos os arquivos salvos no projeto e efetuar o check-in e o check-out de arquivos. Após fazer o check-in dos arquivos editados, outros projetistas podem atualizá-los para ver as alterações.
Projeto principal semi-isolado e espaço de trabalho semi-isolado. Em um ambiente semi-isolado, armazene arquivos compartilhados na rede em um grupo de trabalho. Um projeto principal semi-isolado especifica o grupo de trabalho para os arquivos compartilhados e uma ou mais bibliotecas. Cada membro da equipe de projeto cria um projeto pessoal (Espaço de trabalho semi-isolado) para definir onde serão criados e serão editados os arquivos que dão entrada no grupo de trabalho compartilhado. Em cada projeto pessoal é incluído um caminho para o projeto principal que proporciona acesso automático às localizações e bibliotecas compartilhadas.
Os projetistas fazem o check-out dos arquivos do grupo de trabalho compartilhado por toda a equipe do projeto. O arquivo é copiado automaticamente em um espaço de trabalho pessoal (especificado no projeto pessoal) para edição.
Com projetos principal semi-isolado, você referencia os componentes que não estão no espaço de trabalho pessoal a partir dos locais de rede.
Projeto compartilhado. Os projetos compartilhados são adequados para grupos de projeto pequenos com tarefas bem definidas. Um projeto comum define caminhos de pesquisa e bibliotecas de grupos de trabalho. Para obter os melhores resultados, não especifique qualquer outro tipo de caminho de pesquisa.
Em um ambiente compartilhado, armazene arquivos compartilhados na rede em um grupo de trabalho acessado por todos os projetistas. Todos os membros da equipe utilizam o mesmo projeto e efetuam check-in e check-out nos arquivos do grupo de trabalho para sua edição. Nenhum espaço de trabalho é definido.
Os projetistas trabalham nos arquivos "ao vivo", ao invés de copiar os arquivos para um espaço de trabalho pessoal. O compartilhamento de arquivos requer que todos os usuários atualizem suas montagens para ver as versões mais recentes dos arquivos.