Criação de uma ferramenta de puncionamento

Novidades: 2026

As ferramentas de puncionamento são iFeatures criadas especificamente para perfurar ou deformar faces de chapa de metal. Os esboços de iFeature da ferramenta de puncionamento têm um requisito de criação específico que os separa dos iFeatures padrão.

Criação de um novo recurso de ferramenta de puncionamento, sem usar um recurso preexistente

  1. Em uma face plana sólida sem outros recursos, crie um novo esboço. Este esboço é denominado esboço de colocação de puncionamento.

  2. Exclua o ponto central do esboço. Isso é importante, pois os iFeatures da ferramenta de puncionamento podem ter apenas um ponto central, usado para posicionar a iFeature.

  3. Usando a geometria do esboço, defina a forma de puncionamento.

  4. Adicione um ponto central na localização que você deseja utilizar para inserir a iFeature. Isso é chamado de ponto de colocação.

  5. Clique em Concluir esboço Concluir esboço.

  6. Use a ferramenta de criação de recurso desejada, como corte de extrusão, relevo etc., para criar a operação.

    Observação: É possível definir representações de esboço alternativas que o Inventor exibe para representar a ferramenta de puncionamento ao visualizar a peça de chapa de metal como um padrão plano.
  7. Continue com Criação de uma iFeature de ferramenta de puncionamento abaixo.

Uso de um recurso preexistente para criar uma operação de ferramenta de puncionamento

  1. Inicie uma nova peça.
  2. Abra a peça que contém a operação que você deseja ter como iFeature de ferramenta de puncionamento.
  3. Copie a operação da peça existente e cole-a na nova peça. Esta etapa impede que a operação preexistente seja modificada.
  4. Edite o esboço da operação e elimine os pontos centrais extras diferentes do que será utilizado como ponto de colocação. Se não existir nenhum ponto central, adicione um na localização do ponto de colocação.
  5. Clique em Concluir esboço para sair do ambiente de esboço e atualizar a operação.
  6. Continue com Criação de uma iFeature de ferramenta de puncionamento abaixo.

Criação de uma iFeature de ferramenta de puncionamento

  1. No navegador de modelo, selecione a operação que você acabou de criar.

    Observação: Você pode usar recursos existentes para iFeatures. Se você fizer isso, lembre-se de que as ferramentas de puncionamento válidas podem ter apenas um ponto central no esboço de colocação de puncionamento.
  2. Na faixa de opções, clique na guia Gerenciar painel Autor Extrair iFeature .

  3. Na caixa de diálogo Extrair iFeature, selecione a opção iFeature de puncionamento de ´chapa de metal.

    Se a mensagem de erro referente à marca central é exibida, há um problema com a quantidade de pontos centrais no esboço da operação, seja nenhum ou muitos. Resolva o problema e, em seguida, crie a iFeature de puncionamento.

  4. Um nome padrão é fornecido, clique com o botão direito do mouse no nome e clique em Renomear e insira o nome desejado. Não use espaços ou caracteres especiais no nome. O nome da operação é incluído no nome do parâmetro e, às vezes, em equações ao inserir a iFeature.

  5. No navegador de modelo, selecione um ou mais operações de esboço para extrair. Para extrair todas as operações de uma peça, selecione a operação base.

Essa seleção de operação base inclui quaisquer operações geometricamente dependentes. Para excluir operações, use a caixa de diálogo Extrair iFeature.

  1. Na lista Operação selecionada, clique duas vezes em qualquer parâmetro que você deseje tornar disponível para alterar ao inserir a iFeature. Ou, selecione um parâmetro e clique em Adicionar Adicionar para copiá-lo para a lista Parâmetros de tamanho. Adicione quantos parâmetros forem necessários para definir a iFeature quando ela for inserida. Utilize Remover Remover para excluir parâmetros da lista Parâmetros de tamanho.

  2. Opcionalmente, na lista Parâmetros de tamanho, clique em um campo para modificar o valor do parâmetro selecionado. Os parâmetros e o prompt são utilizados ao inserir a iFeature em um modelo.

    • Nome. Aparece no navegador quando você insere a iFeature.
    • Valor. O valor atual é o padrão. O parâmetro Limite restringe o novo valor.
    • Limite. Um menu suspenso que restringe as entradas na caixa Valor e tem três opções:
      • Nenhum. Não coloca restrições sobre o valor do parâmetro.
      • Faixa. Especifique os valores mínimo e máximo, incluídos os símbolos menor que, igual a e infinito. No campo Mínimo, os valores negativos permitem que a iFeature inserida altere a direção ou posição de profundidade de uma curva de esboço em relação a uma aresta.
      • Lista. Exibe os valores que você cola da Área de transferência ou insere.
    • Prompt. Insira o prompt de texto que será exibido quando a iFeature for inserida em uma peça.
  3. Opcionalmente, na lista Geometria de posição, modifique o nome ou o prompt usado para a geometria.

  4. No grupo Manufatura, clique no campo ID do puncionamento para especificar o ID do puncionamento, se necessário.

  5. Opcionalmente, para Profundidade, insira um valor personalizado, se necessário. Isso deve ser definido depois de outros parâmetros de tamanho.

  6. Se estiver usando uma representação simplificada, clique em Selecionar esboço e, no navegador de modelo, expanda o nó iFeature e selecione o esboço usado para definir a iFeature. Ou clique em qualquer esboço não consumido com uma única marca de centro não consumida definida, que tenha sido criado para simplificar a operação de puncionamento no padrão plano.

    Observação: Se você tentar salvar uma iFeature de puncionamento de chapa de metal sem uma marca de centro, uma mensagem de erro aconselha você a editar o esboço para adicionar a marca de centro.
  7. Se a iFeature for desdobrada para o padrão plano, selecione a opção Desdobrar no padrão plano.

  8. Clique em Salvar.

  9. Na caixa de diálogo Salvar como, a localização padrão da pasta é o caminho do catálogo instalado. Para salvar em outro lugar, navegue até a pasta desejada e salve o arquivo para uso com o comando Ferramenta de puncionamento.