É possível definir um novo
sistema de coordenadas global
com base em seus próprios dados ou utilizar um sistema de coordenadas predefinido como uma base para criar o seu própria. Você pode começar por definir uma nova referência ou um elpisóide, ou usar os elementos existentes na definição do seu sistema de coordenadas.
Ao definir um sistema de coordenadas, você especifica alguns ou todos os seguintes parâmetros:
-
Projeção de mapa:
utilizado para converter pontos de latitude e longitude para coordenadas Cartesianas.
Dependendo da projeção utilizada para definir um sistema de coordenadas personalizado, você precisará fornecer algumas informações. Por exemplo, se você utilizar a projeção Mercator transversal, é necessário especificar um valor de longitude chamado meridiano central. Para todas as projeções, você deve especificar um dos seguintes:
-
referência
: o ponto de referência, linha ou superfície para o mapeamento.
-
elipsoide
: a superfície geométrica cujas seções do plano são todas os círculos ou elipses.
- Sistema de coordenadas geográficas: um sistema de coordenadas que utiliza uma esfera tridimensional para definir localizações na terra. Ele inclui uma unidade de medida angular, um meridiano principal e uma referência (com base em um elpisóide). As localizações são referenciadas por valores de longitude e latitude. Você pode igualar os valores de longitude com o eixo X e os valores de latitude com o eixo Y.
A longitude e a latitude não são unidades uniformes de medida, exceto ao longo do equador. Acima e abaixo do equador, os círculos definindo os paralelos da latitude se tornam gradualmente menores até que eles se tornam um único ponto nos polos Norte e Sul onde os meridianos convergem e a distância representada por um grau de longitude diminui para zero.
- Sistema de coordenadas de projeção: um sistema de coordenadas definido em uma superfície bidimensional. Diferentemente de um sistema de coordenadas geográficas, um sistema de coordenadas de projeção tem comprimentos constantes, ângulos e áreas entre as duas dimensões.
As localizações são identificadas por coordenadas x, y em uma malha com a origem no centro da malha. Cada local tem dois valores (coordenadas x, y) relativos à origem: esses especificam sua posição horizontal e vertical. As coordenadas na origem são x = 0, y = 0. Você pode igualar os valores de longitude com o eixo X e os valores de latitude com o eixo Y.
- Escala: mapas de papel devem dimensionar a área mapeada para baixo para caber em um pedaço de papel. Sistemas GIS não estão limitados a um tamanho de página. Os sistemas de coordenadas GIS normalmente utilizam uma escala de um, o que permite que você trabalhe em unidades do mundo real. Comprimento e cálculos de área produzem resultados do mundo real nas unidades especificadas.
- Projeção origem: a origem de coordenadas retangulares para um mapa de projeção. Por exemplo, a origem da longitude de uma projeção cônica é a linha da longitude que seja reta e perfeitamente vertical. Este valor de longitude pode ser convertido para uma coordenada X de zero, e normalmente é especificado como o centro do mapa. A latitude da origem de projeção é geralmente o próximo número que é ao sul da extensão mais meridional da região para mapear.
- Falso: quando o meridiano central divide a região do mapeamento. Metade das coordenadas X são valores negativos. Um deslocamento denominado como uma origem falsa pode ser adicionado a todas as coordenadas para torná-las positivas. A coordenada X deste deslocamento é denominada como a falsa origem leste. A coordenada Y deste deslocamento é denominado como falsa origem ordenada.
- Fator de redução de escala — para produzir a menor distância possível entre a superfície de projeção e qualquer ponto na região que está mapeando, você deve especificar um fator de redução de escala. Isto é especialmente importante quando estiver mapeamento grande regiões.
- Quadrante: uma das quatro regiões definidas pelos eixos de um sistema de coordenadas Cartesianas. Os quadrantes são numerados no sentido anti-horário, de um a quatro. A numeração começa com o quadrante na qual as coordenadas e Y são positivas (normalmente, o quadrante superior direito).
- Parâmetros de faixa úteis: os valores mínimo e máximo de latitude e longitude para que um sistema de coordenadas seja considerado válido.