Para executar um traço do caminho mais curto

Com o uso de uma topologia de rede, que é composta de objetos de desenho e seus dados de relação, é possível calcular o caminho mais curto em um desenho ou determinar a rota ótima com base nos valores de resistência e direção. Este processo é conhecido como análise do traço do caminho mais curto.

Para executar um traço do caminho mais curto

  1. Verifique se você dispõe de uma topologia de rede disponível e ela está carregada.
  2. No Navegador de mapas, em Desenho atual, clique com o botão direito do mouse em uma topologia de rede AnáliseAnálise da rede.
  3. Na caixa de diálogo Análise da topologia da rede - Selecionar o método, clique em Caminho mais curto. Clique em Avançar.
  4. Na caixa de diálogo Análise da topologia da rede - Escolher localizações, clique em Ponto inicial e, a seguir, clique em (Selecionar ponto) para selecionar o ponto inicial no mapa. Pressione Enter para voltar para a caixa de diálogo.

    O Conjunto de ferramentas do AutoCAD Map 3D utiliza o nó mais próximo ao que você escolheu como ponto inicial. As coordenadas do ponto são exibidas na lista.

  5. Clique em Ponto final. Para selecionar o ponto final, clique em (Selecionar ponto). Pressione Enter para voltar para a caixa de diálogo.

    O Conjunto de ferramentas do AutoCAD Map 3D utiliza o nó mais próximo ao que você escolheu como ponto final.

  6. Revise os pontos inicial e final que você especificou. As coordenadas dos pontos são exibidas na lista.
    • Para verificar a localização de um ponto no mapa, realce as coordenadas na lista. Clique em Visualizar.
    • Para excluir um ponto para que você possa definir um novo, realce as coordenadas na lista. Clique em Excluir.
  7. Clique em Avançar.
  8. Na caixa de diálogo Análise da topologia da rede - Resistência e direção, selecione os limites para incluir no traço. Para a resistência e a direção, é possível inserir uma constante ou uma expressão que faz referência à um campo de dados de objeto ou à coluna do banco de dados externos vinculado. A expressão será avaliada para cada vínculo. Clique em (Avaliador da expressão) para selecionar dados em uma lista.
    • Direção do vínculo — especifique uma direção para o traço. Se você deixar a caixa em branco, bidirecional (0) é utilizado.
    • Reverter: selecione esta opção para usar o reverso da direção indicada na caixa Direção do vínculo.
    • Resistência direta de vínculo: especifique a resistência para o percurso na direção em que um vínculo foi criado. Se você deixar a caixa em branco, o comprimento da linha (.LENGTH) é usado.
    • Resistência reversa do vínculo: especifique a resistência na direção oposta ao longo de um vínculo. Se você deixar a caixa em branco, o comprimento da linha (.LENGTH) é usado.
    • Resistência do nó: especifique a resistência para cruzar o nó, por exemplo, a resistência para uma válvula em uma rede de tubulação ou uma junção em uma rede de estradas. Se você deixar a caixa em branco, zero (0) é utilizado.
    • Resistência máxima e Resistência mínima: qualquer caminho que tenha uma resistência total abaixo do mínimo ou acimado máximo é ignorado.
  9. Clique em Avançar.
  10. Na caixa de diálogo Análise da topologia da rede - Saída, indique se você deseja ou não visualizar os resultados do traço na tela e se deseja salvar os resultados do traço como uma nova topologia.
    • Para visualizar o traço do caminho mais curto na tela, selecione Realçar. Escolha uma cor de realce na lista Cores.
    • Para salvar o traço do caminho mais como uma nova topologia, selecione Criar a topologia. Insira um nome e uma descrição para a nova topologia. A nova topologia será criada nos objetos existentes.
  11. Clique em Concluir para executar o traço do caminho mais curto.