É possível definir um novo sistema de coordenadas global com base em seus próprios dados ou utilizar um sistema de coordenadas predefinido como uma base para criar o seu própria. Você pode começar por definir uma nova referência ou um elpisóide, ou usar os elementos existentes na definição do seu sistema de coordenadas.
Nota: Se você criar um sistema de coordenadas ao duplicar e editar um sistema existente na Biblioteca de sistema de coordenadas, verá uma caixa de diálogo com conjuntos de opções listadas à esquerda. Clique em cada uma delas para ver as opções relacionadas. Ao selecionar Criar o sistema de coordenadas ou Criar definição do sistema de coordenadas na guia Configuração de mapa, você verá um assistente. O assistente exibe conjuntos de opções em diferentes páginas: clique em Seguinte para ver o próximo conjunto de opções. As opções são aproximadamente as mesmas para todas estas situações, mas o assistente tem algumas opções adicionais no início.
Especifique o ponto inicial
Se estiver usando o assistente, especifique se deseja iniciar definindo (ou modificando) um sistema de coordenadas ou definindo ou editando primeiro um elpisóide ou uma referência. Se você estiver editando uma cópia de um sistema de coordenadas existente, você não têm esta opção.
- Iniciar com um sistema de coordenadas
- Crie um sistema de coordenadas a partir do zero ou modifique uma existente.
- Iniciar com uma referência
- Crie uma referência a partir do zero ou modifique uma existente. Quando terminar, é possível criar um elpisóide ou mover para criar o sistema de coordenadas. Consulte Caixa de diálogo Criar referência.
- Iniciar com um elipsoide
- Crie um elpisóide a partir do zero ou modifique um existente. Ao terminar, é possível mover para criar o sistema de coordenadas. Consulte Caixa de diálogo Criar um elpisóide.
Especificar o sistema de coordenadas
Nesta página do assistente, especifique se deseja criar um sistema de coordenadas a partir do zero ou modificar uma existente. Se você estiver editando uma cópia de um sistema de coordenadas existente, você não têm esta opção.
- Criar um novo sistema de coordenadas
- Ao selecionar esta opção, especifique o Tipo de sistema de coordenadas. Escolha entre os seguintes:
- Projetado: um sistema de coordenadas definido em uma superfície 2D. Diferente de um sistema de coordenadas geográficas, um sistema de coordenadas de projeção tem comprimentos constantes, ângulos e áreas entre as duas dimensões. Este tipo de sistema de coordenadas utiliza unidades lineares, como metros e pés.
- Geográfico: Um sistema de coordenadas que utiliza uma esfera tridimensional para definir localizações na terra. Ele inclui uma unidade de medida angular, um meridiano principal e uma referência (com base em um elpisóide). Este tipo de sistema de coordenadas utiliza unidades angulares, como graus, radianos e grados.
- Arbitrária: um sistema de coordenadas não da terra (NERTH). Nenhum elpisóide ou referência é necessário.
- Criar um novo sistema de coordenadas a partir de um sistema de coordenadas existente
- Se você estiver usando um sistema de coordenadas existente, especifique o sistema de coordenadas que será a base de um novo.
Criar/modificar sistema de coordenadas
É necessário especificar um código e uma descrição para o sistema de coordenadas. O campos restantes são pré-preenchidos se estiver baseando o sistema de coordenadas em um sistema existente. É possível usar os valores pré-preenchidos ou especificar novos valores.
- Código
- Especifica um código único para o sistema de coordenadas.
- Descrição
-
Especifica uma descrição do sistema de coordenadas.
- Origem
- Insira a origem de dados a partir dos quais os valores para o sistema de coordenadas foram extraídos.
- Unidade
- Selecione as unidades a utilizar para o sistema de coordenadas.
- Categorias
-
Selecione a categoria (ou categorias) no qual o sistema de coordenadas irá aparecer. Clique no nome de categoria na lista à esquerda e clique em Adicionar para movê-la para a lista à direita. O Conjunto de ferramentas do AutoCAD Map 3D exibe as categorias na Biblioteca de sistemas de coordenadas.
- Referenciado para
- Selecione um dos seguintes:
Especificar a projeção
- Projeção
- Selecione uma projeção. Se você não especificar um elpisóide ou referência, as únicas opções de Projeção disponíveis são Não da terra e Não da terra com escala e rotação. Origem da projeção, Origem falsa e Redução de escala não são necessários para estes tipos de projeção.
Parâmetros
A projeção escolhida determina quantos parâmetros de projeção você deve inserir e as unidades que podem ser utilizadas. Os campos exatos variam de acordo com a projeção selecionada. Qualquer um dos seguintes tipos de parâmetros podem ser incluídos:
- Paralelos padrão
- Especifique as paralelas padrão norte e sul para esta projeção. As paralelas padrão são usadas em projeções cônicas para definir as linhas de latitude em que a escala é 1.0. Para uma projeção cônica em conformidade com Lambert com uma paralela padrão, o primeiro padrão paralelo define a origem da coordenada Y. A paralela central define a origem da coordenada Y.
- Meridiano central
- A origem da coordenada x.
- Número da Zona UTM
-
O sistema Mercator transversal universal divide a Terra em uma grade de zonas não sobrepostas regular, cada 8 por 6 graus. A projeção do Mercator transverso é definida entre 80 graus sul e 84 graus norte. Além desses limites, a projeção Estereográfica Polar Universal (UPS) se aplica. Além do identificador de zona na forma de um número seguido por uma letra (por exemplo, 28G), cada Zona UTM tem um norte falso e um leste falso, que são constantes:
- Leste falso (todas as zonas): 500.000 m
- Norte falso (todas as zonas no hemisfério Norte): 0 m
- Norte falso (todas as zonas no hemisfério Sul): 1.000.000 m
- Origem da projeção
- Especifique a origem das coordenadas retangulares para esta projeção de mapa. A longitude de origem define a origem das coordenadas x. Por exemplo, a origem da longitude de uma projeção cônica é a linha da longitude que seja reta e perfeitamente vertical. Este valor de longitude pode ser convertido para uma coordenada X de zero, e normalmente é especificado como o centro do mapa. O meridiano central e a longitude de parâmetros de origem são sinônimos.
A latitude de origem define a origem das coordenadas Y. Este parâmetro não pode ser localizado no centro da projeção. Em particular, para projeções cônicas, este é normalmente o próximo número que é sul da extensão mais ao sul da região a mapear. Naquela instância, não é necessário definir um parâmetro de norte falso para garantir que todas as coordenadas Y sejam positivas.
- Origem falsa
- Quando o meridiano central divide a região de mapeamento, metade das coordenadas X são valores negativos. Um deslocamento denominado como uma origem falsa pode ser adicionado a todas as coordenadas para torná-las positivas. A coordenada X deste deslocamento é denominada como a falsa origem leste. A coordenada Y deste deslocamento é denominado como falsa origem ordenada. Este parâmetro é opcional.
- Redução de escala
- Para produzir a menor distância possível entre a superfície de projeção e qualquer ponto na região que está sendo mapeada, deve-se especificar uma escala de fator de redução. Isto é especialmente importante quando estiver mapeamento grande regiões. Este parâmetro é opcional.
Especificar parâmetros comuns
Em alguns casos, estes parâmetros não irão aparecer.
- Escala
- Especifique a escala de papel para o sistema de coordenadas. Para a maioria dos sistemas GIS, este é 1 porque os mapas virtuais não são limitados ao tamanho do papel.
- Quadrante
- Especifique os quadrantes nos quais as coordenadas X e Y são positivas (geralmente Leste ou Norte).
- Faixa útil
- Especifique os valores mínimo e máximo de latitude e longitude para que o sistema de coordenadas seja considerado válido.
- Valores mínimos da coordenada não zero
- Insira os valores X, Y mínimos encontrados em quadrantes positivos.
Rever o sistema de coordenadas
Se estiver usando o assistente, reveja suas configurações. Para alterar qualquer um, clique no botão Editar próximo ao grupo de configurações. Quando as configurações estiverem corretas, clique em Concluir.